Ações de educação de trânsito contemplam 575 pessoas no fim de semana
Entre sexta-feira (21) e domingo (23), 575 pessoas receberam orientações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) sobre como se comportar de forma segura ao trafegar pelas ruas. Apresentações teatrais, visita aos bares, palestras educativas nos parques e o projeto Bike em Dia foram destaque das atividades promovidas pela Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc). Atividades envolveram públicos de diferentes faixas etárias: foco é a segurança de todos | Foto: Divulgação/Detran-DF A sexta-feira começou com o Bike em Dia, em Taguatinga, onde 50 ciclistas participaram de palestra educativa sobre manutenção básica de bicicletas e regras de circulação segura. A seguir, o Rolê Consciente percorreu bares do Sudoeste e abordou 220 pessoas, orientando sobre os riscos da mistura de bebida alcoólica e direção. As abordagens em bares ocorrem de forma divertida, com a participação de repentistas e entrega de material informativo. Sábado foi dia de ação no Parque Riacho 4, no Riacho Fundo II, onde 150 pessoas assistiram à apresentação teatral com foco nas orientações sobre circulação em via pública, comportamento adequado no interior de veículos e circulação de bicicletas. Em Santa Maria, 75 condutores receberam orientações sobre direção defensiva e cuidados necessários com a manutenção veicular, com foco nos pneus. Já no domingo, 80 pessoas participaram do projeto Detran nos Parques, recebendo orientações sobre travessia segura, circulação de bicicletas e comportamento seguro no interior de veículos. *Com informações do Detran-DF
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Estudantes do curso de enfermagem da Escs apresentam projetos de intervenção
O campus de Samambaia da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) recebeu, na última semana, a Mostra de Enfermagem dos Projetos de Intervenção (Mepi), realizada por estudantes do curso. O evento foi prestigiado pelas diretoras da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e da Escs, além de profissionais e docentes da escola, que fizeram a avaliação dos trabalhos. Realizada anualmente com o objetivo de estimular o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a integração com a comunidade, a mostra de projetos também qualifica a formação do futuro enfermeiro e torna o processo de ensino mais completo e significativo. Esse formato foi pensado como um espaço de integração entre ensino, serviço e comunidade, permitindo que os estudantes apresentem os resultados das intervenções desenvolvidas ao longo da prática em saúde. A mostra de projetos também qualifica a formação do futuro enfermeiro e torna o processo de ensino mais completo e significativo | Foto: Divulgação/Fepecs A gerente de educação em saúde da Escs, Patrícia Archanjo Lopes, explica que “o projeto de intervenção realizado durante o curso de graduação em enfermagem é importante porque fortalece o aprendizado prático dos estudantes e aproxima a formação acadêmica da realidade dos serviços em saúde”. Segundo a docente, “a proposta surgiu da necessidade de valorizar os trabalhos realizados no território, compartilhar experiências, promover troca de saberes entre turmas e fortalecer a formação prática”. Escolha de temas e apresentação Os temas escolhidos pelos estudantes refletem demandas reais identificadas durante a vivência prática. Normalmente, eles fazem o levantamento situacional no campo, identificam problemas prioritários e, a partir disso, se debruçam sobre o assunto. Patrícia conta que “a equipe docente atua orientando, ajudando a delimitar o foco, garantindo coerência metodológica e alinhando o projeto às necessidades do serviço”. Ela garante que “há liberdade para a escolha do tema, mas sempre com acompanhamento e direcionamento técnico-pedagógico”. Engajados no projeto, os estudantes aplicam o Arco de Maguerez, seguindo todas as suas etapas: observação da realidade (problema), pontos-chave, teorização, hipótese de solução, aplicação à realidade (prática). Após a primeira etapa, que é justamente de observação da realidade, os estudantes identificam quais são as necessidades reais da equipe e da população atendida. A partir dessa análise, eles definem qual será o foco do projeto de intervenção, o que torna o trabalho mais significativo, tendo em vista que os estudantes conseguem perceber que suas ações têm propósito e respondem a demandas concretas de serviço. A fase de apresentação dos trabalhos foi realizada nos cenários de prática para a equipe e comunidade, e posteriormente, nas salas do campus de Samambaia, preparadas para receber docentes, profissionais e convidados. Os trabalhos foram avaliados seguindo aspectos como domínio conceitual consistente, objetividade e clareza, qualidade da apresentação, ética e respeito, e utilização do tema da apresentação, que teve o prazo máximo de 15 minutos. De acordo com Patrícia, “o evento permite que os docentes avaliem o desenvolvimento dos alunos, a pertinência das ações e o impacto gerado nos contextos em que atuaram”. *Com informações da Fepecs
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Formatura do RenovaDF reúne 1,5 mil alunos e marca início do Feirão do Trabalhador
Mais de 1,5 mil alunos participaram da formatura de conclusão do 3º ciclo de 2025 do maior programa de capacitação profissional do país. Por meio do RenovaDF, os participantes contribuíram para a recuperação de 161 equipamentos públicos em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Na entrega dos certificados, nesta segunda-feira (24), também foi inaugurado o Feirão do Trabalhador, no Eixo Monumental, com 4,2 mil vagas de emprego e serviços de orientação profissional para a população. Presente na solenidade, o governador Ibaneis Rocha destacou o impacto social do programa: “Dá orgulho ver o que vocês fazem nas ruas do Distrito Federal, a transformação das nossas cidades e o carinho da população ao receber as equipes do Renova. Tudo isso mostra a integração do grupo e a vontade de continuar ajudando. E quero deixar claro que vamos continuar. Estamos lançando mais um ciclo do Renova para qualificar mais pessoas que estarão com vocês nessa caminhada”. A vice-governadora Celina Leão enfatizou a importância de os alunos darem continuidade à caminhada profissional. “Não parem de se qualificar e de irem atrás de uma oportunidade. Saindo da formatura hoje, não deixem de passar nos estandes para serem empregados. Não desistam”. Presente na solenidade, o governador Ibaneis Rocha destacou o impacto social do programa | Foto: Renato Alves/Agência Brasília Dos 1.502 formandos, o motorista João Pedro Filho é um deles. O aluno celebrou a conclusão do curso e contou como chegou até o programa. “Soube por meio de uma amiga minha. Para mim foi ótimo. Eu pensei que nem seria selecionado, mas foi excelente. Eu recomendo para todo mundo”, disse. Aos 66 anos de idade, ele destacou como o RenovaDF abre portas tanto para jovens quanto para trabalhadores mais experientes. “Eu já sou aposentado, mas indico às pessoas mais jovens que procurem o Renova, porque eles vão se dar bem. A oportunidade abre mais um campo de trabalho para quem está em busca.” Para além da entrega de certificados, a cerimônia de formatura abriu caminho para outra política pública voltada à geração de oportunidades. A inauguração do Feirão do Trabalhador, que reúne empresas contratantes e profissionais em busca de recolocação. A iniciativa ficará até a próxima sexta-feira (28) entre a Biblioteca Nacional e o Sesi Lab, no Eixo Monumental, com 4,2 mil vagas de emprego, serviços de orientação profissional, elaboração de currículos, capacitações e encaminhamentos. Com foco na inclusão produtiva, a ação também conta com palestras conduzidas por especialistas de diferentes áreas, ampliando o acesso à qualificação e fortalecendo as chances de inserção no mercado. Qualificação em alta Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), o RenovaDF é reconhecido como uma das principais políticas públicas de inclusão produtiva do Distrito Federal. O modelo alia cursos profissionalizantes ao aprendizado prático de conservação. Além de formar trabalhadores para as demandas atuais do mercado, o programa abre portas para quem mais precisa, como pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema prisional. A aposentada Maria do Socorro Miranda, de 74 anos, comemorou o desempenho no curso e a experiência com a equipe | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, destacou o impacto das iniciativas. “O lançamento da feira é extremamente importante, aqui é um espaço voltado para o trabalhador. São 4.232 vagas de trabalho sendo disponibilizadas durante todo o feirão. Aqui também faremos vários eventos: um deles é a formatura do Renova, com mais de 1,6 mil alunos. Amanhã é o lançamento com mais de duas mil vagas do próximo ciclo. Já são mais de 12 mil oportunidades de qualificação profissional em todo o DF. O nosso objetivo é que a pessoa possa vir, fazer seu cadastro, sentar em frente aos recrutadores de mais de 65 empresas e ser contratada. Queremos que, no Natal, vocês já passem com o primeiro salário na conta”, pontuou o chefe da pasta. Esta edição do programa percorreu as cidades de Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Plano Piloto, São Sebastião e Paranoá. As ações deram uma cara nova às quadras poliesportivas, praças, parques, parquinhos infantis, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), jardins, campos sintéticos e diversos outros espaços de convivência. Dos 1.502 formandos, o motorista João Pedro Filho é um deles. O aluno celebrou a conclusão do curso Também formanda, a aposentada Maria do Socorro Miranda, de 74 anos, comemorou o desempenho no curso e a experiência com a equipe. “Foi tudo com sucesso, positivamente. Eu já estava querendo trabalhar e gostei muito. Foi tudo maravilhoso. Eu pintava, limpava, tirava os arames… Enfim, fazia de tudo”, contou. Ela destacou que o programa ajudou a provar que a idade não limita o aprendizado. “Eu tirei dez na prova. A idade não é um problema e eu vou continuar trabalhando”, compartilhou a aposentada. Desde 2021, o RenovaDF alcançou 30 regiões administrativas, qualificou cerca de 30 mil estudantes e possibilitou a manutenção de mais de 2,9 mil equipamentos públicos. O 4º ciclo de 2025 está previsto para começar ainda em novembro e contará com aproximadamente dois mil alunos.
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Escola Superior de Ciências da Saúde é premiada em congressos de iniciação científica
A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) conquistou um importante reconhecimento no 31º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e no 22º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, com a premiação do trabalho “Mapeamento geoespacial municipal de domicílios do Cadastro Único sem acesso adequado ao saneamento básico”, desenvolvido pela docente e orientadora Vanessa Viana Cardoso e pela discente Sarah Margittay — bolsista do Programa de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (PIC/AF), da 4ª série do curso de medicina. O estudo, baseado em uma das maiores bases de dados sociais do país, analisou mais de 40 milhões de famílias brasileiras e identificou os municípios com maior risco sanitário. A partir desse conjunto de dados, a dupla elaborou mapas capazes de apontar localidades onde a falta de saneamento domiciliar coloca famílias em situação de vulnerabilidade sanitária. A discente explica que a pesquisa partiu de uma premissa fundamental: a ausência de saneamento básico adequado aumenta significativamente a exposição a doenças relacionadas a agravos ambientais. Para compreender a dimensão do problema, o trabalho utilizou métodos estatísticos de análise espacial, construindo mapas detalhados que evidenciam os territórios mais vulneráveis. Vanessa Viana Cardoso e Sarah Margittay foram premiadas no 31º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e no 22º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal | Foto: Divulgação/Fepecs Política institucional de formação científica A conquista destaca o papel estruturante do PIC/Pibic da Escs, que promove a inserção dos estudantes na metodologia científica, fomenta a produção acadêmica e incentiva a criação de equipes de pesquisa qualificadas. O programa conta com diferentes modalidades de bolsas: PIC/Fepecs, PIC-AF/Fepecs, Pibic/CNPq e Pibic-Af/CNPq, incluindo ações afirmativas destinadas a estudantes que ingressam na Escs por meio do sistema de cotas. A discente ressalta que o reconhecimento nos congressos fortalece o trabalho acadêmico e social do projeto desenvolvido. Para Sarah, ser premiada reforça o valor do esforço científico ao longo da construção do estudo. “É muito bom ter o trabalho reconhecido, pois isso mostra que estamos no caminho certo e que o que produzimos realmente tem relevância”, afirma. O projeto terá continuidade em 2026, com a investigação das Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado (DRSAI), aprofundando os impactos achados e ampliando sua contribuição para políticas públicas de saúde. [LEIA_TAMBEM]A orientadora do projeto afirma que “a premiação destaca a relevância social e científica da investigação produzida na Escs e reforça o compromisso institucional com a formação dos futuros profissionais da saúde e jovens pesquisadores, em consonância com o reconhecimento dado pelos congressos aos melhores trabalhos apresentados”. Impacto institucional O resultado obtido pela Escs evidencia o empenho com a pesquisa científica e com a formação de profissionais críticos, investigativos e alinhados às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, participaram 230 estudantes da Escs, dos cursos de enfermagem e medicina, com a apresentação de 156 trabalhos, que receberam 38 menções honrosas e oito indicações para premiação. O PIC/Pibic consolida-se, assim, como um pilar regulatório e estratégico da escola, estruturando políticas de pesquisa, fortalecendo a cultura científica e ampliando o protagonismo dos estudantes nos cenários acadêmico e social. *Com informações da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs)
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