Com o propósito de acolher e dar oportunidades para pessoas em situação de rua, o Governo do Distrito Federal (GDF), atendeu nesta semana 61 pessoas por meio da operação Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, conduzido pela Casa Civil. Durante a ação, de 4 a 9 de janeiro, foram visitados 33 diferentes pontos da Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga e Cruzeiro.
Nos locais, ao todo, foram desconstituídas 21 estruturas em situação de precariedade. Durante a ação também foram levados entulhos, com a ajuda de 12 caminhões. Os materiais inservíveis encontrados foram encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Durante a ação, de 4 a 9 de janeiro, foram visitados 33 diferentes pontos da Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga e Cruzeiro | Foto: Divulgação/Agência Brasília
Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.
“O plano de atuação do GDF, sob orientação do governador Ibaneis Rocha, existe para dar dignidade às pessoas que hoje vivem em situação de rua. Diariamente, nossas equipes atuam para apresentar e oferecer os serviços de acolhimento, de moradia, de qualificação profissional, de saúde, entre outros, que este GDF possui para essa população”, destacou o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.
