GDF concentra obras de conexão de ciclovias em trechos da Estrutural, Vicente Pires e Pistão Norte
As obras de expansão e integração das ciclovias da capital federal seguem sendo executadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), para cumprir o plano Vai de Bike, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). O contrato prevê a criação de 39 km de ligação entre as pistas desde a Candangolândia até a Estrutural. Um total de 20 km já foi executado. O investimento total é de aproximadamente R$ 8 milhões. Atualmente, os trabalhos se concentram na Estrutural, entre a pista principal e a marginal de Vicente Pires, sentido Brasília. Lá, as equipes atuam fazendo a terraplanagem do trecho de 6 km, desde o viaduto da BR-070, localizado ao final do Pistão Norte, até o viaduto da Cidade Estrutural, e depois do viaduto da cidade até a ciclovia da DF-087, a chamada Estrada Parque Jóquei Clube, numa conexão inédita com a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). “Não tínhamos essa ciclovia ligando ao Pistão Norte. Vamos fazer essa conexão com uma pequena derivação com a que já existe na DF-087. Então será possível sair do Pistão Norte, descer a marginal da Vicente Pires e acessar a DF-087 até a EPTG”, explica o diretor do 3º Distrito Rodoviário, o engenheiro civil Jarbas Silva. Asfalto já está pronto na ciclovia do Pistão Norte | Foto: Divulgação/DER-DF No Pistão Norte, o asfalto está pronto e a sinalização horizontal está perto de ser finalizada. No trecho entre o Núcleo Bandeirante e o Pistão Sul, a sinalização já foi concluída. “Começamos conectando a ciclovia da Candangolândia com o Núcleo Bandeirante. Depois, com o Riacho Fundo até o Pistão Sul e, agora, com o Pistão Norte, Cidade Estrutural e a EPTG. Todo o trecho da Candangolândia até o Pistão Sul está todo sinalizado. Também fizemos uma derivação da ciclovia do Núcleo Bandeirante até o Park Way e Arniqueira, chegando até Águas Claras”, explica Silva. O projeto Vai de Bike tem como objetivo integrar as diversas regiões da cidade, promovendo uma mobilidade mais segura aos ciclistas. Hoje, o DF conta com a segunda maior malha cicloviária do país, totalizando 727 km.
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Ações de educação no trânsito alcançam mais de 1,1 mil pessoas no fim de semana
Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu diversas ações educativas em seis regiões administrativas, com o objetivo de conscientizar condutores, pedestres e comunidade escolar sobre a importância da segurança viária. Ao todo, 1.130 pessoas foram alcançadas pelas atividades. As ações ocorreram no Plano Piloto, Gama, Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, Lago Sul e Brazlândia. Em cada local, as equipes da Diretoria de Educação de Trânsito realizaram abordagens educativas, palestras, apresentações teatrais e distribuição de material informativo, reforçando temas como direção segura, respeito às leis de trânsito e prevenção de acidentes, especialmente no período chuvoso. Ações educativas do Detran-DF alcançaram 1.130 pessoas ao longo de final de semana, em seis regiões administrativas | Foto: Divulgação/Detran-DF Na sexta-feira (31/10), a programação começou com o evento Coletivo Responsável, na Cidade Estrutural, voltado a condutores de transporte coletivo. A atividade contou com uma palestra sobre segurança viária, orientando os profissionais sobre boas práticas no trânsito e cuidados durante a condução. Cerca de 40 motoristas participaram da ação. No mesmo dia, a equipe também esteve em Ceilândia, onde apresentou um espetáculo teatral no Cepi Papagaio, voltado a crianças de 2 a 4 anos. A peça utilizou linguagem lúdica para reforçar noções de segurança e cidadania no trânsito desde a infância. [LEIA_TAMBEM]Ainda em Ceilândia, na sexta e no sábado (1º/11), o Detran-DF participou da 63ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão, levando atividades educativas, palestras sobre primeiros socorros, orientações sobre direção segura em dias de chuva e teatro educativo. A ação reuniu cerca de 300 pessoas entre condutores e pedestres. As atividades seguiram durante o fim de semana, com atendimentos em outras regiões — Brasília, Gama, Sol Nascente, Lago Sul e Brazlândia — ampliando o alcance das ações de conscientização promovidas pelo Detran-DF. Resumo do público alcançado · Brasília: 260 pessoas · Gama: 100 pessoas · Ceilândia: 490 pessoas · Estrutural: 40 pessoas · Sol Nascente: 80 pessoas · Lago Sul: 85 pessoas · Brazlândia: 75 pessoas *Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
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CEF 102 da Asa Norte recebe criadores da aprendizagem criativa
O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 da Asa Norte recebeu, na última quinta-feira (30), uma visita especial: o professor Mitchel Resnick e o pesquisador Leo Burd, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Referências internacionais em inovação educacional e criadores do conceito de aprendizagem criativa, eles conheceram de perto os projetos pedagógicos da escola, reconhecida como um dos principais exemplos de transformação educacional no Distrito Federal. Os pesquisadores participaram da 5ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, cuja abertura ocorreu no Centro Sesi de Formação em Educação, no Setor Bancário Norte, com a palestra magna “Por que precisamos, mais do que nunca, de aprendizes criativos, curiosos, conscientes e colaborativos?”. Presente ao evento, a diretora do CEF 102 Norte, Viviane Lima, convidou os cientistas a visitarem a escola, que se inspira diretamente nos quatro princípios da aprendizagem criativa — projetos, paixão, pares e pensar brincando —, iniciativas que orientam a construção de experiências significativas no ambiente escolar. O pesquisador Leo Burd e o professor do MIT, Mitchel Resnick, visitaram o CEF 102 Norte, que se inspira na aprendizagem criativa | Fotos: Bruno Grossi/SEEDF “Buscamos criar oportunidades em que os estudantes desenvolvam algo que faça sentido para eles, trabalhem em colaboração com os colegas e aprendam de forma divertida e experimental. Quando o aluno se envolve com um projeto que desperta sua paixão, o aprendizado torna-se mais profundo e prazeroso”, afirmou Viviane. Durante a visita, Resnick destacou a importância de conhecer experiências inovadoras e fortalecer laços entre escolas e universidades em torno de um mesmo propósito educativo. “Foi inspirador visitar a escola, conhecer a diretora e ver de perto o trabalho que estão desenvolvendo”, declarou. Para o professor, o desenvolvimento da criatividade nas escolas é essencial diante das transformações aceleradas do mundo contemporâneo. “Para que desenvolvam sua criatividade, precisamos dar às crianças oportunidades reais para criar — seja escrevendo, contando histórias animadas no computador ou explorando outras formas de expressão”, afirmou. Resnick também é o criador do Scratch, linguagem de programação visual e comunidade online que permite que jovens de todo o mundo criem suas próprias histórias interativas, jogos e animações. Ele defende que a aprendizagem criativa, inspirada no modelo do jardim de infância tradicional, deve ser estendida para todas as idades em um processo contínuo de imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir. Durante a visita aos laboratórios do CEF 102 Norte, Resnick destacou a importância de fortalecer laços entre escolas e universidades Referência em inovação Durante a visita, Resnick e Burd conheceram o Projeto #102Inova, criado em 2021 pela diretora Viviane Lima. A iniciativa busca resgatar o interesse dos estudantes pela aprendizagem e promover a transformação dos espaços escolares, das práticas pedagógicas e das relações humanas. Para o pesquisador Léo Burd, a aprendizagem criativa nasce de projetos conectados à realidade dos estudantes e das comunidades. “Se queremos formar jovens preparados para o trabalho, para a democracia e para a vida, precisamos de uma educação diferente, uma que valorize projetos com sentido, colaboração e liberdade para explorar ideias de forma crítica e criativa”, afirmou. Burd elogiou o trabalho desenvolvido na escola, ressaltando que a inovação não depende de grandes recursos, mas de propósito e engajamento. “É muito inspirador ver o que está sendo feito aqui com os recursos que a escola tem. No sorriso das crianças, na forma como os professores interagem e no clima da escola, a gente percebe o impacto dessa transformação.” Para 2025, o CEF 102 Norte prepara-se para inaugurar um laboratório maker com canetas e impressoras 3D, somando-se aos já existentes laboratórios de informática e ciências naturais Ambiente humanizado Para a estudante do 9º ano Ana Clara Costa, 15 anos, estudar em uma escola que aposta em projetos de aprendizagem mudou completamente a forma como ela vê a educação. Acostumada a um modelo tradicional em que os alunos permaneciam o tempo todo em sala de aula, ela diz ter redescoberto o prazer de aprender ao participar das atividades. “Na escola antiga, era tudo muito parado, a gente só copiava do quadro e esperava o tempo passar. Aqui é diferente. As aulas têm jogos, experimentos, o professor leva a gente para o laboratório, e isso torna o aprendizado muito mais divertido. Até matemática fica interessante”, contou. Ana Clara destacou ainda que o modelo de salas temáticas e ambientes de aprendizagem contribui para o dinamismo do dia a dia escolar. “Quando a gente muda de ambiente, parece que o cérebro desperta. É como se dissesse: ‘Agora é hora de geografia, agora é de ciências’. Eu amo essa escola! Quero que outras pessoas conheçam e vivam essa experiência, que marca a gente para sempre”, afirmou. O projeto da escola apoia-se em três eixos principais: reorganização dos espaços físicos, tornando-os mais acolhedores; inovação das práticas pedagógicas, com metodologias ativas e projetos integradores; e valorização das relações humanas, fomentando o respeito e o protagonismo. “Queremos que o aluno sinta vontade de aprender e participar. A inovação aqui não está apenas na tecnologia, mas na forma como repensamos as relações”, destacou a diretora. Durante a visita à escola, Resnick e Burd conheceram professores e alunos do Projeto #102Inova, criado em 2021 Gincana gamificada Entre as ações já realizadas, a escola promove uma gincana gamificada inspirada na saga Harry Potter, em que os estudantes são divididos em quatro “casas” que acumulam pontos ao longo do ano, estimulando a participação em atividades esportivas e acadêmicas. A escola também se destaca como a primeira da rede pública do DF a adotar a plataforma educacional da Apple, com 30 iPads e parceria com uma consultoria educacional especializada. “Temos dois laboratórios móveis com equipamentos e aplicativos educacionais que podem ser reservados pelos professores, o que amplia muito as possibilidades de aula”, explicou Viviane. [LEIA_TAMBEM]Para 2025, o CEF 102 Norte prepara-se para inaugurar um laboratório maker com canetas e impressoras 3D, somando-se aos já existentes laboratórios de informática e ciências naturais. A professora de informática, Janaína Rosa Corsino, contou que a novidade tem despertado grande entusiasmo entre os estudantes. Segundo ela, a ideia começou a ser estruturada neste ano, em parceria com o Projeto Mais Ciência, da Universidade de Brasília (UnB), e já tem rendido atividades criativas. “Os alunos estão empolgados. Produziram maquetes de como gostariam que o laboratório fosse, com cortadoras a laser e outros equipamentos”, relatou. Para Janaína, o aprendizado por projetos está transformando a forma como os alunos se envolvem com o conhecimento e com o trabalho em equipe. O novo espaço, segundo ela, será um ambiente para desenvolver autonomia e pensamento criativo. “Os meninos poderão explorar a criatividade, colaborar uns com os outros e compartilhar ideias”, destacou a professora. *Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)
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Consultas nas UBSs do DF poderão ser marcadas via aplicativo Meu SUS Digital
A partir desta segunda-feira (3), está disponível o agendamento online de consultas com enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF por meio do aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde. A ferramenta passa a ser mais uma porta de entrada para os serviços do SUS no Distrito Federal, de forma simples e segura. O modelo foi implantado após testes conduzidos pela Secretaria de Saúde (SES-DF), que alcançaram mais de 20 mil usuários da atenção primária à saúde (APS) do DF. Na prática, o recurso oferece maior comodidade, reduz deslocamentos desnecessários e amplia as modalidades de acesso ao cuidado. Antes de implantar o novo sistema de marcação de consulta, a Secretaria de Saúde testou a novidade com 20 mil usuários | Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF Para a gerente de Qualidade na Atenção Primária da SES-DF, Lídia Glasielle, o sistema aproxima o cidadão do SUS. “O aplicativo traz conforto, acessibilidade e autonomia. É uma forma de agendar consultas de maneira simples, direta e segura, sem precisar ir à unidade apenas para marcar”, afirma. Segundo o enfermeiro Agilran Barreto, da Gerência de Qualidade na Atenção Primária da SES-DF, a ferramenta facilita o cuidado. “Essa funcionalidade incrementa o acesso às ações e serviços da Atenção Primária e pode minimizar impactos na rotina das pessoas, especialmente aquelas com mobilidade reduzida”. Como fazer o agendamento online No aplicativo Meu SUS Digital, a agenda da equipe médica pode ser consultada O usuário precisa baixar o aplicativo Meu SUS Digital (Android, iOS ou versão web) e entrar com seu login do Gov.br. O cidadão deve acessar o ícone “agendamentos” para visualizar a agenda digital do médico e enfermeiro da sua equipe de referência (eSF). Em seguida, o usuário poderá marcar data e horário conforme as disponibilidades previamente inseridas no prontuário eletrônico do paciente. As agendas ficam disponíveis para o usuário por um período de 30 dias. Novas vagas serão disponibilizadas diariamente, mesmo que as dos 29 dias anteriores ainda não tenham sido preenchidas. Serão três vagas reservadas para o agendamento online por profissional de saúde e turno de trabalho, ou seja, seis vagas para enfermeiro e seis vagas para médico por equipe de Saúde da Família (eSF) ao longo do dia. O usuário precisa manter o cadastro individual completo, preenchido em sua totalidade, atualizado e vinculado a uma eSF da UBS de referência. Além disso, para melhor comunicação do aplicativo Meu SUS Digital com o cidadão, é preciso cadastrar um e-mail válido. [LEIA_TAMBEM]O Governo do Distrito Federal disponibiliza o canal da Central de Relacionamento com o Cidadão – 160 (opção 6) para auxiliar usuários que tiverem dúvidas ou dificuldades com o aplicativo. A implementação será gradual. Fique atento ao cronograma e verifique quando a sua UBS passará a ofertar vagas digitais. O agendamento online não substitui o acesso presencial e a demanda espontânea. Ele é complementar e tem o objetivo de facilitar a vida do usuário e qualificar a gestão das agendas. Agendamentos não confirmados até 48h podem ser liberados para oferta presencial, contribuindo para reduzir faltas e otimizar as agendas. Veja o passo a passo para marcar consultas pelo aplicativo. *Com informações da Secretaria de Saúde do DF
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