25/05/2018 às 09:18, atualizado em 28/05/2018 às 12:23

Escola Técnica de Brasília levará impressoras robôs à Campus Party

Projetos de alunos do curso de eletrônica poderão ser vistos no estande da instituição pública de ensino que ficará no espaço gratuito e aberto ao público. Feira tecnológica ocorrerá no Mané Garrincha, prevista para o período de 27 de junho a 1º de julho

Por Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

Em virtude da paralisação nacional de caminhoneiros, a Campus Party Brasília foi adiada, e a previsão é que ocorra no período de 27 de junho a 1º de julho. O evento ocorreria inicialmente de 30 de maio a 3 de junho.

Pela segunda vez, a Escola Técnica de Brasília (ETB) participará da Campus Party Brasília. Entre os projetos apresentados na edição de 2018 estão duas impressoras robôs construídas por alunos do terceiro período do curso de eletrônica.

Pela segunda vez, a Escola Técnica de Brasília (ETB) participará da Campus Party Brasília. Entre os projetos apresentados na edição de 2018 estão duas impressoras robôs construídas por alunos do terceiro período do curso de eletrônica.

Pela segunda vez, a Escola Técnica de Brasília (ETB) participará da Campus Party Brasília. Entre os projetos apresentados na edição de 2018 estão duas impressoras robôs construídas por alunos do terceiro período do curso de eletrônica. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A máquina, protótipo de uma Computer Numeric Control (CNC), foi feita com conhecimentos adquiridos em sala de aula. Apelidada de mini CNC, ela é formada de materiais recicláveis, como drive de DVD e pedaços de madeira.

No lugar da ferramenta de corte que as CNCs reais têm (comumente usada na indústria para recortar peças de madeira, ferro ou plástico), há uma caneta que transmite o desenho do computador para o papel.

Kernai Rodrigues, de 43 anos, participou ativamente do projeto e explica que o intuito era entender o funcionamento de um instrumento desse tipo e mostrar que é possível construir uma máquina funcional mesmo com materiais baratos.

“[Nós queríamos] fazer uma mini-impressora para aumentar o nosso grau de conhecimento. Vamos fazer uma CNC que vai recortar nossas próprias placas eletrônicas”, disse, motivado.

A primeira construção demorou cerca de 15 dias para ser finalizada. Com a experiência adquirida, a segunda máquina ficou pronta em um dia.

Para Rodrigues, estar na Campus Party será importante para repassar aos campuseiros as dificuldades e as possibilidades que encontraram durante o processo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o diretor da Escola Técnica de Brasília, Jackes Ridan, projetos como esse não fazem parte da grade curricular, mas os alunos são constantemente estimulados a aplicar dessa maneira os conhecimentos adquiridos nas aulas. “Penso que escola é celeiro de ideias. Então, tudo o que podemos incentivar nós fazemos.”

A apresentação será no espaço Open Campus, gratuito e aberto ao público, onde a ETB terá um estande em todos os dias de feira. A Campus Party está prevista para ocorrer de 27 de junho a 1º de julho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O que é a Campus Party

A Campus Party, que estreou em Brasília em 2017, conta hoje com mais de 540 mil campuseiros cadastrados em todo o mundo.

Já ocorreram edições em países como Espanha, Holanda, México, Argentina, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador.

A iniciativa está presente no Brasil há dez anos e, em 2018, terá edições em São Paulo, no Rio Grande do Norte, em Brasília, na Bahia, em Rondônia e em Minas Gerais.

ETB está com inscrições abertas para cursos de educação profissional

A Escola Técnica de Brasília está com processo seletivo aberto para os quatro cursos ofertados:

  • eletrônica
  • eletrotécnica
  • informática
  • telecomunicações

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Secretaria de Educação, e vão até 6 de junho.

Após o registro eletrônico, o candidato deverá obrigatoriamente dirigir-se ao centro de educação profissional para homologar e validar a inscrição.

Edição: Raquel Flores