23/07/2025 às 11h29 - Atualizado em 23/07/2025 às 19h10
Ação de fiscalização em Ceilândia flagra 12 motociclistas dirigindo sem possuir a CNH
Operação Sossego, do Detran-DF, abordou 170 motocicletas nessa terça-feira (22) e registrou nove infrações por escapamento irregular
Por
Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger
Na noite desta terça-feira (22), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou mais uma edição da Operação Sossego em Ceilândia. As equipes abordaram 170 motocicletas e registraram 42 infrações de trânsito.
A Operação Sossego visa retirar de circulação as motocicletas com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante | Foto: Divulgação/Detran-DF
Durante a ação, os agentes autuaram nove motociclistas por dirigir veículo com o escapamento irregular, cinco com a CNH vencida há mais de 30 dias, um com o direito de dirigir suspenso e 15 por infrações diversas. Os agentes do Detran-DF flagraram ainda 12 condutores inabilitados, sendo que a maioria deles realizava o serviço de entrega de mercadorias. Ao todo, seis veículos foram recolhidos ao depósito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo sem possuir a habilitação é uma infração gravíssima, cuja penalidade é multa de R$ 880,41 e a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
A Operação Sossego é uma iniciativa do Detran-DF que tem o objetivo de retirar de circulação as motocicletas com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Além disso, visa garantir a segurança viária a partir da fiscalização das condições dos veículos e dos motociclistas.