26/07/2017 às 13:54, atualizado em 26/07/2017 às 15:10

Cidades Limpas inicia remoção de carcaças no Recanto das Emas

Os trabalhos começaram nesta quarta (26), na Quadra 400 da Área de Desenvolvimento Econômico. Cerca de 200 estruturas abandonadas em vias públicas foram mapeadas e previamente notificadas pela administração regional

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Começou nesta quarta-feira (26) o trabalho de remoção de carcaças de veículos das ruas do Recanto das Emas, por meio do programa Cidades Limpas. Os trabalhos foram iniciados na Quadra 400 da Área de Desenvolvimento Econômico da região.

Começou nesta quarta-feira (26) o trabalho de remoção de carcaças de veículos das ruas do Recanto das Emas, por meio do programa Cidades Limpas.

Começou nesta quarta-feira (26) o trabalho de remoção de carcaças de veículos das ruas do Recanto das Emas, por meio do programa Cidades Limpas. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Cerca de 200 estruturas abandonadas em vias públicas foram mapeadas e previamente notificadas pela administração regional.

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, acompanhou o início dos trabalhos e elencou alguns problemas que as carcaças podem ocasionar. “Um deles é o de segurança pública, já que meliantes utilizam os veículos abandonados para se esconder.”

“Tem um outro problema grave, que é o de saúde: a carcaça vira um depósito de lixo, de insetos, pode provocar o acúmulo de água e propiciar a proliferação do mosquito da dengue”, completou.

Além da remoção das sucatas, um terreno da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) ocupado irregularmente foi desobstruído pelas equipes na manhã de hoje.

Ação deve continuar pelos próximos dias

O recolhimento das carcaças vai continuar pelos próximos dias. A ação é coordenada pela Secretaria das Cidades e conta com o apoio de órgãos como o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a pasta, antes da remoção, os proprietários tiveram ao menos 10 dias para colocar as carcaças em local apropriado. As sucatas recolhidas pelas equipes do governo seguem para o pátio da Administração Regional do Recanto das Emas (Chácara 3, Avenida Vargem da Benção). Para reavê-las, é preciso regularizar a documentação dos veículos.

Até o momento, 128 veículos abandonados em vias públicas foram retirados dos locais em que o Cidades Limpas prestou esse serviço.

Programa Cidades Limpas fica na região até 4 de agosto

Iniciada na segunda-feira (24), a 19ª edição do programa Cidades Limpas ficará no Recanto das Emas até 4 de agosto. A região completa 24 anos nesta sexta (28).

Para promover uma melhoria imediata no ambiente urbano, estarão envolvidos na força-tarefa 308 trabalhadores de 15 órgãos públicos diferentes.

Entre as atividades programadas estão poda de árvores, capina e roçagem de áreas verdes, remoção de entulho de áreas públicas, tapa-buracos, recuperação de sinalização de trânsito, revitalização da iluminação pública e manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Edição: Paula Oliveira