08/03/2024 às 20:45, atualizado em 11/03/2024 às 20:15

Homenagens marcam Dia Internacional da Mulher no HRSM

Colaboradoras e pacientes celebraram o dia 8 de março com café da manhã, entrega de presentes e músicas 

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), foi marcado por muitas homenagens dentro do Hospital Regional de Santa Maria. Equipes de vários setores fizeram a data se tornar especial realizando café da manhã e entrega de mimos para as mulheres, seja da equipe ou das pacientes. Todas as mulheres que passaram no ambulatório da unidade receberam uma lembrancinha especial.

O cantor Ulissis Lima, convidado, participou da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Hospital Regional da Santa Maria | Foto: Divulgação/HRSM

As colaboradoras da maternidade tiveram um café da manhã especial, repleto de coisas gostosas e música. “Na correria do dia a dia dentro de um hospital, muitas vezes esquecemos de quem está à frente do cuidado. Momentos de confraternização são importantes para unir a equipe. Servem para lembrarmos de que, juntas, somos mais fortes, cada uma é um elo muito importante dessa corrente de cuidado”, afirma a chefe de Serviço de Enfermagem da Maternidade do HRSM, Marília Cunha.

Segundo ela, parar a rotina por alguns minutos e ser prestigiada pela música gera motivação e recarrega a bateria de todas as profissionais de saúde que atuam na assistência. “E assim, cuidamos de quem cuida.”

“A prática do autocuidado promove o bem-estar, melhora os aspectos de saúde mental, melhora a adesão ao tratamento e minimiza o desconforto e adoecimento causado por impactos em sua rotina de vida e o distanciamento dos familiares, consequência da internação hospitalar”

Sheileni Louzeiro, psicóloga

As gestantes consideradas de alto risco e internadas nas enfermarias da maternidade receberam um par de brincos como mimo. De acordo com a psicóloga Sheileni Louzeiro, do ponto de vista psicológico, estimula-se o autocuidado, para que as gestantes se percebam, se cuidem e se sintam cuidadas pela equipe.

“A prática do autocuidado promove o bem-estar, melhora os aspectos de saúde mental, melhora a adesão ao tratamento e minimiza o desconforto e adoecimento causado por impactos em sua rotina de vida e o distanciamento dos familiares, consequência da internação hospitalar”, explica.

A equipe da Supervisão da Clínica Cirúrgica também não deixou a data passar despercebida. Além de café da manhã, teve música para alegrar os corações. O cantor Ulissis Lima foi o convidado.

“Hoje, 95% dos colaboradores que atuam na Clínica Cirúrgica são do sexo feminino. Reconhecer o protagonismo da mulher é essencial para o desenvolvimento humanizado da nossa assistência aos pacientes. É importante reconhecer o espaço que a mulher ocupa na sociedade, no trabalho e na enfermagem”, afirma o supervisor da Clínica Cirúrgica, Sergio Barbosa.

A gerente geral de Assistência do HRSM, Stephanie Fernandes, parabenizou todas as mulheres que atuam no hospital e enfatizou a importância de celebrar todas as conquistas, coragem e resiliência das mulheres ao redor do mundo. “Que possamos continuar a lutar por igualdade, justiça e empoderamento para todas as mulheres, hoje e todos os dias. Juntas, somos imparáveis”, ressalta.

*Com informações do IgesDF