18/04/2020 às 19:03, atualizado em 18/04/2020 às 19:11

Manutenção predial revitaliza Hospital Regional de Brazlândia

Reparos estão em curso nos principais pontos da unidade

Por Agência Brasília *

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Após os estragos causados pelas fortes chuvas, o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) tem passado por uma intensa revitalização na sua estrutura. Pinturas, reparos de vazamentos e outras melhorias fazem parte da manutenção predial iniciada no hospital, que está a toda vapor nos principais pontos da unidade. Pronto-socorro, telhado e refeitório são algumas das estruturas reformadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Neste sábado (18), o sistema de gases medicinais das Salas Vermelha e Amarela do HRBz foi revitalizado. A manutenção foi necessária para evitar vazamento de gases de uso medicinal, que poderiam causar problemas futuros. Felizmente, nenhum atendimento de paciente precisou ser interrompido durante os reparos.

Para impedir o acúmulo de água durante o período chuvoso, a equipe de manutenção tem realizado a impermeabilização constante do telhado, com melhorias em calhas localizadas acima do pronto-socorro. Uma das medidas foi aumentar a vazão de água nas canaletas principais, de forma a evitar vazamentos.

“Iniciamos as medidas emergenciais no telhado. A expectativa é também arrumar a cobertura da entrada principal, trocar sifões, torneiras, desobstruir o esgoto e pintar toda a parte interna do pronto-socorro e dos corredores principais do hospital”, informou o gerente de Apoio Operacional das Unidades de Saúde Especializadas em Brazlândia, Cristiano Sodré.

Já o refeitório passou por reparos como pintura e troca da rede elétrica. Teve início também a colocação de bases de granito para instalar blindex nas janelas, em substituição às esquadrias antigas. “Também será colocado blindex nas divisórias entre a cozinha e o refeitório, para vermos as refeições sendo preparadas”, destacou o gerente.

| Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

Além disso, a Sala de Inteligência do HRBz iniciou a segunda fase das manutenções, com a instalação de bancadas, depois que passou por pintura e retirada de vidros quebrados. O espaço funcionará para otimizar o fluxo de pacientes e melhorar os gargalos nos atendimentos. A expectativa é de que haverá núcleos voltados à remoção de pacientes, bem como à gestão de leitos e de internação.

Autoclaves

Outro local do hospital que passou por uma intensa reforma foi a Central de Materiais Esterilizados (CME), com adequações estruturais para receber duas novas autoclaves e uma termodesinfectora. Os aparelhos de grande porte são utilizados para esterilizar materiais médico-hospitalares e desinfectar e lavar produtos.

São equipamentos que dependem de ar comprimido, energia elétrica, água tratada e condição de ar ambiente com exaustão de calor, uma vez que funcionam entre 121 e 134 graus, em elevada produção de calor ambiente. Uma vez que o ambiente não tenha uma instalação correta, com retirada adequada de calor, torna-se insalubre para o operador.

Licitação

As reformas no HRBz estão previstas no pacote de serviços de manutenção predial realizados em várias unidades de saúde em Brazlândia. Para isso, uma dispensa de licitação foi aberta, em março deste ano, no valor total de R$ 870.012,22, pelo período de 180 dias.

Além do hospital, também estão no pacote de reformas nove unidades básicas de saúde (UBSs) de Brazlândia e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da região administrativa.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde