O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua atendeu, entre terça (13) e esta quinta-feira (15), 12 pessoas em diversos pontos do Distrito Federal. As operações passaram por 11 pontos do Plano Piloto e de Ceilândia – sete estruturas precárias e clandestinas foram retiradas de espaços públicos, com o apoio de cinco caminhões de entulho e inservíveis encaminhados para as unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
No Plano Piloto, as equipes passaram na Asa Norte, Asa Sul, Noroeste e Parque da Cidade. Em Ceilândia, foram visitados o canteiro central em frente ao Corpo de Bombeiros e a CNM 1, próximo ao Restaurante Comunitário da cidade.
“A Casa Civil tem atuado na articulação entre os diferentes órgãos deste GDF para garantir que ações como essa sejam coordenadas, efetivas e respeitosas, oferecendo alternativas de acolhimento e proteção social”, enfatiza o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. “Em Ceilândia, uma das regiões mais populosas e diversas do DF, estamos levando uma resposta concreta a uma realidade complexa, com foco na dignidade das pessoas e na efetivação de políticas públicas que vão além da emergência — mirando reinserção, cuidado e cidadania".
Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também é oferecido um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Vagas em abrigos, programas de qualificação profissional – como o RenovaDF – e o cadastro para unidades habitacionais também estão disponíveis.
Fazem parte das ações as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.