22/09/2017 às 14:57, atualizado em 25/09/2017 às 09:13

Novacap comemora 61 anos com homenagem a servidores

Governador Rodrigo Rollemberg compareceu à celebração do aniversário da empresa pública nesta sexta (22)

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Com homenagem aos servidores, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) comemorou os 61 anos nesta sexta-feira (22). A celebração, na sede da empresa pública (Setor de Áreas Públicas), contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O servidor da Novacap Paulo Amorim dos Reis recebeu uma homenagem por 35 anos de serviços prestados à empresa, das mãos do presidente da Novacap, Júlio Menegotto, do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg e do secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Manoel Coimbra.

O servidor da Novacap Paulo Amorim dos Reis recebeu homenagem por 35 anos de serviços prestados à empresa das mãos do presidente da Novacap, Júlio Menegotto, do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Manoel Coimbra. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Foram entregues 88 troféus para colaboradores que cumpriram 35 anos de serviço; 2 diplomas para quem completou 25 anos; e houve outras homenagens pela participação em campanhas solidárias, por exemplo.

Na solenidade, o governador participou da entrega dos prêmios e ressaltou que a história da empresa se confunde com a de Brasília: “Aonde a gente vai nesta cidade, qualquer lugar de Brasília, a Novacap está presente mudando a vida das pessoas”.

Rollemberg citou obras que são tocadas pela companhia no Distrito Federal, como as do Sol Nascente, em Ceilândia. “Aquele era considerado um dos lugares mais pobres do Brasil, e, agora, o trabalho da Novacap, com a Secretaria de Infraestrutura, está transformando a vida das pessoas com rede de esgoto, de águas pluviais e unidade básica de saúde.”

O governador mencionou ainda o Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina, inaugurado em setembro; as obras de infraestrutura no Buritizinho, que vão beneficiar cerca de 6 mil moradores; a revitalização do Balneário Veredinha, em Brazlândia; e a criação do Parque do Pioneiros Cláudio Sant’Anna — Deck Sul, à beira do Lago Paranoá.

O diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, destacou o cuidado da empresa com a cidade e aproveitou a cerimônia para expressar reconhecimento aos servidores. “Esse sucesso se deve aos 2,2 mil funcionários que se dedicam no dia a dia.”

Entre os homenageados estava o assistente administrativo Paulo Amorim dos Reis, de 54 anos, que ingressou na companhia como eletricista com 19 anos e se diz orgulhoso da importância dela para o DF: “Todos os dias vemos realizações da Novacap”.

História da Novacap

Novacap foi criada pela mesma lei que determinou a construção de Brasília, a latitude exata e o nome da nova capital, conforme o Artigo 2 da Lei nº 2.874, revogado em 1972.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com a revogação, a companhia ficou responsável por executar as obras e serviços de urbanização e de construção civil de interesse do Distrito Federal. Como empresa pública, funciona com 49% de ações da União e de 51% do governo local.

Na época da construção, a Novacap cumpria também papel social na vida dos operários. Além de fiscalizar os acampamentos e os alojamentos, administrava as farmácias, os atendimentos a tuberculose, os hospitais volantes e os transportes e chegou a fabricar tijolos para as casas dos funcionários e a coordenar casamento coletivo.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na comemoração dos 61 anos da Novacap.

Edição: Raquel Flores