18/07/2017 às 10:09, atualizado em 18/07/2017 às 12:20

Conlurb abre credenciamento para eleger novos conselheiros

Entidades representativas de catadores, de moradores de Brasília e ONGs que atuem no setor de saneamento básico têm até 2 de agosto para se inscrever no processo

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Termina em 2 de agosto o prazo para que associações ou cooperativas de catadores, associações de moradores e organizações não governamentais (ONGs) demonstrem interesse em participar da eleição para o Conselho de Limpeza Urbana do Distrito Federal (Conlurb).

Serão eleitos seis representantes — dois de cada segmento — para um mandato de dois anos. O processo é organizado e coordenado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). As associações ou cooperativas devem ser de Brasília, e as ONGs, além desse requisito, precisam atuar no setor de saneamento básico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Criado pela Lei nº 660, de 27 de janeiro de 1994, o Conlurb é um colegiado de natureza consultiva. Apesar de existir há mais de 20 anos, foi instituído pela primeira vez em 2015. Compõem o grupo 44 integrantes da sociedade civil e do governo, entre titulares e suplentes, que têm o mandato de dois anos.

“A participação dos representantes de moradores, de catadores, da sociedade civil tem trazido um grande benefício”, destaca a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos. Segundo ela, uma das contribuições mais significativas ocorre na elaboração dos Planos Distritais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Credenciamento deve ser feito no SLU

As entidades que desejam concorrer precisam se credenciar no SLU, com a apresentação dos documentos exigidos em envelope lacrado e devidamente identificado.

Ele deve ser entregue no protocolo da sede da autarquia (Setor Comercial Sul, Quadra 8, Bloco B50, 6º andar, Edifício Venâncio 2000), de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

Entre as exigências está a comprovação de atuação no DF há, no mínimo, um ano.

Cada entidade deve informar um representante para o processo de seleção, com direito a voz e voto.

Após análise, será publicada no site do SLU, em até três dias úteis, a relação daquelas com registro deferido.

A eleição será em 11 de agosto, às 9h30, na sede da autarquia, seguida da apuração. As credenciadas poderão votar apenas nos candidatos que representem a própria categoria.

Inscrição de candidaturas para novos conselheiros do Conlurb

Até 2 de agosto (quarta-feira)

De segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas

Entrega da documentação no protocolo do SLU — Setor Comercial Sul, Quadra 8, Bloco B50, 6º andar, Edifício Venâncio 2000

 

Eleição e resultado

11 de agosto (sexta-feira)

Às 9h30

Na sede do SLU

Edição: Raquel Flores