21/10/2017 às 11:56, atualizado em 23/10/2017 às 09:52

Entrega de geladeiras mais eficientes beneficia 200 famílias no Gama

Governador participou de ação do Agente CEB na manhã deste sábado (21). Além dos eletrodomésticos, população recebeu 2 mil lâmpadas de LED e 70 aquecedores solares para chuveiro

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Como forma de reduzir o consumo de energia elétrica, 200 famílias do Gama receberam geladeiras na manhã deste sábado (21) por meio do programa Agente CEB. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da entrega, na Escola Classe 28 da região administrativa.

O presidente da CEB, Lener Silva Jayme, a deputada distrital Luzia de Paula, o governador Rollemberg, e o deputado federal Augusto Carvalho (SD), entregam geladeira para Alaídes Quintiliano Maciel, moradora do Gama de 67 anos. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O presidente da CEB, Lener Silva Jayme, a deputada distrital Luzia de Paula, o governador Rollemberg, e o deputado federal Augusto Carvalho (SD), entregam geladeira para Alaídes Quintiliano Maciel, moradora do Gama de 67 anos. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Com a substituição dos eletrodomésticos antigos por modelos novos, a economia chega a até 65% na conta mensal. “É uma geladeira de melhor qualidade, que vai trazer uma economia significativa no bolso do trabalhador”, defendeu Rollemberg.

Na ocasião, também foram entregues à população 2 mil lâmpadas de LED e 70 aquecedores por sistema solar para chuveiros.

Para ter alívio na conta de energia, Maria do Socorro Alves da Silva, de 75 anos, entregou cinco lâmpadas fluorescentes para trocar por outras de LED. Ela mora com dois netos e gasta cerca de R$ 120 por mês para pagar a conta de luz. “Tenho oito lâmpadas em casa. Só de trocar cinco delas já espero uma economia grande”, contou.

A ação tem o objetivo de auxiliar e orientar moradores de regiões carentes do Distrito Federal para o uso racional da energia. As trocas de equipamentos fazem parte do Programa de Eficiência Energética, uma parceria da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Programa também trabalha a consciência ambiental

A instalação de aquecedores de chuveiro — por meio de placas solares e boilers — proporciona redução de consumo de cerca de 30%. A iniciativa também tem compromisso com a questão ambiental. “Isso traz especial energia em um momento de crise hídrica”, avaliou o presidente da CEB, Lener Silva Jayme.

Equipamentos com tecnologia mais recente permitem também maior eficiência energética, de acordo com Jayme. “Com isso, evitamos investimentos em novas usinas e preservamos os recursos hídricos”, explicou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Agente CEB começou em dezembro de 2016, em Ceilândia, e já passou por Samambaia, Fercal, Sobradinho, Sobradinho II e Paranoá. Até o momento, foram substituídas 7.360 geladeiras e 86.713 lâmpadas e instalados 1,9 mil aquecedores solares. Todos os equipamentos oferecidos têm o selo Procel, que garante a qualidade e eficiência dos produtos.

Gama ganhará farmácia de alto custo

A melhoria do serviço de Saúde, uma das principais demandas da população do Gama, será possível por meio da contratação de 915 servidores. No evento, o governador falou sobre as novas nomeações de profissionais da área, que devem ocorrer na próxima semana.

“São mais de 300 médicos da família, técnicos de enfermagem e profissionais de diversas especialidades”, lembrou. O anúncio foi feito na terça-feira (17), no Palácio do Buriti, ocasião em que também foi autorizada a duplicação da jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais dos profissionais de saúde.

Rollemberg reforçou que a medida só foi possível por causa do reequilíbrio das contas do Distrito Federal. Além disso, anunciou aos moradores que a Farmácia de Alto Custo do Gama deve ser entregue até o fim deste ano. “Com isso, não será mais necessário se deslocar até o Plano Piloto para receber o remédio”, destacou.

Edição: Amanda Martimon