23/07/2023 às 12:21, atualizado em 23/07/2023 às 12:55

Veja o que abre e o que fecha no jogo do Brasil na Copa do Mundo feminina

‌Órgãos do GDF terão mudanças no horário de funcionamento nesta segunda-feira (24)

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A seleção brasileira de futebol feminino estreia nesta segunda-feira (24) na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. A partida será contra o Panamá, às 8h. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nos dias de jogos e, por isso, haverá mudanças no funcionamento dos órgãos públicos.

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nos dias de jogos e, por isso, haverá mudanças no funcionamento dos órgãos públicos | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

?A medida define que, quando a Seleção Brasileira estiver em campo, o serviço governamental começará até duas horas após o término das partidas. Desta forma, nos dias em que os jogos têm início até às 7h30, o expediente será a partir das 11h. Já quando as partidas forem às 8h, o trabalho começará às 12h. Os servidores não precisarão repor as horas.

?A equipe brasileira tem outros dois confrontos na primeira fase do torneio – ambos com início às 7h. Um deles será no sábado (29), contra a França. O outro ocorre no dia 2 de agosto, que será quarta-feira, contra a Jamaica.

?Saúde

Nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol feminino, as unidades básicas de saúde (UBSs) atenderão a partir das 12h, assim como os Caps dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), os ambulatórios, as policlínicas e as Farmácias de Alto Custo. A vacinação também estará disponível a partir de 12h. Confira os locais aqui.

As UPAs funcionarão ininterruptamente | Foto: Arquivo/Agência Brasília

?No caso do Hemocentro, a doação de sangue e cadastro como doador voluntário de medula óssea funcionará das 12h15 às 18h. O Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias terá funcionamento das 12 às 18h.

?Funcionará de forma ininterrupta o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – pelo telefone 192, as emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs), a Casa de Parto de São Sebastião, a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III).

?Assistência social

Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente. O Centro Pop, as unidades de acolhimento, a Unidade de Proteção Social (UPS) e a Central de Atendimento também não terão mudanças nos horários. Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon) abrirão de acordo com o decreto. Na segunda, após 12h e, nos outros dias, após as 11h.

Os ônibus irão circular com a tabela horária normal de dia útil, com reforço de viagens no período de 10h às 12h | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

?Transporte

Não haverá alteração no funcionamento do Metrô-DF. A Secretaria de Transporte e Mobilidade informa que, na segunda-feira (24), os ônibus do transporte público coletivo do DF irão circular com a tabela horária normal de dia útil, com reforço de viagens no período de 10h às 12h.

?Lazer

O Zoológico, o Planetário e o Jardim Botânico estarão fechados na segunda-feira (24), seguindo o cronograma normal. As unidades reabrem na terça-feira.

?DF Legal

As partes de fiscalização e de operações irão funcionar normalmente. Apenas os setores administrativos e de atendimento ao público estarão fechados nos horários previstos no decreto.

A Ceasa funcionará normalmente | Foto: Lucio Bernardo/Agência Brasília

?Procon

O atendimento do Procon Sede, no Venâncio Shopping, permanece inalterado. Os postos avançados de atendimento do Procon, que funcionam dentro das unidades do Na Hora e das administrações regionais, estarão fechados nos horários previstos no decreto.

?Ceasa

Funcionará normalmente.

?Trabalho

As agências do trabalhador abrirão às 12h.

?BRB

O BRB informa que o horário de atendimento das agências será das 11h às 16h nas datas dos jogos da seleção feminina de futebol durante a Copa do Mundo.

Segurança Pública

A Polícia Militar manterá normalmente os serviços prestados à população pelo 190. O Corpo de Bombeiros Militar atuará em regime de escala de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

A segurança pública seguirá trabalhando normalmente, com o atendimento da Polícia Militar pelo 190 | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

?Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil do DF funcionarão em regime de plantão ininterrupto de 24h, bem como as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas da Criança e do Adolescente (DCA I e II). Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

?O Departamento de Trânsito iniciará o expediente às 11h. Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

?O atendimento da Defesa Civil será em regime de plantão. O órgão mantém equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

?Limpeza Urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que as unidades operacionais do SLU funcionarão normalmente nesta segunda-feira (24). Estarão em operação normal a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das Instalações de Recuperação de Resíduos (IRR), transbordos e gerências de limpeza. Os Papa-Entulhos também permanecem abertos para receber entulhos e restos de obras da população.

?Água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que o expediente será das 12h às 18h. As equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto, App, Site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

?Por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

?DER-DF

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) irá obedecer ao decreto de ponto facultativo. Nos dias de jogos, não haverá expediente para os setores de atendimento ao cidadão, como Setor de Multas e Penalidades e Protocolo durante as partidas, com o serviço voltando ao normal quatro horas após os jogos.

O DER-DF vai manter as operações de reversão de fluxo normalmente, mas os setores de atendimento ao cidadão seguirão as determinações do decreto | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

?As operações de reversão de fluxo vão acontecer normalmente, nos horários de pico, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), BR-070 e na DF-001, entre o viaduto de Samambaia e o Pistão Sul.

As faixas exclusivas para ônibus das rodovias distritais, que são as da Estrada Parque Taguatinga (DF-085) e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075) estarão liberadas a todos os veículos, entre 00h01 e 23h59 em todos os dias de jogo da seleção brasileira feminina. Já a faixa exclusiva do BRT-Sul permanece exclusiva para os veículos do BRT.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Parques

As unidades de conservação administradas pelo Instituto Brasília Ambiental funcionam normalmente no dia do jogo. Veja:
? Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: Aberto das 6h às 18h
? Parque Ecológico de Águas Claras: Aberto das 5h às 22h
? Parque Ecológico Areal: Aberto das 6h às 18h
? Parque Ecológico da Asa Sul: Aberto das 6h às 20h
? Parque Distrital das Copaíbas: Aberto das 8h às 18h
? Parque Ecológico Cortado: Aberto das 6h às 20h
? Ermida Dom Bosco: Aberto das 6h às 20h
? Parque Ecológico Ezechias Heringer: Aberto das 6h às 22h
? Parque Recreativo do Gama: Aberto das 6h às 18h
? Parque Ecológico do Lago Norte: Aberto das 6h às 18h
? Parque Ecológico Olhos d’água: portão principal aberto das 5h30 às 20h; portões laterais, das 6h às 18h
? Parque Ecológico do Paranoá: Aberto das 6h às 18h
? Parque Ecológico Península Sul: Aberto das 6h às 22h
? Parque Ecológico do Riacho Fundo: Aberto das 6h às 18h
? Parque Ecológico Saburo Onoyama: Aberto das 6h às 18h
? Parque Ecológico Sucupira: Aberto das 6h às 20h
? Parque Ecológico Três Meninas: Aberto das 7h às 18h
? Parque Ecológico Veredinha: Aberto das 6h às 22h