Imagine uma escola do ensino fundamental em que as aulas de artes contassem, além do estudo tradicional das escolas de época da história da arte, com uma exposição de materiais produzidos pelos próprios estudantes? É isso que propõe o projeto Vernissage do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 do Paranoá.
O projeto é fruto da iniciativa de Janaína Pires, professora de artes do colégio. Ela conta que o projeto foi incluído no Projeto Político-Pedagógico (PPP) em 2023, e após ser aprimorado, agora conta com exposição de artes e apresentações de música, dança e teatro. No ano passado, o projeto foi lançado com temas livres para todas as turmas do matutino e vespertino. Este ano, o tema do Vernissage é a cronologia da história da arte.
Este ano, o tema do Vernissage é a cronologia da história da arte | Fotos: Rebecca Leal/ Secretaria de Educação
“O Vernissage começou de forma simples e tímida, mas atualmente é possível perceber a evolução criteriosa nos trabalhos, que são mais diversos e com adesão de mais linguagens artísticas. Também se nota um maior interesse e participação dos estudantes”, relata a idealizadora.
Com a participação dos demais professores de artes da escola, Dalyse Clifford, Edson França, Samanta Maciel e Josi Lins, e a formalização do projeto no calendário oficial de atividades, a escola pôde direcionar investimentos para aprimorar uma sala multiuso, com palco, iluminação e mesa de som para as apresentações.
“O projeto tem o intuito de estimular os estudantes a criarem as próprias obras de arte, desmistificando e possibilitando a experimentação artística”
Leonardo Valadares, vice-diretor da escola
Leonardo Valadares, vice-diretor da escola, explica que “o projeto tem o intuito de estimular os estudantes a criarem as próprias obras de arte, desmistificando e possibilitando a experimentação artística”.
Empreendedorismo
Além de proporcionar ao estudante a experiência como artista, com a visibilidade da exposição, o projeto trouxe também a ideia de economia criativa, despertando nos participantes as possibilidades de ganhar dinheiro com a arte. “O projeto valoriza a exposição dos trabalhos, possibilitando a visitação, promovendo a divulgação das obras, além de trabalhar os conceitos de precificação, estimulando empreendedorismo e contribuindo para a formação de possíveis artistas e apreciadores de arte”, explica o vice-diretor.