11/12/2018 às 21:49, atualizado em 12/12/2018 às 12:13

Agentes culturais terão identidade digital e novo portal

Ferramentas lançadas nesta terça (11) visam tornar mais acessíveis as políticas públicas do setor. Ação é resultado de parceria entre Secretaria de Cultura e Codeplan

Por Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

Atualizado em 12 de dezembro às 12h08 com o endereço correto do novo portal

Para facilitar e concentrar o acesso a serviços e políticas culturais, a Secretaria de Cultura lançou na noite desta terça-feira (11) duas novas ferramentas tecnológicas: o Portal da Cultura — plataforma virtual que agrega serviços culturais — e o ID Cultura — cadastro.

Para facilitar e concentrar o acesso a serviços e políticas culturais, a Secretaria de Cultura lançou na noite desta terça-feira (11) duas novas ferramentas tecnológicas: o Portal da Cultura — plataforma virtual que agrega serviços culturais — e o ID Cultura — cadastro.

Para facilitar e concentrar o acesso a serviços e políticas culturais, a Secretaria de Cultura lançou na noite desta terça-feira (11) duas novas ferramentas tecnológicas: o Portal da Cultura — plataforma virtual que agrega serviços culturais — e o ID Cultura — cadastro. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A cerimônia de lançamento foi no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), com a presença de agentes culturais do Distrito Federal.

O novo portal poderá ser acessado a partir de amanhã (12).

Com o Portal da Cultura será possível encontrar, em um mesmo ambiente virtual, editais e chamamentos públicos, programação cultural atualizada pelos próprios organizadores e o mapa da presença de artistas locais no Brasil e no exterior, além de uma coletânea de dados e imagens sobre a cultura do DF.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, é muito importante que os artistas e coletivos se apropriem dos instrumentos. “[O intuito] é ampliar a participação social e gerar processos otimizados de gestão pública. É facilitar a vida do produtor cultural e dos gestores públicos”, resumiu.

O ID Cultura é uma espécie de identidade digital e agregará os dados cadastrais dos profissionais do setor em Brasília. A ideia da ferramenta foi apresentada no 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais, em junho deste ano. Desde então, estava em fase de testes e era usada apenas para o Mapa nas Nuvens (ferramenta de cartografia cultural do DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ação é resultado de parceria entre Secretaria de Cultura e Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e informatiza o processo de comunicação entre os órgãos do governo e os agentes culturais.

“A secretaria e a Codeplan sempre compartilharam a ideia de que o desenvolvimento do DF passa pela cultura, pela economia criativa. Nós nos dedicamos a mapear, avaliar e analisar esse setor e suas políticas públicas”, disse o presidente da empresa pública, Lucio Rennó.

De acordo com a Cultura, todo o legado de informações existentes, vindas dos cadastros anteriores, foi preservado e reorganizado.

Ferramentas visam diminuir burocracia

Para se inscrever nos editais de fomento, chamamentos públicos e acompanhar os processos, o agente cultural poderá se registrar no ID Cultura e ter todos os demais sistemas à disposição para uso, quando entrar no Portal da Cultura.

Além disso, artistas e produtores culturais terão oportunidade de atualizar, por conta própria e a qualquer tempo, suas informações e documentos por meio do site.

[Olho texto=”O artista e o produtor poderão solicitar a qualquer tempo o certificado de ente e agente cultural (Ceac) de forma rápida e desburocratizada” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O artista e o produtor poderão solicitar a qualquer tempo o certificado de ente e agente cultural (Ceac) de forma rápida e desburocratizada. Não haverá mais necessidade, por exemplo, de fazer pessoalmente a entrega da documentação para esse cadastramento.

O novo sistema de gestão de informações permitirá, ainda, aferir estatísticas culturais de forma mais precisa e confiável.

A atualização da agenda no Portal da Cultura será automática, com base nas ações culturais cadastradas pelos próprios artistas e produtores culturais no Mapa nas Nuvens.

Edição: Raquel Flores