Resultados da pesquisa

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Com reativação do autódromo, DF volta a ter a maior pista de automobilismo em atividade no país

O automobilismo é um capítulo especial na história de Brasília. Na inauguração da nova capital, em 1960, a programação incluiu uma corrida de carros no Eixão Sul, que ficou conhecida como o Grande Prêmio (GP) Juscelino Kubitschek. Nos anos posteriores, a cidade passou a abrigar competições de rua, como os 500 km de Brasília, até ter um autódromo para chamar de seu.  O complexo automobilístico foi construído no final dos anos 1960 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) — à época presidido por Cláudio Starling, com projeto do engenheiro Samuel Dias — e inaugurado em 1974. A proposta se baseou nos depoimentos colhidos pela equipe envolvida na obra com dirigentes do automobilismo durante o GP da Argentina de Fórmula 1. Na ocasião, os profissionais buscaram descobrir as melhores características de um autódromo. O traçado extenso parece ter sido a grande mensagem captada pela equipe, que, de forma inovadora, criou uma pista aos moldes internacionais — longa e de alta velocidade — e com dimensões hoje oficiais. Os 5.384 metros de extensão superam a principal pista de automobilismo do Brasil.  Arte: Agência Brasília A pista candanga tem 1.075 metros a mais do que o Autódromo de Interlagos, que sedia desde 1990 o GP do Brasil de Fórmula 1, e também é maior do que a já desativada pista do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que tinha um traçado de 5,035 km. Essa característica foi mantida na reforma estrutural feita pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com investimento de R$ 60 milhões, para devolver o equipamento público à cidade após quase 12 anos de fechamento.  Ao todo, os 5.384 metros que se distribuem em seis traçados diferentes, com 16 curvas — sendo nove à direita, sete à esquerda e três retas principais, a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a reta oposta com 502 metros —, duas variantes e duas entradas de boxes. A curva 1, de alta velocidade, possui 207 metros e inclinação de 5°, enquanto a pista mantém largura generosa, com 15 metros na largada e 14 metros nos demais trechos, garantindo ultrapassagens e disputas acirradas. O Autódromo Internacional de Brasília tem 5.384 metros que se distribuem em seis traçados diferentes, com 16 curvas, duas variantes e duas entradas de boxes | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília “Além do traçado original, temos outros traçados. Foi criada uma chicane e uma curva antes da curva final. A curva da reta foi qualificada, tem cinco graus de inclinação. Somente o Autódromo de Brasília tem uma curva com essa característica, que permite que os carros corram mais e cheguem com velocidade maior, o desenho permite isso”, revela o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. A instituição é responsável pela gestão do espaço desde 2022 após a transmissão em contrato da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). A concessão é válida por 30 anos. Além da extensão, o Autódromo de Brasília se destaca por outras características. É um dos poucos do mundo onde é possível atingir a visão completa do espaço a partir das arquibancadas. A localização central também é outro diferencial. Em todas as grandes cidades onde há autódromos, os espaços ficam mais afastados, enquanto a capital federal conta com o complexo localizado no centro da cidade, próximo à rede hoteleira, shoppings e sistema de transporte público. [LEIA_TAMBEM]Reforma estrutural Primeira grande intervenção desde a construção do autódromo, a reforma promovida pelo GDF respeitou o traçado original e histórico do espaço, mas trouxe modernização e adequação à pista para atender as exigências atuais e habilitar o espaço para corridas oficiais. “Estamos implementando todos os elementos de segurança para homologação da FIA [Federação Internacional do Automóvel, que regula o automobilismo mundial] e da FIM [Federação Internacional de Motociclismo, responsável pelo motociclismo esportivo mundial]”, conta o superintendente do Autódromo BRB, Fernando Distretti. O espaço, agora, passa a contar com 13 áreas de escape, 10 mil metros de guard rails, 15 mil metros quadrados de paddock, 90 mil pneus, 40 mil metros quadrados de caixa de brita e 3,5 mil metros de zebra. O projeto prevê ainda mais de 40 boxes fixos, que serão implementados na segunda etapa, prevista para 2026, e que contempla ainda o kartódromo e o centro médico. A terceira fase inclui a instalação de novos empreendimentos dentro do complexo, como lojas de carros e equipamentos esportivos, áreas de eventos e um Museu do Automobilismo. A obra completa deve chegar ao investimento de R$ 100 milhões. Além de ser o mais extenso do Brasil, o Autódromo de Brasília se destaca por permitir a visão completa do espaço da partir das arquibancadas e pela localização central Reabertura A reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília está marcada para 30 de novembro, com a penúltima etapa da Stock Car 2025. A programação da reabertura começa dias antes, com desfile dos veículos no dia 27 pelas ruas da cidade; visitação das escolas públicas ao espaço no dia 28; e treino e corrida sprint, no dia 29.  Os ingressos são gratuitos e serão disponibilizados pelo BRB. O GDF também anunciou a extensão do programa Vai de Graça, que isenta o pagamento da tarifa do transporte público do Distrito Federal, para o sábado, dia 29. A medida visa facilitar o acesso do público ao autódromo nos dois dias abertos de evento.

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Paraciclos do programa Vai de Bike são instalados em pontos estratégicos do DF

O programa Vai de Bike está instalando paraciclos por todo o Distrito Federal. A medida da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) beneficia milhares de ciclistas, que hoje contam com a segunda maior malha cicloviária do país, e precisam de infraestrutura para que as bikes fiquem seguras ao chegarem aos seus destinos. Desde agosto deste ano, dezenas de paraciclos estão sendo instalados em locais estratégicos, que favorecem a integração com outros modais como os terminais de ônibus, por exemplo, e também facilitam o acesso aos serviços públicos e pontos turísticos. Os novos equipamentos estão sendo instalados tanto no Plano Piloto quanto nas demais regiões administrativas. Os primeiros beneficiados com os paraciclos foram os terminais do BRT e outros terminais rodoviários que ainda não possuíam esse tipo de estrutura ou necessitavam de mais vagas devido à alta demanda. Locais como hospitais, escolas e outros serviços públicos também estão sendo contemplados, bem como pontos turísticos, a exemplo do Museu do Índio e a Igrejinha da quadra 307 Sul. Já foram instalados mais de 200 conjuntos, totalizando 600 unidades de paraciclos em terminais rodoviários | Foto: Divulgação/ “Nosso intuito é atender a demanda da população que utiliza suas bicicletas para seus deslocamentos diários, e assim facilitar a integração nos terminais e pontos de ônibus e metrô. Com o programa Vai de Bike, vamos contemplar também aqueles que fazem seu deslocamento completo com esse meio de transporte. Assim, quem vai trabalhar de bicicleta terá um local seguro para estacionar seu veículo,” ponderou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. Já foram instalados mais de 200 conjuntos, totalizando 600 unidades de paraciclos em terminais rodoviários. As implantações também ocorreram em diversas regiões administrativas, como Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Gama, Santa Maria, Taguatinga, São Sebastião, Paranoá, Planaltina, Sobradinho II, Samambaia e Águas Claras. Até o final deste ano, a previsão é de que sejam instalados 450 conjuntos. Esses equipamentos são feitos com material resistente e durável. Ao todo, serão mil conjuntos disponibilizados em todo o DF com um investimento total de cerca de R$ 2,2 milhões. Para a escolha dos novos locais, a equipe técnica da Semob conta com o auxílio das administrações regionais para a indicação desses espaços onde os paraciclos realmente irão atender às demandas dos ciclistas. A partir dessa indicação, a pasta utiliza critérios técnicos que consideram o fluxo de ciclistas e as condições de segurança e acessibilidade. O paraciclo metálico segue o modelo padrão em “U” invertido.   *Com informações da Semob-DF

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Pesquisa apoiada pela FAPDF ajuda na busca por espécies resilientes às mudanças climáticas

Na fronteira entre o Cerrado e a Amazônia, um dos biomas mais afetados pelo desmatamento, um grupo de pesquisadores e coletores de sementes se uniu em torno de um mesmo propósito: restaurar ecossistemas degradados de forma sustentável, combinando ciência, tecnologia e conhecimento tradicional. O estudo faz parte da iniciativa Amazônia +10, criada em 2022 para incentivar projetos interinstitucionais de pesquisa sobre sustentabilidade e adaptação climática. Com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a iniciativa reúne instituições do Distrito Federal, Mato Grosso e Rio de Janeiro em um esforço conjunto pela restauração ecológica da Amazônia mato-grossense. O projeto, intitulado Integrando conhecimentos locais e ciência em busca de soluções para a restauração ecológica frente às mudanças climáticas na Amazônia mato-grossense, é coordenado pela professora Isabel Belloni Schmidt, da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o pesquisador Daniel Luis Mascia Vieira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e conta ainda com a colaboração de equipes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Isabel Schmidt: "Nosso foco é encontrar espécies capazes de resistir às mudanças climáticas e fortalecer as redes comunitárias que fazem da restauração uma fonte de renda e conservação ambiental” | Fotos: Divulgação/FAPDF “A proposta nasceu da vontade de conectar o conhecimento científico com a experiência prática dos coletores de sementes da Amazônia mato-grossense. Nosso foco é encontrar espécies capazes de resistir às mudanças climáticas e fortalecer as redes comunitárias que fazem da restauração uma fonte de renda e conservação ambiental”, explica Isabel Schmidt. Investimento em ciência e sustentabilidade O projeto tem duração de 36 meses e orçamento total de R$ 830 mil, dos quais R$ 110 mil são provenientes da FAPDF. O financiamento permitiu deslocamentos da equipe do Distrito Federal para a região amazônica, aquisição de insumos laboratoriais, coleta de sementes e análise de germinação e plântulas, pequenas plantas em estágio inicial de crescimento. A linha de apoio integra os esforços da fundação para estimular a pesquisa colaborativa entre estados e consolidar o papel do Distrito Federal na agenda de inovação e sustentabilidade nacional. “O apoio da FAPDF foi fundamental para que a equipe de Brasília pudesse atuar diretamente com as comunidades, garantindo o intercâmbio entre ciência e saber tradicional”, reforça Isabel Schmidt. "Apoiar projetos como este é investir em soluções sustentáveis que unem conhecimento local, inovação e conservação — pilares essenciais para o futuro do Cerrado e dos demais biomas do país" Leonardo Reisman, presidente da FAPDF Para o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, o projeto simboliza o compromisso da fundação com a ciência aplicada à sustentabilidade e à valorização dos povos da Amazônia: “A FAPDF acredita que a pesquisa científica deve dialogar com quem vive e protege o território. Apoiar projetos como este é investir em soluções sustentáveis que unem conhecimento local, inovação e conservação — pilares essenciais para o futuro do Cerrado e dos demais biomas do país. Cuidar da ciência é cuidar da vida: das florestas, das águas e do ar que respiramos. É pensar nas próximas gerações e na responsabilidade que temos com o futuro da humanidade”, afirmou Reisman. Sementes que guardam o futuro da floresta A pesquisa parte de uma realidade urgente: o avanço da degradação florestal no chamado Arco do Desmatamento, no norte do Mato Grosso, e a necessidade de restaurar as matas ciliares — faixas de vegetação nativa que protegem rios, lagos e nascentes — e outras áreas de preservação permanente. Para isso, o projeto investiga espécies nativas com potencial de adaptação a cenários climáticos futuros, usando abordagens científicas de ponta, como a modelagem de distribuição potencial de espécies (SDMs, do inglês Species Distribution Models), que indica as regiões onde cada espécie poderá sobreviver diante do aumento da temperatura e da redução das chuvas. As análises incluem atributos morfoanatômicos e ecofisiológicos das plantas — ou seja, características ligadas à estrutura das folhas e tecidos vegetais, à forma como realizam a fotossíntese e à capacidade de resistir à escassez de água. As sementes analisadas são coletadas pela Rede de Sementes do Portal da Amazônia (RSPA), cooperativa de agricultores familiares e organizações locais que atua na produção e comercialização de sementes florestais nativas. Oficina de trabalho junto a Rede de Sementes Portal da Amazônia (RSPA) em setembro de 2025 Durante o estudo, foram realizados testes de germinação e quebra de dormência em diferentes condições experimentais — em laboratório e em casa de vegetação — para identificar o desempenho das espécies e aprimorar técnicas de restauração ecológica. A quebra de dormência é um processo utilizado para “despertar” sementes que permanecem em repouso natural, mesmo em condições favoráveis ao crescimento. Por meio de técnicas controladas, como variações de temperatura, escarificação da casca ou imersão em água, os pesquisadores estimulam a germinação, reproduzindo os fatores que a planta encontraria na natureza. As análises também incluíram o acompanhamento do desenvolvimento das plântulas — pequenas plantas em estágio inicial de crescimento, que surgem logo após a germinação e antecedem a formação das mudas —, permitindo avaliar o vigor e o potencial de adaptação das espécies. Daniel Vieira: "As redes de sementes têm papel essencial na restauração ecológica, pois unem geração de renda e preservação ambiental"  “As redes de sementes têm papel essencial na restauração ecológica, pois unem geração de renda e preservação ambiental. Nosso objetivo é oferecer subsídios científicos para que o trabalho dessas comunidades se torne ainda mais eficiente e sustentável”, destaca Daniel Vieira, pesquisador da Embrapa. O método de semeadura direta, que consiste em lançar as sementes diretamente no solo, é uma das principais apostas do grupo. Apesar de mais simples e de menor custo, ele exige rigor técnico para garantir a germinação e o estabelecimento das plantas, especialmente em ambientes com gramíneas exóticas invasoras, espécies de capins trazidas de outros países que se espalham rapidamente e competem com as plantas nativas por luz, água e nutrientes. Por isso, o projeto também testa novas técnicas de armazenamento, beneficiamento e germinação, buscando reduzir as perdas e aumentar a diversidade de espécies utilizadas. Restauração ecológica Além dos resultados científicos já alcançados, a pesquisa mantém foco na continuidade das ações e na disseminação do conhecimento. Com olhar voltado para o futuro, o projeto prevê a ampliação da base de dados na plataforma WebAmbiente, o maior repositório nacional de informações sobre espécies nativas mantido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pela Embrapa. O estudo também contribui para a elaboração de um catálogo de espécies comercializadas pela Rede de Sementes do Portal da Amazônia O estudo também contribui para a elaboração de um catálogo de espécies comercializadas pela Rede de Sementes do Portal da Amazônia, com informações técnicas, imagens e dados de germinação que auxiliam coletores, restauradores e gestores ambientais. Essas informações fortalecem debates sobre políticas públicas de adaptação climática e restauração florestal, especialmente no âmbito do Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). [LEIA_TAMBEM]Ao articular ciência, conhecimento tradicional e gestão ambiental, o projeto busca consolidar um modelo sustentável de restauração ecológica, capaz de orientar decisões futuras e inspirar novas práticas voltadas à conservação e ao uso responsável da biodiversidade amazônica. Sobre a Amazônia +10 Lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), a iniciativa Amazônia +10 é um programa nacional que fortalece a pesquisa científica voltada à sustentabilidade, conservação e valorização da Amazônia. O programa fomenta projetos interinstitucionais de grande escala, que unem diferentes fundações de amparo à pesquisa (FAPs) estaduais e promovem a cooperação entre universidades, centros de pesquisa e comunidades locais. Ao apoiar iniciativas integradas, a Amazônia +10 busca gerar soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da região e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. *Com informações da FAPDF

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Movimente nas Cidades chega a Ceilândia e incentiva o protagonismo feminino no empreendedorismo

Ceilândia recebeu, nessa terça-feira (12), mais uma edição do Movimente nas Cidades, iniciativa que percorre o Distrito Federal com ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. O evento lotou o Ginásio Poliesportivo Regional de Ceilândia, reunindo mulheres empreendedoras e lideranças locais em um espaço de troca de experiências, incentivo à autonomia econômica e valorização da mulher empreendedora. O evento teve início com o painel de empreendedorismo feminino, que destacou histórias de superação e conquistas de mulheres que transformam desafios em inspiração. Participaram do debate Raquel Rainha, do Centro Clínico Rainha; Jucileide de Souza, da Cozinha da Neide, na Feira de Ceilândia; Luzia Abrantes, do Instituto de Beleza Luzia Abrantes; e Ana Cristina Campos, do Instituto Acolher. Cada uma compartilhou sua trajetória e os caminhos que as levaram a empreender, emocionando o público com relatos de força, determinação e autonomia. Durante o encontro, a vice-governadora Celina Leão destacou a importância das ações que promovem o protagonismo feminino e fortalecem a autonomia econômica das mulheres do Distrito Federal. “O governo tem olhado para as mulheres com políticas públicas concretas e efetivas. O Movimente é um exemplo de como a união entre o poder público e a sociedade pode gerar resultados reais, fortalecendo quem mais precisa e estimulando o desenvolvimento econômico de todo o DF”, ressaltou Celina. O evento teve início com o painel de empreendedorismo feminino, que destacou histórias de superação e conquistas de mulheres que transformam desafios em inspiração | Fotos: Divulgação/SMDF A programação contou ainda com a participação especial da atriz e empresária Giovanna Antonelli, que ministrou a palestra O Discurso do Óbvio. Com uma abordagem leve e inspiradora, Giovanna movimentou as participantes ao promover momentos de reflexão sobre autoconfiança e propósito. A apresentação teve forte interação com o público e incluiu uma dinâmica participativa, que aproximou ainda mais a palestrante das mulheres presentes e reforçou a mensagem de protagonismo e superação. O evento também contou com uma exposição de artesanato, onde empreendedoras locais apresentaram produtos autorais, valorizando o trabalho manual e a criatividade feminina. A mostra foi mais uma oportunidade para destacar o talento e a autonomia das mulheres que transformam suas habilidades em fonte de renda e reconhecimento. O encontro também reforçou o compromisso da Secretaria da Mulher em ampliar as oportunidades de capacitação e geração de renda para mulheres em todas as regiões administrativas. “O Movimente nas Cidades tem mostrado a força das mulheres do Distrito Federal. Cada edição reforça o quanto o empreendedorismo é capaz de transformar vidas e promover autonomia. Nosso compromisso é seguir criando oportunidades e espaços para que cada mulher se reconheça como protagonista da própria história”, afirmou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. A programação contou ainda com a participação especial da atriz e empresária Giovanna Antonelli, que ministrou a palestra O Discurso do Óbvio Superação Entre as participantes do evento, chamou atenção a história de Gisele da Silva Pereira, mãe de cinco filhos, incluindo uma filha atípica. Aos 46 anos, Gisele começou recentemente a empreender com biojoias e tem encontrado no projeto do Movimente nas Cidades um apoio importante para vencer a depressão e buscar novas perspectivas de vida. Apesar de ter sido acometida por sequelas da Covid-19, que a deixaram parcialmente incapacitada, Gisele não desistiu de sua jornada. Durante a palestra de Giovanna Antonelli, ela interagiu ativamente na dinâmica proposta, mostrando força, determinação e a coragem de um recomeço. Gisele se sente honrada com o trabalho da Secretaria da Mulher e vê um futuro promissor em sua própria trajetória graças às oportunidades oferecidas pela secretaria e pelo GDF, reforçando o impacto das políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino e à autonomia das mulheres no Distrito Federal. *Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)

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