17/12/2020 às 16:46, atualizado em 18/12/2020 às 12:17

Jardim Botânico: recuperados 14 km de estradas rurais

Tráfego de veículos fica melhor no Núcleo Rural Barreiros I e II. Região às margens da DF-140 fica na divisa do DF com Goiás

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília | Edição: Fábio Góis

Intervenções vão beneficiar cerca de 600 pessoas no Núcleo Rural Barreiros I e II | Foto: GDF Presente

Com apoio do GDF Presente, a Administração Regional do Jardim Botânico atende, nesta semana, a uma demanda de pelo menos uma década da comunidade do Núcleo Rural Barreiros I e II, região de chácaras na divisa com o estado de Goiás que fica a 25 quilômetros da sede da administração. Maquinário do Polo Leste do programa está em ação para recuperar as vias não pavimentadas da região onde vivem cerca de 600 pessoas. Até sexta-feira (18), um total de 14 quilômetros de ruas de terra serão patroladas.

[Numeralha titulo_grande=”600 toneladas” texto=”de material” esquerda_direita_centro=”centro”]

Depois da terraplananagem, as máquinas farão a compactação da terra com restos de construção civil reciclados, doado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) para melhorar as condições das estradas rurais. O material foi transportado por quatro caminhões do GDF Presente e quatro da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que apoiou o trabalho.

“Foram 60 viagens com caminhões carregados com 10 toneladas cada”, conta Leandro Cardoso de Souza, um dos responsáveis pela coordenação da equipe Polo Leste do GDF Presente.

Durante as intervenções, o solo também é molhado por um caminhão-pipa, o que ajuda na compactação dos restos de construção civil com a terra e ainda diminui a poeira. As melhorias na via também facilitarão o trânsito de ônibus escolares nos arredores do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Jataí, que tem cerca de 500 estudantes matriculados, além dos alunos residentes no Núcleo Rural Barreiros I e II e adjacências.

Produção rural

O Núcleo Rural Barreiros existe desde 1983. Tem cerca de 80 chácaras ocupadas que produzem café, cogumelos, alface, couve, cenoura e outras hortaliças. Presidente da associação de moradores da região, Washington Nascimento Melo conta que, nesses 10 anos de espera, a comunidade dividia os custos dos patrolamentos feitos por grupos privados na região.

Ação do caminhão-pipa ajuda na compactação dos restos de construção civil com a terra e ainda diminui a poeira | Foto: GDF Presente

Segundo Washington, as estradas estavam intransitáveis, cheias de buracos causados pelas chuvas. “Com os patrolamentos feitos ao longo do tempo, a estrada afundou e será recuperada, agora, com esses restos de construção civil cedidos pelo SLU. Existem desníveis de 10 metros entre uma chácara e outra. Além disso, a água não tem para onde escoar, o que causa buracos”, relata.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O administrador do Jardim Botânico, Antônio de Pádua, afirma que a distância da localidade dificultou o atendimento da demanda da comunidade, problema resolvido com o apoio do GDF Presente. “O programa nos dá uma ajuda maravilhosa. Eles ficam aqui uma semana a cada mês. São mais máquinas, mais mão de obra, o que dá mais fluidez ao nosso trabalho”, diz.

Chuvas

O Polo Leste, também no Jardim Botânico, fez o recolhimento de 70 toneladas de entulho do transbordo irregular às margens da DF-140, em frente ao Parque Ecológico Tororó, e também recupera as ruas de terra do bairro Itaipú.

Despejo inadequado de entulho constitui um dos principais problemas encontrados pelo programa DF afora | Foto: GDF Presente

O trabalho está concentrado na rua 81, que foi danificada pelas chuvas. Mas, até esta sexta-feira (17), o trabalho de terraplanagem e a aplicação de 100 toneladas de restos de construção civil serão efetuados em todas as ruas do bairro.

No Itaipu, servidores de diferentes órgãos do Executivo refizeram o sistema de captação da água das chuvas, que foi danificado pelas recentes precipitações. Agora, os servidores da administração vão construir bacias de captação de água pluvial no local.