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Nova etapa do curso Ressignificar reforça importância do combate à violência de gênero

Cento e trinta servidores da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) iniciaram, nessa quarta-feira (12), mais uma etapa presencial do curso Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres. O curso, que tem como objetivo qualificar ainda mais os profissionais no enfrentamento à violência de gênero, foi instituído pelo Decreto nº 45.404, de 11 de janeiro de 2024. Ele é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do DF em parceria com as secretarias da Mulher (SMDF), de Saúde (SES), de Justiça e Cidadania (Sejus) e de Administração Penitenciária (Seape). A capacitação, que soma 15 horas/aula presenciais, aprofunda temas como saúde mental dos servidores, sistemática de atendimento às vítimas de violência e difusão dos protocolos de atendimento. O curso é parte integrante de uma estratégia ampla da SSP-DF para fortalecer a rede de proteção às mulheres e aprimorar a atuação dos profissionais da área. O curso é parte integrante de uma estratégia ampla da SSP-DF e do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer a rede de proteção às mulheres e aprimorar a atuação dos profissionais da área | Fotos: Divulgação/SSP-DF “O enfrentamento à violência doméstica é uma pauta prioritária para a segurança pública e para o Governo do Distrito Federal. A criação deste curso envolve diversos órgãos e é uma ação concreta de integração. O objetivo é que todos os servidores sejam capacitados para atender de forma ainda mais qualificada as vítimas de violência”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. O secretário-executivo Institucional e de Políticas de Segurança Pública, Paulo André Monteiro, reforçou que o Ressignificar é uma política permanente de formação e sensibilização. “A capacitação dos servidores públicos, especialmente os da segurança pública, por meio do programa Ressignificar, é fundamental não apenas como um exercício de autorreflexão, mas também para o fortalecimento da rede de proteção às vítimas de violência doméstica. Profissionais mais preparados atuam com maior sensibilidade e eficácia no atendimento e acolhimento das vítimas e, sobretudo, na responsabilização dos agressores", disse.  Formação prática Nesta nova fase, os servidores vivenciam situações práticas e reflexões sobre o cotidiano do atendimento. “Preparamos uma grade e um formato em que seja possível proporcionar vivências aos participantes, colocando situações reais e promovendo o debate sobre o tema”, explicou a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP-DF, Regilene Siqueira. O curso é obrigatório para servidores da segurança pública, do sistema socioeducativo e do sistema penitenciário. Ele é dividido em duas etapas — uma on-line (EAD), com inscrições abertas de forma contínua em parceria com a Escola de Governo (Egov), e outra presencial, conduzida pelas corporações. Até o momento, 5.492 alunos já concluíram a primeira fase. Transformação Durante o curso, palestrantes e participantes destacaram a importância da formação como instrumento de mudança cultural dentro das instituições. “A prevenção à violência de gênero começa com a escuta e o reconhecimento das desigualdades que a sustentam. Quando formamos servidores para compreender o impacto da violência na vida das mulheres, estamos transformando não apenas práticas institucionais, mas também mentalidades dentro das corporações”, ressaltou Henrique Neuto Tavares, palestrante do Ressignificar. Palestrantes e participantes destacaram a importância da formação como instrumento de mudança cultural dentro das instituições A palestrante e servidora da SSP-DF, Marina Fernandes, falou da importância do acolhimento nos casos de violência de gênero. “O enfrentamento à violência de gênero exige sensibilidade e técnica. Capacitar os profissionais da segurança pública é garantir que cada atendimento seja também um ato de acolhimento, empatia e compromisso com os direitos humanos”, destacou.[LEIA_TAMBEM] Para os participantes, o curso tem promovido uma verdadeira mudança de olhar. “O Curso Ressignificar foi uma experiência transformadora. Pude ampliar meu entendimento sobre a violência contra a mulher, suas causas e impactos. As aulas sobre comunicação não violenta e atendimento humanizado foram especialmente valiosas, pois reforçam a necessidade de um olhar mais empático e acolhedor”, relata Breno Forte, servidor da SSP-DF. Já a assessora da Secretaria Executiva Institucional e de Políticas de Segurança Pública, Madhara Madeira, ressalta a importância das vivências práticas. “Por mais que conheçamos o tema, é fundamental manter-se sempre atualizado. O conteúdo é claro, objetivo e enriquecido com exemplos práticos, o que torna o aprendizado mais dinâmico e aplicável no dia a dia”.   *Com informações da Secretaria de Segurança Pública 

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Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara nova. O espaço tradicional por receber torneios esportivos ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes novas, além da obra na área externa. A demanda foi atendida depois que à população pediu novos reparos da administração regional, que, por meio do programa RenovaDF da Secretaria do Trabalho e Renda (Sedet), realizou as benfeitorias no local. O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, explica que constantemente tem realizado reuniões de trabalho com a Secretaria de Esporte e Lazer para viabilizar as reformas dos equipamentos esportivos em Ceilândia, além da parceria com o programa RenovaDF. “A administração regional já mapeou diversos outros pontos que também serão contemplados com serviços de serralheria, pintura e recuperação de alambrados, além de parquinhos. A intenção é que os locais sejam reformados com a parceria com o RenovaDF”, ressaltou o administrador. Ele também diz que uma das prioridades na maior região do DF é fomentar e desenvolver o esporte, além de oferecer o acesso a estruturas adequadas para a comunidade. “ O esporte e a educação são ferramentas de transformação social. É importante que o governo promova o acesso às modalidades esportivas na cidade, por meio de políticas públicas, além de promover o desenvolvimento educacional, o bem-estar físico e também a saúde mental dos moradores de Ceilândia”, enfatizou o administrador. A parceria entre a administração regional e a Secretaria de Esportes do DF prevê a reforma das quadras esportivas de Ceilândia | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressalta a importância da parceria entre as administrações do DF. “A gente sabe do impacto que isso tem na vida das crianças, dos jovens e das escolinhas que utilizam esses espaços para treinar e se desenvolver. Esses locais são fundamentais na formação de cidadãos. Quanto mais oportunidades de prática esportiva tivermos, mais segurança haverá nas regiões e mais chances de crescimento surgirão — porque o esporte é um grande incentivador de sonhos e conquistas”, reforçou o secretário. A parceria entre a administração regional e a Secretaria de Esportes do DF prevê a reforma das quadras esportivas de Ceilândia.  Os espaços serão contemplados com benfeitorias entre elas, troca de alambrados, pintura, instalação de traves e redes, além da manutenção das quadras de areia. Reformas Mais de 65 equipamentos públicos já foram contemplados em Ceilândia pelo RenovaDF neste ano, com participação de cerca de 2,1 mil alunos. As práticas são instruídas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai) e fiscalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que coordena o programa. *Com informações da Administração Regional de Ceilândia

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Novos ônibus elétricos do DF têm chegada prevista para março de 2026

O Distrito Federal se prepara para dar um salto na qualidade do transporte público coletivo, com a ampliação da frota de ônibus elétricos. O objetivo é que, em 2026, Brasília passe a contar com 90 ônibus elétricos em operação. A expansão representa a modernização do transporte coletivo de forma sustentável e com melhor qualidade de vida para os cidadãos. Os veículos estão sendo fabricados pela empresa chinesa CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation). As negociações, conduzidas pela empresa Piracicabana, já foram finalizadas, e a montagem dos ônibus ocorre na cidade de Qingdao. Um dos veículos dessa nova frota já está passando por fase de testes e sua chegada a Brasília está prevista para o final de janeiro de 2026. As demais unidades começarão a desembarcar no Brasil a partir de março de 2026. Em 2026, Brasília deve passar a contar com 90 ônibus elétricos em operação | Fotos: Divulgação/Semob-DF A transição para a mobilidade elétrica exige altos investimentos. Cada ônibus elétrico representa um custo médio de R$ 3,4 milhões, valor cerca de cinco vezes superior ao de um ônibus convencional e aproximadamente três vezes o custo de um veículo com tecnologia Euro 6. Além disso, a implementação de infraestrutura de carregamento é robusta; apenas para instalar 12 carregadores em uma garagem, os custos podem girar em torno de R$ 20 milhões. A empresa Piracicabana iniciará em breve a construção da estrutura de garagem e abastecimento próximo ao Terminal da Asa Sul (TAS). Com a chegada da nova frota, a previsão é que cerca de 60 mil passageiros sejam atendidos diariamente nas linhas que ligam a Rodoviária do Plano Piloto ao Terminal da Asa Sul, além da Esplanada dos Ministérios, Setor de Autarquias e Tribunais, UnB, Noroeste, W3 e L2 Sul e Norte, e o Aeroporto. Atualmente, o DF já conta com seis veículos elétricos que circulam pelas linhas 109.3 e 109.4, transportando mais de 100 mil passageiros por mês e contribuindo para a redução de 3,2 mil toneladas de CO2 na atmosfera. "Com os ônibus elétricos, teremos um transporte mais eficiente, contribuindo para a qualidade do ar e construindo um legado de sustentabilidade e inovação para nossa capital" Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade Para o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a ampliação da frota é um marco no transporte público de Brasília. “A eletrificação traz ganhos importantes também para a saúde pública e o meio ambiente. Com os ônibus elétricos, teremos um transporte mais eficiente, contribuindo para a qualidade do ar e construindo um legado de sustentabilidade e inovação para nossa capital”, afirmou. Além dos benefícios diretos para a mobilidade urbana, os ônibus elétricos desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade do ar e na mitigação dos danos à saúde humana e ao clima. A poluição do ar tem causado um aumento alarmante de doenças respiratórias, e o trânsito é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa. Ao serem impulsionados por motores elétricos e um sistema inteligente de baterias, os ônibus elétricos não emitem poluentes, o que, segundo o fabricante, equivale a evitar a emissão de 125 toneladas de CO2 por ano para cada ônibus, ou o plantio de 892 árvores. *Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF  

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Autódromo de Brasília: Vocação automobilística da capital nasceu antes mesmo da inauguração

A história do automobilismo em Brasília começou muito antes de a cidade ter, de fato, um autódromo. Essa relação surgiu durante o planejamento da nova capital, seja pelo plano de desenvolvimento de Juscelino Kubitschek de estímulo à entrada da indústria automobilística ao Brasil, seja pelo traçado viário e arquitetônico de Brasília, ou até mesmo pelo entusiasmo dos pioneiros por carros e velocidade. A primeira menção a uma corrida na cidade é de 1958, dois anos antes da inauguração. Segundo o historiador Elias Manoel da Silva, do Arquivo Público do Distrito Federal (ArpDF), a ideia foi levada até JK por Joaquim Tavares, à época diretor do Departamento de Terras e Agricultura da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Elias Manoel da Silva revela que "a primeira vez que se ventila a ideia de uma corrida em Brasília é durante a construção" | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília “A primeira vez que se ventila a ideia de uma corrida em Brasília é durante a construção”, conta o historiador. “Em 1958, Joaquim Tavares vai criar uma estrada de mais ou menos 120 km, a chamada Avenida do Contorno [hoje Estrada Parque do Contorno, EPCT], uma faixa sanitária onde ficam dentro todos os córregos que alimentam o Paranoá. Ele achou tão incrível a faixa larga sem nenhuma curva e ovalada, que foi falar com o JK sobre fazer uma corrida nesta estrada”, completa.  Apesar da aprovação de JK, a corrida não ocorreu devido à negativa do presidente da Novacap no período, Israel Pinheiro. Mas a ideia, provavelmente, não saiu mais da cabeça de Juscelino. Entusiasta do automobilismo — ele organizou corridas na Pampulha durante seu mandato como prefeito de Belo Horizonte —, JK incluiu o esporte na programação oficial da inauguração da nova capital com o Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, que encerrou as comemorações em 23 de abril de 1960. “Ele decide finalizar as celebrações da cidade com essa corrida, que era para ser uma coisa simples, mas é um dos marcos importantes do automobilismo brasileiro”, revela Victor Hugo Tambelini, também historiador do ArpDF. O Grande Prêmio Juscelino Kubitschek encerrou as comemorações pela inauguração da nova capital, em abril de 1960 | Foto: Arquivo Público O trajeto foi escolhido pelo próprio presidente, que rascunhou o traçado em um papel que estava no bolso. “É uma cena de filme. Ele tira um envelope do bolso, pega uma caneta e fala assim: 'Pronto, já sei qual vai ser o trajeto'. Ele traceja um croqui com o triângulo, símbolo da Praça dos Três Poderes, e os dois eixos que a gente já conhece. Então é justamente o trecho da Praça dos Três Poderes e a Rodoviária com o Eixão Sul, que seria uma triangulação, com largada e chegada ali na Rodoviária, onde todas aquelas pessoas ficam dispostas”, completa Tambelini.   Assim, no terceiro dia de celebrações da nova capital, 55 pilotos e 47 veículos participaram de três provas com quatro voltas saindo da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Eixão Sul passando pela Praça dos Três Poderes e voltando ao trajeto inicial. O grande vencedor foi o paulista Jean L. Lacerda, pilotando uma Ferrari. Ele recebeu o troféu das mãos do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão de Fórmula 1 que tinha vindo para a inauguração da cidade. A partir daí, a capital começou a ser cenário de corridas de rua, estimuladas pelas avenidas largas do projeto arquitetônico de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, como os 500 km e os 1.000 km de Brasília, cujas provas chegaram a ser apontadas entre as maiores de automobilismo do final dos anos 1960.  “Brasília, desde o início, já era uma pista de corrida. Era uma cidade convidativa para correr" João Luiz da Fonseca, ex-piloto “Brasília, desde o início, já era uma pista de corrida. Era uma cidade convidativa para correr. Naquela época, ainda não havia sinal, cruzamento. Você andava a toda velocidade. Nesse conceito, foram criadas as corridas de rua, sempre em volta da rodoviária, da W3, sempre por ali. E Brasília ficou conhecida pelo Brasil inteiro, depois pelo mundo, como a cidade do automobilismo, da velocidade”, explica o ex-piloto e jornalista especialista em automobilismo João Luiz da Fonseca. Contexto histórico Essa vocação natural se juntou a fatores políticos e econômicos e ao efeito Fittipaldi — o primeiro piloto brasileiro a vencer uma corrida de Fórmula 1 — para que o automobilismo passasse a ter uma casa definitiva no centro do país: o Autódromo Internacional de Brasília. O contexto socioeconômico do país era propício à inauguração do Autódromo de Brasília, em fevereiro de 1974 | Foto: Arquivo Público Inaugurado em 3 de fevereiro de 1974, o espaço começou a ser construído em 1972, durante a presidência do militar Emílio Garrastazu Médici e o governo local de Hélio Prates. “Vamos lembrar que, na década de 1970, há algumas peculiaridades que quase desaguam na construção do autódromo. A primeira é que o Brasil estava passando por um boom econômico. Naquele contexto se tornava muito conveniente criar um autódromo, porque se criariam condições de visibilidade internacional. Portanto, essa é uma das primeiras motivações”, lembra Elias Manoel da Silva. O historiador destaca também que, em 1972, Emerson Fittipaldi vinha em uma crescente, que resultaria no primeiro título do país na Fórmula 1. Essa liderança do piloto foi outro fator importante para a decisão de erguer um autódromo na capital federal. “Nós tínhamos um herói nacional, representando aquilo que o Brasil mais gosta de ter, que é ganhar pódio, estar em primeiro lugar. Então, ao construir o autódromo, a gente não pega só o contexto do milagre econômico, o contexto político, vai aproveitar também esse efeito Fittipaldi, essa liderança e essa visibilidade internacional para trazer também para dentro do nosso país”, acrescenta o historiador do Arquivo Público do DF. Emerson Fittipaldi, no auge da carreira, foi o grande vencedor da corrida inaugural do Autódromo Internacional de Brasília | Foto: Arquivo Público Coincidência ou não, Emerson Fittipaldi foi o vencedor da corrida inaugural do Autódromo Internacional de Brasília, uma disputa extra, que não valia pontos para o campeonato da Fórmula 1. A vitória consagrou o triunfo do brasileiro, que, no fim de semana anterior, havia vencido o GP de Interlagos e acabou se firmando como bicampeão da F1 naquele ano. Dentro dos boxes do GP de Brasília também estaria o maior piloto da história da capital: Nelson Piquet, o tricampeão mundial de Fórmula 1, que depois daria nome ao autódromo. Na época, ainda como mecânico, Piquet assistiu à disputa dos boxes contratado pela Brabham do argentino Carlos Reutemann, maior rival de Fittipaldi. “Foram 14 anos até a consolidação do autódromo. Infelizmente, JK não esteve presente para viver isso. Mas temos um volume tão grande de histórias, desde antes da construção de Brasília, que é quase como se esse começo do autódromo desse vazão para todos esses pilotos e pessoas envolvidas com o automobilismo, porque começamos a viver o momento de ouro do automobilismo brasileiro, com a sequência de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e, em não muito tempo, Ayrton Senna. Então, é uma história muito bonita formada aqui em Brasília”, analisa Tambelini. Detalhes da construção "O Autódromo de Brasília estava fechado há cerca de 11 anos, e, agora, a população volta a ter acesso a um importante local de entretenimento que foi palco de grandes eventos históricos e de grandes shows" Adalberto Scigliano, superintendente do Arquivo Público do DF O complexo automobilístico de Brasília começou a ganhar forma no fim da década de 1960, quando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), então presidido por Cláudio Starling, deu início à construção do autódromo. O projeto, assinado pelo engenheiro Samuel Dias, nasceu de uma pesquisa realizada pela equipe técnica durante o Grande Prêmio da Argentina de Fórmula 1, ocasião em que dirigentes e profissionais do automobilismo foram ouvidos para identificar as melhores características de uma pista moderna e competitiva. Entre as lições colhidas, destacou-se a importância de um traçado extenso e veloz, conceito que orientou a criação, resultando em um circuito inovador e que, há 50 anos, já emulava as dimensões oficiais dos dias de hoje: são 5.384 metros de extensão. Passadas quase cinco décadas, o traçado original foi modernizado pela primeira vez, em uma reforma estrutural promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que investiu R$ 60 milhões. [LEIA_TAMBEM]A reabertura oficial, marcada para o dia 30 deste mês, carrega um simbolismo histórico: assim como em 1974, o retorno das atividades no autódromo ocorrerá poucos dias após o Grande Prêmio de Interlagos de Fórmula 1, em São Paulo. Dessa vez, no entanto, quem vai acelerar na pista brasiliense será a Stock Car, com a penúltima etapa nacional da temporada 2025. “Acima de tudo, isso revela um compromisso da atual administração em resgatar eventos e locais históricos para a história de Brasília. O Autódromo de Brasília estava fechado há cerca de 11 anos e, agora, a população volta a ter acesso num importante local de entretenimento que foi palco de grandes eventos históricos e de grandes shows. Acho que isso é que é importante: resgatar e trazer a uma geração que desconhecia a importância do autódromo, que desconhecia o que aconteceu nesse autódromo; e, com isso, a gente retorna a mais uma parte importante, que vai trazer ainda muitas alegrias para o Distrito Federal”, destaca o superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Adalberto Scigliano. *Colaborou Geovanna Gravia  

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