Focinhos curiosos, rabinhos abanando e olhares cheios de amor à espera de uma segunda chance: mais de 120 cachorrinhos resgatados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) estão sob os cuidados do Centro de Controle de Zoonoses e aguardam um novo lar para espalhar alegria e lealdade. Os animais chegaram por meio de uma decisão judicial que os retirou das condições precárias em que viviam na casa de uma acumuladora na Candangolândia, no dia 14 de janeiro.
Entre adultos e diversos filhotes, há caninos de todas as idades, cores e tamanhos à espera de um tutor responsável. Alguns dos animais já foram castrados e todos já passaram por exames que eliminaram as suspeitas de zoonoses.
Entre adultos e diversos filhotes, há caninos de todas as idades, cores e tamanhos à espera de um tutor responsável | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
Segundo a médica veterinária Aline Guassi, os animais chegaram em uma situação precária, com alguns apresentando desnutrição. Em uma força tarefa com apoio dos voluntários do Amigos da Zoonoses, os resgatados passaram por avaliações clínicas gerais, onde fizeram testes de leishmaniose e outras doenças, além de exames de sangue e ultrassonografias.
“Agora eles estão comendo uma ração de mais qualidade, adaptando a alimentação e regulando a microbiota intestinal deles, porque não sabíamos a alimentação que eles tinham antes”, explicou a veterinária.
Como adotar
O processo de adoção é facilitado pelo coletivo Amigos das Zoonoses, que disponibiliza um formulário no Instagram para os interessados. As informações são encaminhadas ao Centro de Zoonoses, onde é feita a primeira triagem. Após uma entrevista, a pessoa pode ir até a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Zoonoses), localizada no Noroeste, próximo ao Hospital da Criança.
Segundo a médica veterinária Aline Guassi, os animais chegaram em uma situação precária, com alguns apresentando desnutrição
