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Projeto ‘Mulher, Não se Cale!’ leva ações contra violência de gênero às estações de metrô do DF

A Secretaria da Mulher (SMDF) lança, na próxima sexta-feira (26), a 4ª edição do projeto “Mulher, Não se Cale!”, em parceria com o Instituto Inside e apoio do Metrô-DF. A abertura, com divulgação das peças da campanha, será na Estação Galeria, às 10h, e marcará o início de uma série de atividades que se estenderão até janeiro de 2026. "Essa iniciativa demonstra a importância da atuação integrada entre governo, sociedade civil e parceiros institucionais, fortalecendo a rede de apoio e garantindo que as mulheres do DF saibam que não estão sozinhas. Nosso maior propósito é que cada mulher se sinta encorajada a denunciar, a romper o ciclo da violência e a acreditar que o GDF está ao seu lado para garantir segurança, dignidade e futuro." destaca a vice governadora Celina Leão.  No evento, aberto ao público, haverá estandes de acolhimento, distribuição de materiais com orientações sobre canais de denúncia e entrega de folders educativos, buscando ampliar a conscientização e fortalecer a rede de apoio às vítimas. As atividades também incluem ações de beleza, como maquiagem e massagem para os participantes. Em sua 4ª edição, projeto 'Mulher, Não se Cale!" levará estandes de acolhimento e distribuição de materiais com orientações sobre canais de denúncia a estações do Metrô-DF | Fotos: Vinícius de Melo/SMDF Para Giselle Ferreira, secretária da Mulher, levar essa iniciativa para dentro das estações, em parceria com o Metrô-DF, mostra que o enfrentamento à violência de gênero é uma causa coletiva, que exige comprometimento de todos. "Ao ocupar o transporte público e locais de grande circulação, conseguimos ampliar a conscientização de que a proteção à mulher é responsabilidade de todos e mostrar que elas não estão sozinhas, que o GDF está preparado para acolhê-las.” [LEIA_TAMBEM]Com expectativa de alcançar mais de 590 mil pessoas, entre público direto e indireto, a campanha segue até o dia 8 de janeiro de 2026 e terá três grandes frentes de atuação. Em oito estações estratégicas — como Taguatinga Sul, Shopping e Samambaia Sul — será realizada a campanha educativa com a veiculação de cartazes, banners e adesivos, que se estenderá aos trens até o dia 28 de dezembro. Um estande itinerante irá circular por dez estações até 18 de outubro, com distribuição de material informativo e mobilização social. Um outro estande, com serviços gratuitos de maquiagem, massagem e orientações sobre canais de denúncia, passará pelas estações Galeria, Praça do Relógio e Ceilândia Centro. 4ª edição do projeto “Mulher, Não se Cale!” Local: Estação Galeria (Asa Sul) Horário: 10h Mais informações: Site oficial do projeto *Com informações da Secretaria da Mulher (SMDF)

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Policiais civis do DF recebem treinamento em radiologia forense

Servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) participam até quinta-feira (25) de um treinamento em radiologia forense. A capacitação visa ao aperfeiçoamento das habilidades na realização de perícias e exames por meio do uso de tomógrafo computadorizado.  O treinamento abrange 16 horas/aula em formato híbrido e é crucial para alinhar esses profissionais às demandas da radiologia forense moderna, especialmente no uso do tomógrafo computadorizado pós-morten, que complementa as autópsias tradicionais. Ao focar em técnicas de imagem 3D e interpretação de lesões internas, o curso fortalece a precisão das perícias, reduzindo riscos e elevando a qualidade dos laudos, em sintonia com avanços internacionais como os da Universidade de Zurique.  O uso do tomógrafo computadorizado pós-morten complementa as autópsias tradicionais | Foto: Divulgação/PCDF Perspectivas O Instituto Médico Legal (IML) de Brasília está em fase de implantação da técnica de tomografia computadorizada com contraste pós-morten. Essa técnica será demonstrada ao vivo durante a parte prática do curso, na próxima quinta-feira (25).  “Esse treinamento é um passo fundamental para maximizar todos os benefícios do uso e aplicação do tomógrafo computadorizado, além de capacitar esses profissionais no sentido de aprimorar os conhecimentos técnicos e científicos entre os dois campos: patologia e radiologia forenses”, afirma o diretor-adjunto do IML, Fábio França. Desde novembro de 2017, o IML de Brasília utiliza o tomógrafo computadorizado como ferramenta complementar nas necropsias, com exames realizados antes da autópsia tradicional em todos os cadáveres, tornando-se pioneiro no Brasil ao adotar essa tecnologia de forma rotineira.  A tecnologia permite, reconstruções em 3D para visualização não invasiva de fraturas, hemorragias e projéteis [LEIA_TAMBEM]Para isso, o setor de radiologia foi reestruturado, com peritos médicos-legistas especializados em radiologia. Essa tecnologia permite, ainda, reconstruções em 3D para visualização não invasiva de fraturas, hemorragias e projéteis, aprimorando investigações. Na nova sede do IML, o tomógrafo computadorizado tem sido essencial em casos de homicídios, afogamentos e desastres, contribuindo para altos índices de resolução de crimes pela PCDF.  Medicina forense A tomografia computadorizada pós-morten serve como método complementar à autópsia, detectando causas de morte por traumas ou instrumentos sem abrir o corpo em todos os casos. A técnica une radiologia e patologia, tornando investigações mais eficientes, especialmente em casos em que autópsias convencionais são limitadas por razões éticas ou de segurança.  “Em contextos semelhantes, como o desastre de Brumadinho (MG), essa tecnologia foi crucial para identificação de vítimas e causas de morte”, destaca Fábio França.  *Com informações da PCDF  

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Planejamento Estratégico

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Sistemas inovadores modernizam atendimento pelos telefones 190 e 193 no Distrito Federal

Dois importantes avanços tecnológicos marcam uma nova etapa no atendimento das chamadas de emergência no Distrito Federal: o Sistema Hefesto — plataforma que possibilita a otimização do tempo-resposta e melhora a qualidade das informações coletadas — e o Sistema de Notificação Automática via WhatsApp — que permitirá ao cidadão acompanhar, em tempo real, o andamento do atendimento pelo 190 e 193. Desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os novos recursos proporcionam mais eficiência e rapidez nos atendimentos. Por terem sido desenvolvidos por equipe própria, os sistemas e integrações tiveram custo zero. A utilização do WhatsApp para envio das mensagens ocorreu por meio de contratação realizada pela Secretaria de Economia (Seec-DF), que já utiliza o serviço em outras áreas do Governo do Distrito Federal (GDF). “Essas novas funcionalidades representam um marco histórico para a Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Mais do que tecnologia, estamos falando de uma transformação na forma como atendemos o cidadão. Esse resultado só foi possível porque trabalhamos de forma integrada, somando esforços de diferentes órgãos e equipes que, com dedicação e visão estratégica, desenvolveram uma solução totalmente customizada às nossas necessidades”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. Novas tecnologias — como o Sistema Hefesto e o Sistema de Notificação Automática via WhatsApp — melhoram o atendimento das chamadas de emergência no Distrito Federal | Fotos: Divulgação/SSP-DF Os sistemas foram desenvolvidos em parceria com a Polícia Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Anatel, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e a Secretaria de Economia (Seec-DF). “Atuamos de maneira colaborativa para entregar políticas públicas mais eficientes, modernas e humanizadas aos moradores do DF. O Hefesto e as notificações via WhatsApp são símbolos da inovação com a marca da integralidade que norteia nosso programa de segurança: cada órgão contribuindo com sua expertise, para um DF cada vez mais seguro. Esta é a diretriz do governador Ibaneis Rocha: trabalharmos juntos, de forma integrada”, completa Avelar. A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, destaca a importância do canal de comunicação entre a corporação e os cidadãos que utilizam o serviço 190. “Essa interação é essencial para garantir que as demandas sejam registradas de forma ágil e que nossa resposta seja rápida e eficiente. A mensagem enviada ao solicitante reforça a transparência no atendimento, fornecendo informações relevantes e claras, como o protocolo de acompanhamento e a confirmação do endereço. É um compromisso da PMDF garantir que todos que buscam ajuda pelo 190 tenham não apenas atendimento técnico de qualidade, mas também uma comunicação respeitosa e humanizada. A segurança é construída com uma relação de confiança, e esse canal automático é mais uma ferramenta que demonstra nossa seriedade em servir e proteger a sociedade do Distrito Federal." A transparência no atendimento é ressaltada pelo comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Barcelos. “Essa iniciativa une transparência e eficiência operacional. O cidadão poderá acompanhar o atendimento da ocorrência em tempo real, o que eleva a credibilidade e fortalece o vínculo de confiança. Do ponto de vista técnico, esta ferramenta agilizará nosso trabalho, permitindo que nossas equipes atuem com maior precisão e eficácia no local da emergência. Estamos adicionando a tecnologia em nosso serviço em favor da vida, para salvar mais e melhor." Os sistemas foram desenvolvidos em parceria com a PMDF, o Corpo de Bombeiros, a Anatel, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e a Secretaria de Economia (Seec-DF) Sistema Hefesto O Hefesto é uma solução desenvolvida pela Subsecretaria de Modernização Tecnológica (SMT), da SSP-DF. Entre os diferenciais estão a agilidade no atendimento e a geolocalização precisa do solicitante via GPS, substituindo métodos imprecisos de triangulação de antenas. A unificação de sistemas é uma mudança significativa. Antes, o atendente precisava operar duas plataformas diferentes para concluir um registro de ocorrência. Agora, com a integração do Hefesto à central telefônica, todo o fluxo de atendimento ocorre em uma única tela, que recebe a chamada, exibe os dados do solicitante e permite o registro completo da ocorrência. Além de simplificar o trabalho, o sistema possibilita a geração de relatórios unificados, cruzando informações telefônicas e operacionais para subsidiar análises estratégicas. O formato permite criar relatórios gerenciais e de produtividade, auxiliando no planejamento e no monitoramento da eficiência das centrais de emergência. "As notificações via WhatsApp asseguram transparência, aumentam a confiança da população e dão ao cidadão a possibilidade de acompanhar o andamento de sua solicitação" Gustavo Tarrago, subsecretário de Modernização da SSP-DF Outro destaque é a integração com outros módulos internos da SSP-DF e com o Sinesp-CAD, sistema nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, assegurando conformidade e visão sistêmica do atendimento. “O Hefesto proporciona rapidez no atendimento, precisão na localização do solicitante, padronização e qualificação das ocorrências, além de relatórios estratégicos que fortalecem a gestão. Desta forma, será possível, por exemplo, gerar relatórios de produtividade e ajustar o número de atendentes a partir da avaliação de atendimentos”, ressalta o secretário-executivo, Thiago Costa. WhatsApp Outro avanço é o envio automático de mensagens pelo WhatsApp com a confirmação do registro da ocorrência. Essa inovação oferece ao cidadão mais confiança e transparência no atendimento, além de reduzir chamadas de acompanhamento que sobrecarregam as centrais. Por razões de segurança, ocorrências de violência doméstica e casos protegidos por protocolos especiais, como o Viva Flor, não receberão notificações automáticas, evitando riscos adicionais às vítimas. O projeto só foi viabilizado devido à parceria com a Subsecretaria de Governança Digital da Seec-DF, que garantiu a integração com o WhatsApp do Governo do Distrito Federal. [LEIA_TAMBEM]“As notificações via WhatsApp asseguram transparência, aumentam a confiança da população e dão ao cidadão a possibilidade de acompanhar o andamento de sua solicitação. Ao mesmo tempo, a iniciativa protege vítimas em situações sensíveis, ao adotar protocolos que garantem a segurança e a integridade de quem pede ajuda”, explica o subsecretário de Modernização, Gustavo Tarrago. Retorno de chamadas Por fim, mais uma novidade promete melhorar o atendimento das emergência no DF: as ligações feitas enquanto as linhas estiverem ocupadas ficam registradas em tela, possibilitando o retorno pelo atendente. “Potencializar a transformação digital no DF, agregando cada vez mais valor ao serviço público entregue ao cidadão, é o que tem movido a nossa Subsecretaria de Governança Digital. A atuação conjunta entre a Secretaria de Economia e a Secretaria de Segurança Pública demonstrou sinergia e compromisso com a população, tornando os serviços mais acessíveis e fáceis. Outras novidades como essas ainda estão por vir”, conclui Adriana Rodrigues, subsecretária de Governança Digital.  *Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)

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Prevenção: Exame para rastrear câncer do colo do útero é realizado nas UBSs

Disponível nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal, o exame citopatológico é simples, rápido e tem papel essencial na proteção da saúde feminina. Conhecido também como papanicolau ou exame preventivo, ele é a principal estratégia para identificar precocemente alterações que podem evoluir para o câncer de colo do útero, um dos tipos mais comuns entre as mulheres. O papanicolau ou exame preventivo é a principal estratégia para identificar precocemente alterações que podem evoluir para o câncer de colo do útero | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 16 mil mulheres recebem, todos os anos, o diagnóstico dessa doença no Brasil. A região Centro-Oeste é a terceira em número de casos. Para reforçar a importância da prevenção, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), promove neste mês a campanha Setembro em Flor. O câncer de colo do útero geralmente se desenvolve de forma silenciosa e, em mais de 90% dos casos, está associado ao papilomavírus humano (HPV). O papanicolau analisa células coletadas do colo uterino e permite identificar alterações antes do aparecimento de sintomas. Segundo a médica oncologista ginecológica da SES-DF, Rayane Cardoso, a detecção precoce é determinante no tratamento. “Esse exame permite verificar alterações no colo do útero em estágios iniciais. Quanto antes conseguirmos identificar, maiores são as chances de tratamento e maiores são as chances de cura”, explica. Arte: Agência Saúde-DF Atendimento Nas UBSs, o exame preventivo é realizado por meio de agendamento. Dados do InfoSaúde mostram que, até maio deste ano, foram feitos 28,4 mil procedimentos. Ao longo de 2024, a rede pública alcançou o total de 56,7 mil exames. [LEIA_TAMBEM]Quando o resultado do papanicolau aponta alterações ou lesões suspeitas, a paciente é encaminhada para a realização da colposcopia. Esse exame utiliza um equipamento com lentes de aumento para ampliar a visualização do colo do útero, da vagina e da vulva, permitindo uma análise mais detalhada. Em 2024, a SES-DF realizou 2.744 colposcopias e, até junho deste ano, 1.393 mulheres já passaram pelo procedimento. “É um exame específico, indicado apenas para mulheres que apresentam suspeita de alterações e precisam de uma investigação mais detalhada. Trata-se de um procedimento simples e rápido que, quando o preventivo aponta alguma alteração, possibilita a coleta de biópsia para confirmar o diagnóstico de forma precoce”, enfatiza a médica. Nas UBSs, o papanicolau é realizado por meio de agendamento na unidade de referência da usuária Sinais de alerta Inicialmente, a maior parte dos casos de câncer de colo do útero não apresenta sinais. Quando a doença está em fase mais invasiva, os sintomas mais comuns são sangramento vaginal anormal, secreção vaginal, dor durante a relação sexual e dor na região pélvica. Sinais como inchaço nas pernas, problemas ao urinar ou evacuar e sangue na urina também podem indicar a fase mais avançada da doença. O tratamento é feito com cirurgia e radioterapia, dependendo do caso. *Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

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Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre no Lago Norte nesta quarta-feira (24)

O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas em três endereços do Lago Norte. A ação está prevista para ter início às 9h desta quarta-feira (24), é coordenada pela Casa Civil e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar. As pessoas em situação de rua receberão a oferta de diversos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também será oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional — como o RenovaDF — e o cadastro para unidades habitacionais também estarão disponíveis. Após todo o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante | Foto: Agência Brasília Após todo o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta, no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável. No decorrer de toda a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas. Pontos de ação no Lago Norte QL 06, próximo ao Viveiro de plantas da Novacap QI 02, estacionamento do Pão de Açúcar SMLN MI Trecho 11 *Com informações da DF Legal

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