21/10/2017 às 09:14

Parcerias garantem atendimentos especializados a animais do Zoo

Profissionais gabaritados de várias partes do País ajudam voluntariamente no cuidado dos bichos. Zoguinha foi um dos que receberam tratamento odontológico neste ano

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Zoguinha, uma macaca da espécie zogue-zogue de cerca de 11 anos, levou menos de 10 minutos para ter extraídos dois dentes infeccionados que lhe causavam feridas na boca. O procedimento foi feito por meio de parceria entre a Fundação Jardim Zoológico de Brasília e veterinários especializados em diversas áreas.

Veterinários extraem dentes infeccionados da macaca Zoguinha: parceria com profissionais especializados garante tratamento a animais do Zoo em diversas áreas.

Veterinários extraem dentes infeccionados da macaca Zoguinha: parceria com profissionais especializados garante tratamento a animais do Zoo em diversas áreas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O odontologista da Universidade de São Paulo Roberto Fecchian, de 38 anos, cuidou de Zoguinha na segunda-feira (16). Ele já veio a Brasília três vezes apenas neste ano e cuidou de animais como Rabisco e Dande, dois tigres. O primeiro paciente que tratou, ele lembra, foi Dengo, um leão que morreu no ano passado, aos 16 anos de idade, um xodó da equipe.

O profissional trabalha há 12 anos com odontologia de animais selvagens. O único profissional credenciado para a função na América Latina e um dos 12 no mundo, Fecchian atua no zoo de forma voluntária desde 2015.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em cada procedimento mais delicado, seja dentário ou de outra natureza, uma equipe multiprofissional é criada, com pessoas de várias partes do País. “O zoológico tem uma variedade imensa de animais e de patologias. Não daria para contratar todos os especialistas necessários”, explica o diretor do Hospital Veterinário do local, Rodrigo Rabello.

Ter gente cada vez mais capacitada dentro de uma determinada área de atuação faz com que o animal tenha mais qualidade de vida e um pós-operatório bem mais tranquilo, na visão de Rabello. No caso de Zoguinha, por exemplo, ela voltou para o recinto logo após a extração dos dentes, depois de tomar os analgésicos receitados por Fecchian.

[Olho texto=”Ter gente cada vez mais capacitada dentro de uma determinada área de atuação faz com que o animal tenha mais qualidade de vida e um pós-operatório bem mais tranquilo” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A medicina veterinária hoje passa por um processo de especialização, como o da medicina”, resume o odontologista. O processo ainda garante mais segurança para cada intervenção.

Os profissionais são convidados sempre que os funcionários do zoológico percebem a necessidade, respeitando a agenda deles. Casos clínicos mais simples são tratados pelo próprio quadro da fundação, que conta com três veterinários efetivos e dois residentes.

A expectativa da Fundação Jardim Zoológico de Brasília é que, em 2018, esse tipo de parceria seja regida por meio de contrato, depois de chamamento público.

Edição: Paula Oliveira