07/12/2020 às 15:51, atualizado em 07/12/2020 às 17:27

511 estabelecimentos vistoriados e 21 interditados

Só nos primeiros dias de dezembro, DF Legal fecha bares ou restaurantes por descumprimento de horário de funcionamento e protocolos da Covid-19

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Entre os dias 1º e 6 de dezembro, a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) vistoriou 511 estabelecimentos em todo o Distrito Federal e interditou 21 deles. Os dados compilam as ações da DF Legal desde que o GDF determinou o fechamento de bares e restaurantes até às 23h para evitar o avanço da Covid-19.

[Olho texto=”Nós pedimos que a população continue a denunciar pelo 162, pois as equipes estão com foco nos bares e restaurantes, nessas festas pagas. Estamos de olho naqueles que teimam em causar aglomerações” assinatura=”Francinaldo Oliveira, subsecretário de Fiscalização de Atividades Econômicas da DF Legal” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pelo menos 22 regiões administrativas foram fiscalizadas,  algumas mais de uma vez, devido à necessidade de se coibir a desobediência de alguns comerciantes que insistiram em manter bares e restaurantes abertos após às 23h.

Nos dois primeiros dias de fiscalização do cumprimento do horário de fechamento, auditores da DF Legal optaram pela orientação aos comerciantes. A partir da sexta-feira (4), aqueles que descumpriram as medidas passaram a ser punidos.

Além das interdições, 28 estabelecimentos foram multados por algum tipo de irregularidade relacionada aos protocolos sanitários, como a não aferição da temperatura dos clientes na entrada, não cobrança do uso da máscara quando os clientes não estivessem se alimentando, desrespeito à lotação máxima de 50% do espaço e a falta de álcool gel para todos os clientes e funcionários.

“Em vários estabelecimentos, constatamos o descumprimento dos protocolos sanitários e também do horário funcionamento, onde foram aplicadas multas e interdições. Nós pedimos que a população continue a denunciar pelo 162, pois as equipes estão com foco nos bares e restaurantes, nessas festas pagas. Estamos de olho naqueles que teimam em causar aglomerações e já os temos mapeados”, afirma o subsecretário de Fiscalização de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os auditores também notificaram outros 28 estabelecimentos para que se ajustassem às normas de combate à Covid-19. Eles podem ser multados, caso não cumpram as exigências. As ações levam em conta o aumento no rigor nas fiscalizações dos protocolos de combate ao novo coronavírus.

*Com informações da DF Legal