14/11/2017 às 14:01, atualizado em 14/11/2017 às 14:21

Conselho Tutelar do Itapoã conta com nova sede

Sétima a passar por reforma desde 2015, unidade na Quadra 378 foi ampliada a pedido dos conselheiros para melhorar condições de atendimento. Inauguração ocorreu na manhã desta terça (14)

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Inaugurada nesta terça-feira (14), a nova sede do Conselho Tutelar do Itapoã conta agora com salas de atendimento individualizadas para cada conselheiro, sala de reunião e uma brinquedoteca.

Inaugurada nesta terça-feira (14), a nova sede do Conselho Tutelar do Itapoã.

Nova sede do Conselho Tutelar do Itapoã foi inaugurada nesta terça-feira (14). Foto: Paulo Mesquita/Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

A mudança de endereço foi uma reivindicação dos conselheiros locais, que antes não dispunham de espaço adequado para atender a comunidade.

O prédio abrigava o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da cidade e foi doado pelo órgão judiciário à Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude em maio deste ano.

A pasta reformou o ambiente para ficar dentro dos padrões definidos pelo Ministério dos Direitos Humanos. A reforma custou cerca de R$ 150 mil, verba da própria secretaria. Na antiga sede, que ficava na Quadra 1 da região administrativa, o conselho tutelar gastava R$ 5 mil mensais de aluguel.

“Acreditamos que isso vai ser um avanço para a comunidade e para as crianças, que, ao chegarem aqui, serão mais bem atendidas”, destacou o secretário de Políticas para Crianças, Aurélio Araújo.

Ele ressaltou ainda que esse atendimento tem como foco a criança e o adolescente, mas acaba ajudando as famílias a acessarem o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e toda a rede de serviços públicos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Brasília tem 40 conselhos tutelares. Neste ano, já foram reformados ou ganharam novas sedes os de São Sebastião, Taguatinga Sul, Brazlândia, Riacho Fundo I, Fercal e Varjão. Ainda estão em fase de reforma o de Samambaia, o de Santa Maria Sul e o de Ceilândia 4.

Segundo o conselheiro José Lineu de Freitas, que atua há 8 anos no Itapoã, o endereço anterior não oferecia condições de trabalho, pois cinco colegas dividiam uma única sala, o que comprometia a privacidade dos usuários do serviço.

“Os assuntos trazidos são restritos, não são compartilhados com terceiros. Chegam vários tipos de casos, desde falta de escola até abusos”, explicou Freitas.

[Numeralha titulo_grande=”104″ texto=”Quantidade de denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar do Itapoã de abril a junho de 2017″ esquerda_direita_centro=”direita”]

Ele ressaltou que o conselho tutelar é a porta de entrada para outros órgãos. “Recebemos a demanda de forma simplificada e a transformamos em oficial, técnica.”

De acordo com as análises trimestrais da Secretaria de Políticas para Crianças, de abril a junho deste ano, o Conselho Tutelar do Itapoã recebeu 104 denúncias. Os números do último trimestre ainda são apurados.

“Buscar ajuda sozinha é mais complicado, com o auxílio do conselheiro fica mais rápido”, relatou Eyanna Magalhães de Souza, de 32 anos, que estava com o filho Geanderson de Souza, de 1 ano.

As reformas dos conselhos tutelares integram o Criança Candanga, programa do governo de Brasília que visa dar prioridade a políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência.

Funcionamento do Conselho Tutelar do Itapoã

De segunda a sexta-feira

Das 8 às 18 horas

Na Quadra 378, Conjunto N, Área Especial 1 (antigo prédio do TRE)

Plantão das 18 às 8 horas e em fins de semana e feriados pela Central de denúncias — Disque 100

Informações pelos telefones (61) 3467-1123 ou 3467-1177

Edição: Raquel Flores