13/07/2023 às 18:29, atualizado em 13/07/2023 às 19:05

GDF desobstrui área de proteção ambiental alvo de grilagem em Taguatinga

Parcelamento irregular chegou a realizar obras a apenas 50 metros do córrego do Setor Primavera

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) realizou, nesta quinta-feira (13), operação para desconstituir um parcelamento irregular do solo na QSC 19 de Taguatinga. As edificações se encontravam na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) JK, a apenas 50 metros do córrego do Setor Primavera.

A operação da DF Legal, com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da Neoenergia, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), removeu quatro casas em construção, uma outra edificação em estágio inicial da base, 11 postes com ligação clandestina de luz e um ponto irregular de ligação de água.

A pasta ainda apreendeu um portão de ferro, uma betoneira, dois caminhões de areia e brita, um com tijolos, além de ter desconstituído 400 metros de muro. Ao todo, foram retirados seis caminhões de entulho.

Entre as construções irregulares na Arie JK, foram removidas quatro casas em construção e uma edificação em estágio inicial da base | Foto: Divulgação/Secretaria DF Legal

[Numeralha titulo_grande=”6.703.050″ texto=”Total de m² de área pública desobstruídos no primeiro semestre deste ano pela DF Legal em 469 operações em todo o Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”direita”]

O local alvo da operação encontra-se fora da Área de Regularização de Interesse Específico (Arine) do Setor Primavera e dentro de uma zona de conservação de vida silvestre.

O desmatamento para o parcelamento irregular ocorreu muito próximo ao limite do Parque Saburo Onoyama. Os grileiros avançaram pela mata ciliar do córrego e executaram obras que ficaram a apenas 50 metros do curso d’água.

No primeiro semestre deste ano, a DF Legal já realizou 469 operações em todo o Distrito Federal e desobstruiu 6.703.050 m² de área pública.

GDF desobstrui área de proteção ambiental alvo de grilagem em Taguatinga

*Com informações da Secretaria DF Legal