Estudante de escola pública do DF discursa para ministros da Educação do Mercosul
A estudante Cecília Lopes, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab) de Taguatinga, alcançou um importante destaque internacional ao representar o Distrito Federal na etapa internacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Seu protagonismo foi evidenciado no dia 22 de outubro, quando teve a honra de realizar a leitura da Declaração Final do PJM Etapa Internacional 2024/2026 perante os ministros da Educação e diversas autoridades presentes. O evento ocorreu durante a LXVII Reunião de Ministros da Educação dos Países do Mercosul, realizada na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A escolha da discente do DF para ler a declaração, em um encontro estratégico que marcou a conclusão da Presidência Pro Tempore brasileira, é um reconhecimento direto da voz e das propostas da juventude do Mercosul. Estudante Cecília Lopes, do Cemab de Taguatinga, faz a leitura da Declaração Final do PJM Etapa Internacional 2024/2026 durante a Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Brasília | Fotos: Divulgação A Declaração Final, resultado da reunião dos Parlamentares Juvenis do Brasil e Uruguai, apresenta propostas inovadoras organizadas em cinco eixos, com forte ênfase na integração regional e na modernização dos sistemas educacionais por meio da tecnologia e da inteligência artificial (IA). Entre as principais propostas destacadas, o documento defende: Participação Cidadã e Acesso Tecnológico: Propõe-se a criação de uma plataforma digital para estimular a inovação e buscar soluções educacionais conjuntas. Além disso, sugerem-se medidas para garantir o acesso a dispositivos eletrônicos e internet para todos os estudantes, como a criação de centros físicos equipados, em reconhecimento às limitações existentes em países como Brasil e Argentina; Educação Inclusiva com IA: O documento propõe combater as desigualdades educacionais. As propostas incluem o acesso gratuito a sites essenciais de ensino sem a utilização obrigatória de internet (tecnologia zero-rating); o desenvolvimento de uma inteligência artificial para auxiliar estudantes com deficiência; a adaptação de salas de aula para ambientes inteligentes; e a formação contínua de docentes para atender estudantes neurodivergentes; Integração Regional e Tecnológica: Propõe a inclusão da educação tecnológica como disciplina obrigatória e a realização de olimpíadas entre estudantes do Mercosul para promover a cooperação e o desenvolvimento científico e tecnológico; Direitos Humanos e Informação: Sugere-se a criação de uma IA treinada com informações oficiais do Mercosul e depoimentos de migrantes, a fim de garantir integração adequada, acesso a informações padronizadas e confiáveis, e oferecer cursos com certificações oficiais. [LEIA_TAMBEM]Protagonismo juvenil A participação de Cecília Lopes neste contexto de alto nível, lendo as propostas da juventude do bloco diante das maiores autoridades educacionais do Mercosul, reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com o protagonismo juvenil e a participação cidadã. Cecília Lopes, de 17 anos, participou do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), representando o Distrito Federal Ao apoiar a estudante do Cemab em todas as etapas do PJM, a SEEDF demonstra seu papel ativo na promoção da excelência, a integração regional e a formação de líderes capazes de debater e propor soluções inovadoras em fóruns internacionais. O Distrito Federal consolida-se, assim, como um polo de incentivo à cidadania e à projeção global de seus estudantes. O evento contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais, incluindo Leonardo Barchini (ministro da Educação em exercício, Brasil), Nicolás Cataldo (ministro da Educação, Chile), David Seiferheld (vice-ministro da Educação, Paraguai), Gabriela Verde (vice-ministra da Educação, Uruguai), além de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). *Com informações da SEEDF
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Debates, plenária e celebração artística encerram 3ª Teia/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura
A 3ª Teia/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do Distrito Federal encerrou sua programação no sábado (22), no Centro Cultural Renato Russo, reunindo pontos e pontões de todas as regiões do Distrito Federal em um dia marcado por debates, trocas e celebrações. A iniciativa integra o ciclo de mobilizações da Rede Cultura Viva DF, que prepara o Distrito Federal para a participação na Teia Nacional 2026, em Aracruz (Espírito Santo). Programação do segundo dia da Teia teve como foco debates sobre projetos culturais | Foto: Divulgação/Secec-DF A manhã começou com a acolhida da Orquestra Meninos de Ceilândia, que recebeu o público antes da abertura das mesas temáticas. A primeira delas, dedicada ao tema “Fortalecimento da Rede Cultura Viva Distrital e participação social”, contou com a participação de Leandro Antony (Ministério da Cultura), Daniela Rueda (Comitê Cultura Viva DF), Baba Joel (Ponto de Cultura Ilê Axé Ilejé Axé Oxoguian), Hélio Martins e Walter Cedro, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, e Alan Mariano, do Imaginário Cultural. [LEIA_TAMBEM]O debate tratou dos desafios enfrentados pelos coletivos culturais, da sustentabilidade dos pontos de cultura e da ampliação da participação dos territórios nas políticas públicas. “A mesa é importante para mostrarmos nossas atividades sociais, culturais e ecológicas, fortalecer nossa luta e dar visibilidade ao impacto de cada ponto de cultura”, afirmou Alan Mariano. “ Fortalecer a rede significa garantir continuidade, fomento e crescimento das políticas culturais”. Debates e planejamento Em seguida, a programação avançou para a mesa dedicada à Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), com foco nas ações para os próximos ciclos. O debate abordou mecanismos de fomento e as perspectivas de ampliação das fontes de financiamento para a cultura. Além de Leandro Antony e Daniela Rueda, participaram Elisangela Araújo (Instituto Omini), Vitelli Peixoto (Comitê Cultura Viva DF), Leda Carneiro (Espaço Cultural Bagagem) e Josania Castro (Cidade dos Bonecos). “Este é um momento de reflexão e construção coletiva”, declarou Walter Cedro. “Estamos preparando pautas fundamentais para a Teia Nacional, levando nossas emoções, desejos e a força de quem vive a cultura no dia a dia.” “A Rede Cultura Viva é uma grande ferramenta de democratização e valorização da cultura. O DF segue empenhado em cumprir metas e ampliar resultados” Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes, acompanhou a programação e avaliou: “A secretaria apoia plenamente e oferece todo o suporte porque este é um debate qualificado, que fortalece a política pública e sua continuidade, ampliando o alcance dos pontos de cultura”. Ele também ressaltou o compromisso da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) com a retomada e expansão da política Cultura Viva: “A Rede Cultura Viva é uma grande ferramenta de democratização e valorização da cultura. Desde 2018, ela estava parada, e conseguimos essa retomada com o apoio do Ministério da Cultura e recursos da Pnab. “O DF segue empenhado em cumprir metas e ampliar resultados”. *Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
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