FAÇA HOJE SUA ADESÃO AO GDF SAÚDE
Ler mais...
Comentários
Ler mais...
Posts recentes
Ler mais...
DF é o primeiro do Centro-Oeste a integrar o aplicativo da Uber ao sistema 190 da PMDF
Ler mais...
Palestra na Escola de Governo do Distrito Federal reforça combate ao assédio sexual e moral
O auditório da Escola de Governo (Egov) recebeu, nesta quarta-feira (8), a palestra “Ambientes Livres de Assédio: desafio e compromisso no coletivo”, ministrada pela presidente da Comissão Especial de Combate ao Assédio, Michelle Heringer. A iniciativa destacou a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual, instituída pelo Decreto nº 46.174/2024, e reforçou a importância da construção de ambientes de trabalho mais seguros, dignos e respeitosos no âmbito da administração pública distrital. Participaram da palestra o secretário de Economia, Daniel Izaias Carvalho, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira de Oliveira, o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Alves Lima, e o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Alexandre Sales de Paula. Gestores e servidores do GDF, além de representantes do Ministério Público, participaram de palestra sobre prevenção ao assédio moral e sexual | Fotos: Vinícius de Melo/Seec-DF Daniel Alves Lima ressaltou que o Governo do Distrito Federal é pioneiro na implementação de políticas de combate ao assédio. “Nós somos a primeira unidade da federação a ter um normativo específico voltado aos assédios sexual e moral. Além disso, vamos lançar um manual para orientar a administração pública sobre o tema”, afirmou. “É essencial levar aos servidores informações atualizadas sobre como prevenir e enfrentar o assédio, garantindo um ambiente cada vez mais seguro e ético” Juliana Tolentino, diretora da Escola de Governo Já o secretário Daniel Izaias elogiou a iniciativa da Escola de Governo em abrir espaço para o tema. “Discutir o tema na Egov é muito simbólico, porque demonstra a necessidade que temos de manter uma capacitação contínua sobre conceitos e práticas que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis. Ao longo do tempo, isso se reflete na melhoria dos serviços prestados à população e na entrega de políticas públicas mais eficientes”, destacou. Cursos sobre o tema A diretora da Escola de Governo, Juliana Tolentino, ressaltou que a palestra é uma oportunidade de reafirmar o compromisso do GDF com espaços de trabalho dignos e respeitosos. “É essencial levar aos servidores informações atualizadas sobre como prevenir e enfrentar o assédio, garantindo um ambiente cada vez mais seguro e ético”, afirmou. [LEIA_TAMBEM]Juliana lembrou que a escola oferece dois cursos sobre o tema: “Assédio na Administração Pública — Combate e Prevenção”, na modalidade presencial; e “Assédio na Administração Pública”, na versão online, pela Educação a Distância (EaD). Ambos são voltados a servidores e empregados públicos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional, além de integrantes das carreiras civis e militares do Governo do Distrito Federal. O curso na modalidade EaD está com inscrições abertas até 20 de outubro, pelo site da Egov. As aulas começam em 27 de outubro e seguem até 20 de novembro. *Com informações da Secretaria de Economia (Seec-DF)
Ler mais...
Estudantes lançam livros sobre o patrimônio histórico e cultural de Planaltina
Nessa terça-feira (7), o Complexo Cultural de Planaltina recebeu o lançamento dos livros Em busca da Planaltina perdida e Tinha um caco no meio do caminho, novos volumes da coleção Patrimônio para Jovens. As obras são resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto BRB e a comunidade escolar local, com o objetivo de aproximar crianças e adolescentes da história e do patrimônio cultural da cidade. O evento contou com a presença da representante da Diretoria de Educação Integral da SEEDF (Deint), Érica Soares, e do técnico em Ciências Sociais do Iphan e autor de uma das obras, Vinícius Prado, além de professores e estudantes das escolas participantes do projeto. A representante da Diretoria de Educação Integral da SEEDF (Deint), Érica Soares, falou sobre a importância de valorizar o patrimônio histórico de Planaltina, cidade com mais de 150 anos. “Desejo que vocês leiam o livro e se reconheçam na cidade de vocês. É importante que se vejam nesse trabalho e mostrem o quanto Planaltina é significativa”, afirmou. Livros serão distribuídos gratuitamente às escolas, promovendo o acesso dos estudantes à história e ao patrimônio cultural de Planaltina | Foto: André Amendoeira/Ascom SEEDF O técnico em Ciências Sociais do Iphan, Vinícius Prado, autor de Em busca da Planaltina perdida, explicou que a obra surgiu de um processo participativo com cerca de 10 instituições, envolvendo 300 estudantes, professores e técnicos da SEEDF, do Iphan e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “Mapeamos referências culturais, lugares, saberes, celebrações e personalidades para construir uma história lúdica, que apresenta a cidade de forma acessível para crianças e adolescentes”, explicou. O professor de história do Centro de Ensino Educacional (CED) Vale do Amanhecer, Leônio Matos, um dos coordenadores das oficinas realizadas nas escolas, acompanhou de perto o trabalho dos estudantes durante as saídas de campo para identificar e registrar os patrimônios locais. Segundo ele, o entusiasmo dos alunos foi marcante. “Eles não apenas redescobriram o passado da cidade, como também identificaram novos pontos de interesse histórico e cultural. Foi um envolvimento surpreendente”, contou.[LEIA_TAMBEM] O representante da Unidade Regional de Educação Básica de Planaltina (UnieB), Gustavo Bayz, reforçou o caráter colaborativo do projeto. “Tudo o que está no livro veio dos alunos e professores. Nós orientamos e apoiamos, mas o conteúdo foi construído por eles. Foi incrível ver o interesse dos estudantes em conhecer e mostrar o patrimônio da cidade”, ressaltou. Durante o evento, exemplares das obras foram sorteados entre os discentes dos quatro centros de ensino participantes. Além disso, os livros serão distribuídos às bibliotecas escolares da região, ampliando o acesso à coleção Patrimônio para Jovens e incentivando a valorização da história e da cultura local em toda a comunidade escolar. *Com informações da Secretaria de Educação
Ler mais...
Santa Maria ganha Cepi Abelha Mirim, segunda unidade da região, com investimento de R$ 5,6 milhões
Ler mais...
Festival Recreativo Especial de Ceilândia chega à 20ª edição celebrando a inclusão
A manhã dessa terça-feira (7) marcou o início do 20º Festival Recreativo Especial de Ceilândia (Frec), um dos eventos mais tradicionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Realizado no Sesc Ceilândia Norte, o encontro reuniu centenas de estudantes com deficiência, professores e familiares em uma grande celebração de esporte, cultura e lazer. Organizado pelo Centro de Ensino Especial (CEE) 02 de Ceilândia, o festival nasceu de uma iniciativa dos próprios educadores da unidade e, ao longo dos anos, passou a envolver outras escolas e instituições da região. Em 2025, o Frec completou 20 edições, reunindo também o CEE 01 de Ceilândia, o CEE 01 de Samambaia, o CEE 01 do Guará, o Centro Educacional 07 de Ceilândia, o Centro Educacional (CED) 16 de Ceilândia, o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 04 de Ceilândia e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (APAED), conveniada à Secretaria de Educação. Oito escolas e mais de dois mil alunos participaram da abertura do 20º Festival Recreativo Especial de Ceilândia (Frec) | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF O diretor do CEE 02 de Ceilândia, Itamar Assenço, destacou a importância da união entre as escolas para promover um evento pensado especialmente para os estudantes da educação especial. “Hoje, nós temos oito escolas trabalhando juntas em prol dos nossos estudantes para oferecer uma atividade cultural e esportiva bacana, um momento único que eles esperam o ano inteiro”, comemorou. A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Vera Barros, elogiou a trajetória e o impacto do Frec na rede pública. “O Frec é uma ação pedagógica que traduz, na prática, o que a educação inclusiva representa: respeito, convivência e oportunidades para todos. É emocionante ver o envolvimento das escolas e o brilho nos olhos dos alunos participando desse momento tão significativo”, afirmou Vera. Quatro dias de integração O festival seguirá até sexta-feira (10), com uma programação variada. As atividades de quarta e quinta-feira (8 e 9) ocorrerão no CEE 02 de Ceilândia, e a culminância do evento será realizada no novo Parque Urbano do Setor O, em Ceilândia, com um grande piquenique de confraternização entre estudantes, famílias e servidores. “A gente pensou nesse evento buscando acomodar nossos estudantes, porque não havia atividades adaptadas para eles. Então, criamos o Frec a partir de uma parceria entre o CEE 1 e o CEE 2 de Ceilândia, e, com o tempo, outras escolas foram se juntando. Hoje, vemos a inclusão acontecendo de verdade”, ressaltou o diretor Itamar. A abertura contou com apresentações culturais, atividades esportivas adaptadas e oficinas lúdicas Com a ampliação das atividades e o engajamento crescente das unidades participantes, o evento deste ano alcançou números expressivos. “Se a gente falar de forma direta, temos algo em torno de dois mil estudantes participando. É uma alegria muito grande ver o quanto o Frec cresceu e continua proporcionando momentos de convivência, aprendizado e inclusão para todos”, concluiu Itamar. Educação especial em destaque A diretora do Centro de Ensino Especial (CEE) 01 de Samambaia, Magna Costa, ressaltou a importância de eventos como o Frec para fortalecer a autoestima e como oportunidade para mostrar o potencial de cada um. Magna destacou a preparação da escola para a apresentação cultural, inspirada na riqueza da Amazônia. “A nossa escola está trazendo a história do Boi-Bumbá de Parintins, com elementos da cultura brasileira, como a onça-pintada e os personagens tradicionais da festa”, comentou. Com entusiasmo, a diretora explicou que todos os estudantes participam das atividades, independentemente de deficiências ou transtornos. “Temos alunos com Transtorno do Espectro Autista, deficiências múltiplas e deficiência intelectual, e todos estão envolvidos. Alguns saem da coreografia, correm, expressam-se de formas diferentes — e é isso que a gente mais gosta, porque é o jeitinho deles. E nós amamos trabalhar assim”, completou. *Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Ler mais...
Apoio psicológico e nutricional é ampliado a servidores da assistência social
Cuidar de quem cuida é uma forma de fortalecer a rede de proteção social e promover um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Com esse propósito, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) passou a oferecer gratuitamente aos servidores da pasta atendimento psicológico e acompanhamento nutricional. O serviço é fruto de um convênio de concessão de estágio firmado entre a pasta e a Faculdade Anhanguera de Brasília, campus Asa Norte. Estudantes dos últimos semestres dos cursos de psicologia e nutrição estão realizando estágio obrigatório na secretaria, com atendimentos presenciais e online. A partir do próximo ano, serão incluídos também estagiários do curso de fisioterapia. Parceria entre Sedes-DF e Faculdade Anhanguera de Brasília oferece atendimento psicológico e acompanhamento nutricional aos servidores da pasta | Fotos: Renato Raphael/Sedes-DF “Essa parceria vai ofertar alguns serviços de nutrição, psicologia e fisioterapia, possibilitando aos servidores melhoria da qualidade de vida e um ambiente de trabalho mais agradável para aqueles que estão no dia a dia”, destaca o subsecretário de Administração-Geral da Sedes, Edward Fonseca. Os estagiários do 8º e do 9º semestres de psicologia se revezam diariamente nos atendimentos realizados no edifício-sede da Sedes, na 515 Norte, em uma sala com isolamento acústico. [LEIA_TAMBEM]“A Sedes preparou um espaço adequado, com privacidade, para receber os servidores. Também abrimos a possibilidade de atendimentos online, para que os profissionais da ponta, que moram em locais mais distantes, possam ser atendidos”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. Os servidores interessados devem solicitar o link de acesso aos gestores das unidades em que trabalham. No caso dos atendimentos de nutrição, o serviço é presencial, realizado às terças e quintas pela manhã. “Essa é uma demanda antiga da secretaria, identificada a partir dos processos que chegam e das conversas com as chefias e os próprios servidores. A parceria veio para ampliar o cuidado com a saúde mental e física dos profissionais”, reforça a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sedes, Raquel Godoi. “Todos os servidores agora têm acesso a um site específico para o agendamento, feito exclusivamente online, pelo endereço minhaagendavirtual.com.br.” Estagiária de psicologia, Isabella Wanessa vai prestar assistência aos servidores da Sedes: "Minhas colegas que já atenderam online gostaram bastante" Estudante do 8º semestre de psicologia na Faculdade Anhanguera, Isabella Wanessa, 23 anos, está animada com a experiência. “É muito legal, diferente. Vou começar agora. Minhas colegas que já atenderam online gostaram bastante. O espaço que a Sedes disponibilizou é arejado, muito bom, tem isolamento acústico — o que é essencial para garantir sigilo, privacidade e melhor acolhimento”, conta. A coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, Luana Andrade, ressalta a importância desse tipo de estágio para a formação dos estudantes. “Cada estágio estabelece uma competência, uma habilidade que o aluno deve desenvolver. Esse convênio com a Sedes permite ao estudante aplicar a teoria na prática e aprimorar técnicas de intervenção individual e em grupo, observação e organização de prontuários”, explica. *Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)
Ler mais...
Divulgado resultado final da seleção de entidades sociais para o Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) divulgou, nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o resultado final da seleção de entidades sociais para composição do Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial no biênio 2025-2027. O chamamento público, lançado na edição nº 141 do DODF, em 30 de julho de 2025, teve como objetivo selecionar entidades com atuação comprovada na promoção da igualdade racial e na defesa dos direitos da população negra, além de outros grupos étnico-raciais não hegemônicos e de suas manifestações religiosas, culturais e sociais. O conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e tem papel fundamental na formulação e acompanhamento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da equidade racial no Distrito Federal. Confira a lista de entidades selecionadas: • Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (Anneb) • Associação Cultural dos Povos Indígenas (ACPI) • Conselho Regional de Serviço Social (Cress-DF) • Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) • Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana no DF e Entorno (FONSANPOTMA-DF) • Ìlé Asé Omi Làyò • Instituto Proeco • Instituto Saber Amar (ISA) • Movimento Negro Unificado (MNU-DF) • Recanto Poético *Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)
Ler mais...