07/06/2018 às 13:51, atualizado em 07/06/2018 às 14:04

Alunos do Recanto das Emas conhecem cultura e culinária da Suíça

Como parte do programa Embaixadas de Portas Abertas, estudantes do sétimo ano visitaram a representação do país europeu em Brasília

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Vinte e seis alunos do sétimo ano do Centro de Ensino Fundamental 405 do Recanto das Emas puderam conhecer, na manhã desta quinta-feira (7), um pouco dos costumes, da cultura e da culinária da Suíça.

Vinte e seis alunos do sétimo ano do Centro de Ensino Fundamental 405 do Recanto das Emas puderam conhecer, na manhã desta quinta-feira (7), um pouco dos costumes, da cultura e da culinária da Suíça.

Vinte e seis alunos do sétimo ano do Centro de Ensino Fundamental 405 do Recanto das Emas visitaram, na manhã desta quinta (7), a Embaixada da Suíça. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Em visita à representação do país europeu, eles foram recebidos pelo ministro da embaixada, Niculin Jäger, que os acompanhou em diversas atividades pelo local.

A ida de estudantes de escolas públicas a representações de outros países na capital federal faz parte do programa Embaixadas de Portas Abertas.

Em uma breve apresentação sobre a Suíça, os alunos mostraram que estudaram sobre a região em sala de aula e prontamente responderam alguns dos questionamentos, a exemplo do nome da capital (Berna) e da maior cidade do país (Zurique). Também tiraram dúvidas sobre temas como a moeda oficial — o franco suíço —, o sistema de saúde e a legislação local.

Quando perguntados sobre o esporte preferido, em uníssono a maioria respondeu futebol. Juntos, lembraram que a equipe europeia enfrentará o Brasil neste mês, pela Copa do Mundo. Eles foram apresentados ainda a atividades comumente praticadas na Suíça, como surfe na neve, tênis, escalada e trilha.

Outro tema abordado no encontro foi a quantidade de idiomas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche.

Ao final, em grupos, os estudantes provaram queijo suíço e biscoitos típicos, além de chocolate quente e suco de cupuaçu, em uma mistura das duas culturas. Também receberam passaportes simbólicos e participaram de uma brincadeira futebolística ao ar livre.

O ministro da Embaixada da Suíça agradeceu a visita. “Gostei muito da presença de vocês; é muito importante ter esse contato com os jovens da cidade”, disse Jäger.

O Programa Embaixadas de Portas Abertas

O Embaixadas de Portas Abertas começou como piloto em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa é uma parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas.

As representações interessadas em participar podem enviar e-mail para assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.

As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.

Edição: Marina Mercante