17/7/20 19:06
Atualizado em 18/7/20 às 12:24

Comitê de emergência doa 220 kits de roupas para pessoas em situação de rua

Centro Pop de Taguatinga recebeu o material nesta sexta-feira (17)

Kits foram higienizados para evitar a disseminação do coronavírus | Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social

Camisas, calças, meias, lenços. Esses são alguns dos itens que compõem os 220 kits de roupas entregues nesta sexta-feira (17) pelo Comitê de Emergência Covid-19, do Governo do Distrito Federal, ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Taguatinga. Já separadas em kits para homens, mulheres e crianças, as roupas serão doadas aos moradores em situação de rua que são atendidos diariamente na unidade, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O material foi doado pela Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal).

Em razão da pandemia da Covid-19, o Centro Pop Taguatinga suspendeu as atividades coletivas, mas manteve os atendimentos para a população em situação de rua que frequenta a unidade para guardar pertences, material de higiene pessoal, tomar banho, usar o banheiro e fazer as refeições do dia. No local, usuários também recebem orientação sobre como providenciar documentos pessoais e acessar os benefícios socioassistenciais.

Chefe do Centro Pop Taguatinga, Leyland Galletti lembra que a população em situação de rua precisa muito desse tipo de doação. “Por conta da especificidade do público, os moradores em situação de rua perdem muita roupa. Eles não têm muda de roupa. Eles vão trocando com doações mesmo. Às vezes a roupa já está tão ‘maltratada’ que eles jogam fora. Então, é muito útil. Essas doações são essenciais e vieram na hora certa, ainda mais no inverno. À noite, os que não estão em acolhimento sofrem com o clima”, destaca.

Segundo Leyland, o Centro Pop, no entanto, faz uma triagem para garantir que todos os usuários sejam beneficiados. “Sempre fazemos um controle entre os usuários para saber quem já recebeu doação, e ninguém ficar sem as roupas”, explica Leyland Galletti.

Material foi colocado à disposição do Centro Pop em tempo recorde | Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social

Coube ao Comitê de Emergência Covid-19 separar as roupas e higienizou todos os kits. “Finalizamos na quinta-feira [16] a higienização e a triagem das peças recebidas pelo DF Legal e, no dia seguinte, as doações já estavam no Centro POP. Garantindo, assim, celeridade para quem mais precisa”, destaca a subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares.

Comitê de Emergência Covid-19

Instituído pelo Governo do Distrito Federal por meio do Decreto nº 40.559, de 24 de março de 2020, o Comitê de Emergência Covid-19 tem por objetivo a arrecadação de doações para o enfrentamento dos impactos negativos ocasionados pelo novo coronavírus.

O grupo é formado por diversas pastas do GDF e por representantes dos seguintes órgãos, instituições e entidades: Controladoria-Geral do Distrito Federal, Banco de Brasília, Fecomércio-DF, Fibra-DF, Fape-DF, CDL-DF, ACDF, Asbraco, Sebrae e Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal (CPPGG).

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social