12/08/2017 às 09:53, atualizado em 14/08/2017 às 09:41

Centros de iniciação desportiva treinam alunos do DF para Jogos Escolares da Juventude

Thais Tertuliano, que competirá em quatro modalidades de atletismo, vai representar Brasília na edição para jovens de 12 a 14 anos, em Curitiba (PR)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Estudante do ensino fundamental do período vespertino, Thais Tertuliano, de 13 anos, costumava jogar críquete pelas manhãs, até integrantes do programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) passarem na escola dela para convidar alunos para praticarem atletismo em 2015.

Thais Tertuliano, que competirá em quatro modalidades de atletismo, vai representar Brasília na edição para jovens de 12 a 14 anos, em Curitiba (PR).

Thais Tertuliano, que competirá em quatro modalidades de atletismo, vai representar Brasília na edição dos Jogos Escolares, em Curitiba (PR). Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Agora ela é um dos representantes de Brasília nos Jogos Escolares da Juventude na edição para competidores de 12 a 14 anos, que ocorrerá em Curitiba (PR) de 12 a 21 de setembro. A edição de 15 a 17 anos será no Distrito Federal de 16 a 25 de novembro.

“Acho que representar uma cidade é uma emoção muito grande. Fico um pouco nervosa, mas tenho que aproveitar as oportunidades que chegam”, falou a garota antes de um treino. Ela vai competir nas modalidades de corridas de 80 metros com obstáculos e de 800 metros, de arremesso de peso e de salto em altura.

Toda segunda, terça e quarta-feira, Thais treina das 7h30 às 10h30 na pista de atletismo montada diante do Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo, onde estuda em São Sebastião. O espaço foi inaugurado em junho de 2016 para atender a uma demanda dos jovens locais.

Com um ano de uso, a área está em processo de vistoria pela Administração Regional de São Sebastião para que obras de renovação sejam feitas por meio de convênio com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), que fornecerá a mão de obra.

Agora que vai concorrer nos jogos nacionais, o treino de Thais vai receber um incremento com práticas às terças e às quintas-feiras no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907/908 Sul.

Treinos são gratuitos e com duas opções de turno

Segundo o gerente de Educação Física e Desporto Escolar, da Secretaria de Educação, Luis Maurício Montenegro, responsável pela coordenação dos CIDs, o programa fornece treinamento esportivo com competência técnica para alunos da rede pública. “São vários polos espalhados por Brasília. Um para cada uma das 14 Coordenações Regionais de Ensino.”

Gratuitas, as aulas ocorrem nos períodos matutino e vespertino, para oferecer opções aos estudantes de qualquer um dos dois turnos, como no caso de Thais, que estuda à tarde. Os contatos de cada polo do CID podem ser encontrados no site do governo de Brasília.

Brasília poderá levar até 236 competidores para os Jogos Escolares da Juventude

Cada unidade da Federação poderá levar até 236 jovens para competir na edição de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude, entre modalidades individuais e coletivas. Para selecionar os da capital do País, a Secretaria de Educação promove os 57º Jogos Escolares do DF.

Iniciados em maio, eles foram divididos em etapas. Primeiro entre as regionais de ensino e depois a distrital. Para os alunos de 12 a 14 anos, a etapa regional foi de 15 a 30 de maio, enquanto para os de 15 a 17 anos, foi de 31 de julho a 10 de agosto.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com início em 2 de agosto para estudantes de 12 a 14 anos, a etapa distrital ainda não tem data para terminar. Mas o gerente Montenegro lembra que as inscrições para os Jogos Escolares da Juventude são no dia 29 deste mês, o que estabelece um limite para o fim das disputas.

Nas modalidades de atletismo, as provas foram em 5 e 6 de agosto. Por isso, Thais já sabe que irá com a comissão para Curitiba. Para os alunos de 15 a 17 anos, a etapa distrital está prevista para outubro, ainda sem data definida.

Edição: Marina Mercante