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Plano de Intervenção Urbana do SIA é apresentado à população

O Plano de Intervenção Urbana (PIU) do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) foi apresentado à população pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que mostrou as propostas de melhorias para a região. A iniciativa prevê desde a requalificação de calçadas, ciclovias e estacionamentos, até medidas para incentivar o desenvolvimento econômico local. O estudo foi elaborado pela equipe técnica da Seduh e apresentado à comunidade na noite dessa quarta-feira (24), em audiência pública no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Distrito Federal (Sinduscon-DF), no SIA Trecho 2/3. O evento também foi transmitido pela pasta no YouTube, no canal Conexão Seduh. As propostas foram feitas após a equipe técnica realizar visitas in loco e ouvir demandas da população e da Administração Regional. No caso específico do SIA, a ideia é dinamizar a região para oferecer mais do que apenas lotes comerciais e industriais, como pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz. “O objetivo é darmos vida à cidade”, afirmou Marcelo Vaz. “O SIA é uma região administrativa bastante específica. Praticamente não tem residências, a não ser uma ocupação irregular. Então, os lotes são eminentemente comerciais e industriais. Com a população um pouco mais diminuída, o interesse é muito mais empresarial”, ressaltou. O estudo foi elaborado pela equipe técnica da Seduh e apresentado à comunidade na noite dessa quarta-feira (24), em audiência pública no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Distrito Federal | Foto: Divulgação/Seduh-DF Nesse sentido, o administrador regional do SIA, Bruno Oliveira, destacou que a região é responsável por 57% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado no Distrito Federal. “Temos que ter a preocupação de melhorar cada vez mais a nossa cidade, dar uma condição para o empresariado trabalhar, porque aqui é onde se gera emprego e renda que será investida no DF. Por isso, esse momento é de suma importância para o SIA”. Para o desenvolvimento do PIU, o método adotado baseou-se na análise comparativa entre a cidade legal (planejada) e a cidade real (situação atual). Inicialmente, realizou-se o levantamento e a sistematização de dados para identificar as deficiências e potencialidades da região. A partir da consolidação dessas informações, foram feitas análises técnicas que subsidiaram a definição das estratégias para a requalificação urbana. Propostas Entre as propostas estão a requalificação do sistema viário e de canteiros centrais, além de melhorias nos espaços livres de uso público (Elups). O texto também propõe a criação de 57 estacionamentos, a implantação de 22 que nunca foram executados, e a reforma de outros 252, uma das principais demandas do setor. Quanto à acessibilidade e mobilidade urbana, está prevista a construção de calçadas acessíveis em setores como os de Oficinas Norte (SOFN) e de Transportes Rodoviários e Cargas (STRC). Também é proposto que a ciclovia existente na parte sul do SIA, localizada na via marginal da Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), seja interligada com a malha cicloviária já existente nas proximidades, como a do Guará, por exemplo. “Com base em análises técnicas, será possível otimizar a área pública, melhorar as condições de acessibilidade, viabilizar a qualificação dos espaços públicos e contribuir para a qualidade urbana da cidade”, garantiu a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh, Letícia Luzardo. “Temos que ter a preocupação de melhorar cada vez mais a nossa cidade, dar uma condição para o empresariado trabalhar, porque aqui é onde se gera emprego e renda que será investida no DF. Por isso, esse momento é de suma importância para o SIA” Bruno Oliveira, administrador regional do SIA Luos O evento também foi uma oportunidade para apresentar a minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) que propõe alterações à Lei Complementar nº 948/2019, que trata da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Para isso, serão acrescentadas à norma algumas das mudanças previstas no PIU do SIA, como alteração de usos e adequações de lotes. Como a região apresenta predominância industrial, comercial e de prestação de serviços, uma das propostas é a alteração de usos no SOF Norte para permitir residências, assim como alguns já permitem atualmente. Outro exemplo trata de dois grandes lotes em frente à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), cada um com mais de 100 mil², onde está prevista a possibilidade de fazer um estudo de reparcelamento das áreas, que pode prever no futuro o uso residencial. “Entendemos que seria interessante, até espelhando o que acontece hoje no Park Sul, essa possibilidade de uso residencial no SOF Norte, onde já tem, inclusive, à beira da pista, essa possibilidade em lotes menores. Os lotes maiores passam a ter também essa possibilidade”, informou Marcelo Vaz.[LEIA_TAMBEM] Presente na audiência, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Ovídio Maia, elogiou o Plano de Intervenção Urbana do SIA. “Esse é uma das melhores iniciativas que a Seduh está capitaneando. Entender quais são os problemas da cidade e buscar as soluções é a melhor coisa, porque a cidade é viva. E essa iniciativa de dinamizar é muito importante”, destacou. A minuta do projeto de lei e os relatórios técnicos estão disponíveis no site da Seduh, na seção sobre Audiências Públicas. Trâmite As sugestões da população feitas durante a audiência serão consideradas para a elaboração do texto final da proposta do PIU do SIA. Em seguida, o Plano passará pela deliberação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan). Essa será a última etapa no Poder Executivo antes de ser enviado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).   *Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

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Servidor da Novacap supera cegueira para enfrentar desafio ciclístico

Parece uma bicicleta, mas não é bem isso. São 30kg de ferro bruto que separam as duas rodas aro 26. Dois bancos, duas coroas com pedais e dois guidões. Ela está mais para um engenhoca geminada para dar asas ao sonho da dupla Didi e Zaca. Silomar, o “Didi”, assume a dianteira, a função do guia, enquanto Genival, o “Zaca”, totalmente cego, acomoda-se logo atrás. Pedalam juntos para empurrar essa quase bike pelos muitos quilômetros que percorrem de três a quatro vezes por semana. “Quando eu enxergava, eu já corria e pedalava. Depois da cegueira, eu precisei recomeçar na atividade física. Eu conheci cegos que andavam sozinhos para a rodoviária, voltavam, iam com aquela bengalinha para cima e para baixo e eu falei: ‘Ô, meu Deus, eu também vou conseguir isso. E consegui”, relembra Genival Ribeiro, 57 anos, que, em 26 de outubro, compete no Festival Pedal sem Fronteira, um desafio de 100 km, em Luziânia (GO). Neste mês de setembro destaca-se o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências, celebrado no último dia 21, vale lembrar que Genival é um dos cerca de 200 deficientes visuais que trabalham na Novacap. No último fim de semana, a dupla percorreu 160 quilômetros, na Prova Rota 66, em Valparaíso (GO). Eles cumpriram o percurso em cerca de sete horas, com uma velocidade média de 22,7 km/h e máxima de 70,6 km/h. “Foi uma grande resultado, pois fazemos isso em dupla e com uma bicicleta sem as condições adequadas. Muita gente levou 10 horas para fechar o trajeto”, explica o atleta com deficiência. Auxiliar de serviços gerais do Viveiro 1 da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) desde 1992, Genival, de 57 anos, tinha 22 quando perdeu a visão em um acidente automobilístico. Numa corrida de carros, chocou o carro que dirigia em um poste, o que fez com que os cacos de vidro do para-brisas acabassem perfurando seus globos oculares. A dupla Didi e Zaca prova que não há barreiras para a superação com a bicicleta adaptada | Foto: Divulgação/Novacap “Até esse momento, eu enxergava tudo, dependia só de mim mesmo e de Deus. Depois disso, comecei a depender de todo mundo. Ficou tudo escuro”, lamenta Genival. Contudo, foi no esporte que encontrou sua nova luz. Retomou as corridas de atletismo, que fazia desde os 17 anos, e começou a pedalar. Tem sido assim desde novembro de 2023, quando montou a parceria com Silomar Rodrigues de Matos, de 48 anos, para ser seu guia na bicicleta. “Cheguei para buscá-lo às 6 horas e fomos pedalando até o DV na Trilha, um projeto para inserir pessoas com deficiência visual no esporte. Lá, a responsável pela iniciativa pediu para que fizéssemos uma autodescrição com o objetivo de ajudar aos demais a imaginar nossa fisionomia. Eu disse ao Genival que algumas pessoas já me disseram que eu pareço com o Didi, dos Trapalhões, pois era alguém que ele sabia da aparência. Então ele ficou me chamando de ‘Didi’ e eu disse ‘se eu vou ser o Didi, então você, que é menorzinho, vai ser o Zaca, de Zacarias. E assim nasceu a dupla Didi e Zaca”, conta Silomar. Juntos, já participaram de algumas provas e desafios, tanto com diferenciação para pessoas com deficiência (PcD), quanto competindo com todo tipo de ciclistas. Alguns destaques são a Trilha Rota 60 em Abadiânia, o Brevet Vale Perdido, o 7º Desafio do Engenheiro de MTB (Mountain Bike), Desafio do Pelotão da Fé e a competição entre DVs no Bike Camp 2024 da Torre de TV, na qual ficaram com o segundo lugar. Enquanto isso, 2026 já reserva uma infinidade de trajetos para a dupla. Rotina de campeão “Eu acordo às três da manhã e lavo toda a louça para ajudar com as tarefas domésticas. Depois, encaro uma hora de musculação com alguns pesos que construí. Então, minha esposa acorda e passa um cafezinho para nós, e às quatro e meia já estamos aquecidos e saímos para correr”, diz Genival, sorrindo. Os dois correm de 10 a 12 km escutando moda de viola sertaneja até às 5h30, quando retornam para se aprontar para o trabalho. “Tomo um banho e minha esposa me leva até o BRT, que me leva até a Novacap, onde eu entro às 8h e trabalho até às 17h”, explica. Quando retorna para casa, troca-se rapidamente para esperar por Silomar para mais uma rotina de treinos pelas ruas do Distrito Federal. “A gente pedala até quatro vezes por semana e faz uns 50 a 60 km em umas duas horas e meia. É normal. A cada 15 dias, aos sábados, saímos cedo para o nosso ‘longão’ de mais de 100 km”, conta o atleta com deficiência. Diferente do trabalho de Genival, que atua com reciclagem e reaproveitamento de mudas, Silomar trabalha com a poda de árvores, sendo parte da Divisão de Manutenção de Áreas Verdes (DMAV) da Diretoria das Cidades da Novacap. Ou seja, ele faz serviço externo todos os dias. Ele conta que o primeiro contato com Genival ocorreu durante uma assembleia, quando decidiram experimentar pedalar juntos. “Quando eu enxergava, eu já corria e pedalava. Depois da cegueira, eu precisei recomeçar na atividade física. Eu conheci cegos que andavam sozinhos para a rodoviária, voltavam, iam com aquela bengalinha para cima e para baixo e eu falei: ‘Ô, meu Deus, eu também vou conseguir isso. E consegui” Genival Ribeiro, servidor da Novacap “Às vezes, eles [deficientes visuais] acham que nós estamos os ajudando e nos doando para isso. Não. Na verdade, é o contrário, pois isso é uma ajuda enorme para quem guia. Ninguém tem noção do ganho e do crescimento. Somos uma dupla, e chega uma hora que o sincronismo entre nós é tão grande que me sinto como se estivesse pedalando sozinho. Às vezes, conseguimos nos entender sem precisar falar uma palavra”, ressalta Silomar. Desafios e próximos passos A participação nos desafios e provas acaba sendo comprometida pela questão financeira. Como PcD, Genival volta e meia recebe isenção de taxas para participar de competições, benefício que não costuma se estender a Silomar. “Para algumas competições que a gente participa, o DV na Trilha consegue isenção para ele, mas quem guia não recebe nada. Se eu quiser participar com registro, numeração no peito, chip e direito a medalha, eu preciso pagar a inscrição normalmente”, conta o guia. A bicicleta que a dupla utiliza, a Tandem aro 26, foi cedida pelo projeto DV na Trilha como forma de estimular a participação da dupla no projeto e nas competições. Contudo, o peso do equipamento e as rodas aro 26 dificultam a performance da dupla e é incompatível com a adição de componentes mais modernos, o que resulta em constantes manutenções. Em busca de maior performance, desempenho e competitividade, Didi e Zaca sonham com uma nova bicicleta, mais leve e com rodas aro 29, que aceite componentes mais modernos e reduza o peso total do equipamento para, pelo menos, 17kg. Além disso, almejam adquirir alguns equipamentos de proteção e segurança, como capacetes, óculos, roupas adequadas ao ciclismo, sapatilhas, mochilas de hidratação, luzes de sinalização traseira e dianteira, GPS para localização, câmaras de ar reservas, entre outros itens. A dupla estima que o investimento necessário, ao menos para adquirir uma bicicleta mais propícia para a atividade, esteja entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. Por isso, iniciaram uma vaquinha para que aqueles que se solidarizem com a iniciativa possam doar. A chave pix para doações é o email silomatos33@gmail.com (Silomar Rodrigues de Matos - Banco do Brasil), por meio do qual são aceitas doações de quaisquer valores. Os dois disponibilizam, ainda, a página do Instagram @olhospra2, por meio da qual é possível acompanhar o desempenho e a aventura dos ciclistas. Junto a isso, o número de telefone e WhatsApp (61) 98661-1508 pode ser utilizado para contato junto ao próprio Silomar. *Com informações da Novacap

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Mutirão nas quadras 700 da Asa Norte repara iluminação após furtos de cabos

A Companhia Energética de Brasília (CEB IPes) começou um mutirão para recuperar a iluminação pública nas quadras 700 da Asa Norte. A força-tarefa começou pelas quadras 708, 709 e 710, as mais afetadas por furtos de cabos e vandalismo nos últimos meses. A situação gera transtornos à população. Em muitos pontos, a CEB precisa refazer os circuitos do zero, o que torna o trabalho mais demorado. Só em 2025, já foram furtados mais de 66 quilômetros de cabos no DF. A Asa Norte lidera o ranking de furtos. Para tentar reduzir a ação de criminosos, CEB IPes tem adotado algumas estratégias: está substituindo postes por braços com luminárias, reforçando as soldas das tampas de acesso, trocando a fiação danificada e, nos locais onde o furto acontece com frequência, instalando fiação aérea. A CEB segue com os trabalhos e pede o apoio da população. Ao notar qualquer movimentação suspeita, é importante ligar para o 190 e acionar a Polícia Militar. A previsão é que o mutirão avance para outras quadras das 700 nas próximas semanas, conforme os reparos forem concluídos nas áreas mais críticas. *Com informações da Companhia Energética de Brasília (CEB IPes)

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Veículos de transporte por aplicativos do DF terão selo eletrônico de identificação em QR Code

Os veículos que fazem transporte por aplicativo vão ter que possuir adesivo em QR Code que permitirá aos passageiros acessarem informações para aumentar a segurança, a transparência e a confiança no serviço prestado à população. O prazo para os prestadores e empresas operadoras do Sistema de Transporte Individual de Passageiros (STIP) implantarem a medida é de 90 dias, conforme determinado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) em portaria publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial do DF. O adesivo deverá ser fixado no para-brisa do veículo, em local visível tanto para passageiros quanto para agentes de fiscalização. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a medida reforça o compromisso da pasta em modernizar e garantir maior transparência no transporte individual por aplicativos. “O QR Code trará mais segurança para usuários, motoristas e para a fiscalização, ao permitir a verificação instantânea da regularidade do serviço”, explica. O prazo para os prestadores e empresas operadoras do Sistema de Transporte Individual de Passageiros (STIP) implantarem a medida é de 90 dias | Foto: Divulgação/Semob-DF Segundo a norma, o código poderá ser lido por qualquer smartphone comum, de forma que o passageiro poderá ter acesso a informações básicas como autorização e nome do motorista, além da placa e do modelo do carro. O QR Code também vai facilitar a consulta completa pelos agentes de fiscalização, com dados atualizados em tempo real, como número da autorização vigente, foto do prestador e vínculo com a empresa operadora. O sistema contará com mecanismos de segurança da informação e criptografia, para evitar clonagem ou falsificação, e respeitará integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que dados sensíveis sejam acessados apenas por autoridades competentes. Inicialmente, a fiscalização terá caráter educativo para adequação dos motoristas e esclarecimentos aos passageiros. Após o prazo estipulado de 90 dias, o descumprimento das normas implicará sanções administrativas, que podem variar de multas até a apreensão do veículo em casos de transporte não autorizado. *Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

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Comunicação sem barreiras marca o Dia Nacional do Surdo

Quando chegou ao Hospital de Base (HBDF), José Borges Filho não sabia se conseguiria se comunicar com a equipe. Surdo, já havia enfrentado inúmeras barreiras em outros lugares. Desta vez, porém, foi diferente. “Me sinto bem e acolhido. São raros os lugares onde vou e sou recebido por alguém com capacidades para me atender”, disse. O simples gesto de ser compreendido trouxe não apenas alívio, mas dignidade ao seu tratamento. Se do lado de José está a experiência de quem busca cuidado, do outro está a história de quem oferece esse cuidado diariamente. Gilson Batista Sousa Junior, 28 anos, residente de ortopedia do HBDF, convive com deficiência auditiva desde os dois anos, consequência de uma meningite. O que poderia ter sido uma barreira, ele transformou em força para seguir na medicina. “Cada dificuldade pode se transformar em uma oportunidade de superar barreiras e mostrar que a inclusão é sim possível”, afirma. As histórias de José e Gilson se somam ao trabalho de quem torna o Hospital de Base mais acessível. James de Souza Batista, recepcionista da Hematologia desde 2018, é fluente em Libras e se tornou essencial no atendimento a pacientes surdos. Foi ele quem acolheu José, traduzindo sentimentos em gestos capazes de transformar a experiência hospitalar. As histórias de José e Gilson se somam ao trabalho de quem torna o Hospital de Base mais acessível | Foto: Divulgação/IgesDF James não nasceu dentro da comunidade surda, mas fez da Libras uma ponte para o cuidado. “Sinto-me privilegiado por saber que, ao chegar, o paciente tem alguém para auxiliá-lo. Coloco-me no lugar deles. Se eu chegasse em um lugar e não pudesse ser atendido, ficaria frustrado”, conta. Sua dedicação é tão reconhecida que outros setores o procuram com frequência para apoiar atendimentos. “James é sempre elogiado por todos os pacientes, sejam eles usuários de Libras ou não”, reforça Luiz Henrique Ramos, chefe do Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea. Para ele, James é mais que um profissional: é prova viva de como a inclusão transforma a saúde pública. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), tem buscado unir inovação, humanização e inclusão em sua rotina. Em maio de 2025, o residente Gilson recebeu um presente que mudou sua rotina hospitalar: um par de óculos de realidade aumentada, doado pela Associação Amigos do Hospital de Base. O dispositivo projeta legendas em tempo real, permitindo acompanhar conversas, reuniões e até procedimentos com mais autonomia. “Essa tecnologia me proporcionou mais independência e abre caminho para que outros médicos e estudantes surdos possam enxergar a medicina como um espaço totalmente possível”, relata. Em maio de 2025, o residente Gilson recebeu um presente que mudou sua rotina hospitalar um par de óculos de realidade aumentada | Foto: Alberto Ruy/ IgesDF Desafios enfrentados Apesar dos avanços, Gilson lembra que ainda há barreiras. “A maior dificuldade continua sendo a comunicação em situações rápidas, como nas emergências. Um avanço importante seria a implementação de estratégias de equipe com treinamentos prévios para diferentes cenários. O preparo da equipe contribui para um hospital mais inclusivo e eficiente”. No Dia Nacional do Surdo, comemorado nesta sexta-feira (26), o IgesDF mostra que a inclusão é construída por muitas mãos: as que acolhem, as que salvam, as que traduzem e as que lutam por acessibilidade. Como resume Gilson: “Nunca permita que o medo dos obstáculos seja maior do que o desejo de realizar seus sonhos”. *Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

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Oncoação reúne pacientes e comunidade em dia de prevenção e cuidado no HRT

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promoveu, nesta quinta-feira (25), a 12ª edição do Oncoação, evento voltado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer. A ação da Secretaria de Saúde (SES-DF) reuniu pacientes, familiares, profissionais de saúde e a comunidade em um dia de atendimentos, palestras e atividades de integração. O chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da SES-DF, Gustavo Ribas, destacou a importância de fortalecer a rede de atenção. “Nosso esforço é ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento desde a porta de entrada, que é a Unidade Básica de Saúde. A partir dela, o paciente percorre toda a linha de cuidado até o atendimento especializado. Trabalhamos para reduzir filas e garantir que o cuidado chegue de forma rápida e integrada”, afirmou. Programação Ao longo do dia, o público participou de rodas de conversa, orientações sobre prevenção do câncer, vacinação contra HPV para a faixa etária de 9 a 19 anos e agendamento de exames de rastreamento, como papanicolau e PSA (antígeno prostático específico). Também houve aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia e serviços de podologia. Palestras, conversas e oficinas aproximaram pacientes, familiares e profissionais de saúde | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF A programação contemplou ainda 50 consultas de rastreamento com dermatologista, cirurgião oncológico e mastologista. Outros 60 pacientes que aguardavam a primeira avaliação em oncologia também foram atendidos, reduzindo a espera e acelerando o início do tratamento. Entre os participantes estava Elaine Cristina Alves, 46 anos, em tratamento contra o câncer de mama no HRT desde março de 2024. “A iniciativa é excelente. Nos sentimos acolhidas, pois é um momento de apoio, especialmente para nós, pacientes oncológicas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Sentimos que somos valorizadas por saber que há um grupo que se preocupa conosco e nos oferece esse momento de lazer e acolhimento”, disse, emocionada. A ação contou com apoio da Secretaria da Mulher (SMDF), estudantes universitários e escolas técnicas, além da “Estação Cidadania”, formada por assistentes sociais da equipe de oncologia, que deram orientações sobre os direitos dos pacientes oncológicos. Oncoação no HRT reuniu pacientes, familiares, profissionais de saúde e a comunidade em um dia de atendimentos, palestras e atividades de integração O clima de leveza e confraternização foi reforçado pela banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), que animou o público. Oficinas de beleza, cortes de cabelo, maquiagem, confecção de lenços e turbantes e grupos de apoio psicológico completaram a programação. Para o chefe da oncologia do HRT, José Lucas Pereira Júnior, esse formato multiplica os impactos no cuidado. “O tratamento não se limita ao aspecto clínico. Quando família e comunidade estão engajadas, o paciente se sente apoiado e isso fortalece cada etapa do processo”, explicou. A iniciativa faz parte da campanha Setembro em Flor, promovida pela SES-DF em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), com foco na prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. Referência  O HRT é referência em oncologia no DF e no Centro-Oeste. Em agosto de 2025, foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com radioterapia. Com essa certificação, o hospital passa a receber também investimentos do Ministério da Saúde para ampliar e agilizar os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). *Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

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Caravana Cultural Itinerante chega a Arniqueira neste fim de semana

A Caravana de Cultura Itinerante chega a Arniqueira nesta sexta-feira (26) e promete um fim de semana repleto de música, brincadeiras, teatro infantil e shows — tudo gratuito. Além das apresentações, a programação conta com uma feira de artesanato e um parquinho de diversões para as crianças. O evento segue até domingo (28) no antigo terreno da Administração Regional de Arniqueira (SHA Conjunto 4, Área Especial), ao lado do Centro Educacional Infantil. A iniciativa é organizada pela OSCI Instituto Missão Hoje, com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Administração Regional de Arniqueira. O projeto Caravana de Cultura Itinerante passa por várias regiões administrativas com atrações para todas as idades | Fotos Paulo H. Carvalho/Agência Brasília Os shows principais estão programados para as noites de sábado (27) e domingo (28), a partir das 21h, com apresentações da dupla sertaneja Roni & Ricardo, da banda Cuscuz com Leite e do cantor Nego Rainner. “Cultura e educação são os maiores impulsionadores do desenvolvimento de um país. Apoiar essas iniciativas é fundamental para garantir oportunidades aos nossos jovens e fortalecer a identidade da nossa cidade”, afirmou a administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino. Programação Sexta-feira (26) 10h -  Contação de histórias 11h -  Teatro Arte Tudo 16h -  Mágico Tio André Sábado (27) 20h – Artista local 21h – Banda Cuscuz com Leite 22h – Nego Rainner Domingo (28) 20h – Artista local 21h – Roni & Ricardo *Com informações da Administração Regional de Arniqueira  

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Prazo para contribuição ao PDTU termina no dia 30 de setembro

Com base em pesquisas e nas contribuições da população durante as oficinas realizadas nas 35 regiões administrativas do DF, o projeto de elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) já conta com 884 propostas sistematizadas pela equipe técnica. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) vai receber manifestações por escrito até o próximo dia 30 de setembro, abrindo espaço para aqueles que não puderam participar das oficinas presenciais. A participação da comunidade é vista como fundamental para o sucesso e a adequação dos planos. Como reforçado pelo secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, o projeto será consolidado após a análise de todas as contribuições recebidas. “A modelagem do sistema de transporte será com base nos dados que estão em análise pela equipe técnica, incluindo as manifestações que chegarem até o fim deste mês. Todos os dados e informações disponíveis serão analisados para consolidar as propostas que vão compor o projeto final que será debatido nas audiências públicas”, afirmou Zeno. Propostas devem ser enviadas até o dia 30 de setembro | Foto: Arquivo/Agência Brasília Após o encerramento do prazo para as contribuições escritas, a equipe técnica da Semob-DF iniciará um processo detalhado de consolidação, que incluirá a análise de todas as sugestões e a sistematização das ideias levantadas nas oficinas presenciais. O projeto será submetido a novas etapas de participação popular, com duas audiências públicas previstas antes do texto seguir para aprovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Propostas iniciais Com base em um diagnóstico robusto do sistema de mobilidade, nas contribuições já recebidas da população e em reuniões técnicas com órgãos competentes, a Semob-DF está construindo as propostas para o PDTU. Essas ideias iniciais foram apresentadas nas oficinas participativas, de 18 de agosto a 4 de setembro, e agora estão disponíveis online, permitindo que a população as conheça e continue a aprimorar. “A modelagem do sistema de transporte será com base nos dados que estão em análise pela equipe técnica, incluindo as manifestações que chegarem até o fim deste mês. Todos os dados e informações disponíveis serão analisados para consolidar as propostas que vão compor o projeto final que será debatido nas audiências públicas” Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade do DF Entre as propostas em desenvolvimento, a equipe técnica priorizou iniciativas que buscam melhorar a integração e a segurança para todos os modais de transporte. Destacam-se os Pontos de Integração, marcados em roxo no mapa interativo, que são pontos de ônibus com módulos adaptáveis para facilitar a conexão entre linhas e com outros transportes como metrô e bicicletas. Além disso, a Rede Cicloviária visa expandir e aprimorar a infraestrutura para bicicletas, com ciclovias (vermelho), ciclofaixas (laranja) e ciclorrotas (amarelo), projetadas com critérios técnicos para segurança e acessibilidade.[LEIA_TAMBEM] Outras ações importantes incluem as Ruas Completas, sinalizadas em azul, que propõem requalificações das vias para garantir infraestrutura adequada a todos os usuários, priorizando modos ativos e coletivos, especialmente em áreas de grande concentração de pessoas e comércios. As Zonas 30, em verde, são áreas onde a velocidade máxima será limitada a 30 km/h para priorizar a segurança de pedestres e ciclistas, especialmente em locais sensíveis como escolas e hospitais. Serão implementados mecanismos diversos para garantir essa redução de velocidade, como extensões de calçadas e mobiliário urbano de controle. Nesta primeira etapa de desenvolvimento, já foram apresentados 49 pontos de integração, 555 trechos de ciclovias, 131 trechos de ciclofaixas, 23 trechos de ciclorrotas, 41 trechos de ruas completas e 85 trechos de zonas 30. A equipe técnica continua a ajustar e complementar esses traçados iniciais com base nas contribuições da população. É possível visualizar as propostas no mapa interativo e deixar sua opinião no formulário online para ajudar a construir uma mobilidade mais segura, acessível e sustentável para todo o DF. *Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

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