Trinta pessoas foram atendidas pelo Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, conduzida pela Casa Civil, entre terça (10) e sexta-feiras (13). As equipes passaram por 20 pontos do Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia. Nos primeiros dias, 11 estruturas precárias e clandestinas foram retiradas de espaços públicos, com o apoio de nove caminhões de entulho e inservíveis encaminhados para as unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
No Plano Piloto, a operação ocorreu no Centro Pop, no Setor Hoteleiro Norte, na SAN 904 e SHCGN 712. Em Taguatinga, os servidores passaram pelo Centro Pop, Lago do Cortado, BR-070 e QNG. Já em Ceilândia, o atendimento foi promovido nas proximidades da biblioteca pública da cidade, do Centro de Educação da Primeira Infância Ipê Branco e do viaduto do metrô, localizados na QNN 13, e em áreas da QNN 11 e QNM 10.
“Cada ação reforça o nosso compromisso com a vida dessas pessoas e aumenta as nossas chances de mudar o cenário de quem se encontra em situação de rua”, salienta o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. “Não é apenas o serviço de abordagem. Desde o início do programa, o nosso objetivo maior é acolher essas pessoas. E para isso, oferecemos oportunidades reais para que elas possam reconstruir suas vidas e de suas famílias. A ação de acolhimento é um trabalho conjunto da Casa Civil e de várias secretarias que eu me orgulho muito. Estamos firmes e fortes nesse projeto e comemoramos muito quando vemos que é possível devolver a dignidade para quem mais precisa. Seguimos atentos, sempre em busca de políticas públicas que beneficiem quem precisa da nossa proteção.”