O Colegiado de Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aprovou a ampliação da carteira de serviços do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), que agora poderá incluir o transplante de medula óssea (TMO) em sua estrutura de atendimento. A medida representa um avanço no atendimento a pacientes com doenças hematológicas graves, como cânceres do sangue, além de outras patologias em que o transplante é indicado para controle ou cura. Gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), o Hospital de Base poderá iniciar a implantação do serviço na modalidade autóloga, com previsão de expandir para transplantes alogênicos.
De acordo com o chefe do Serviço de Hematologia, Hemoterapia e TMO do Hospital de Base, Luiz Henrique Ramos, a modalidade autóloga é quando “o paciente recebe a medula dele mesmo, depois de feita uma fase de mobilização, coleta e quimioterapia, as células são reinfundidas”. Já a modalidade de TMO alogênico é quando o paciente recebe a célula de um doador. “Neste caso, pode ser familiar ou outra pessoa doadora voluntária compatível cadastrada”, lembra.
O Hospital de Base já é referência em onco-hematologia na rede pública do DF e possui infraestrutura para tratamento e acompanhamento de casos complexos que exigem atenção especializada e contínua | Foto: Divulgação/IgesDF
A aprovação da ampliação da carteira de serviços do Hospital de Base com a adição do TMO reflete uma necessidade crescente de atender à demanda do procedimento dentro do próprio Distrito Federal, oferecendo mais autonomia ao sistema de saúde local e reduzindo a necessidade de deslocamento para outras unidades. O Hospital de Base já é referência em onco-hematologia na rede pública do DF e possui infraestrutura para tratamento e acompanhamento de casos complexos que exigem atenção especializada e contínua.
Para o Luiz Ramos, a autorização é uma grande conquista da equipe do HBDF. “O transplante de medula óssea é um projeto antigo do Serviço de Hematologia e Hemoterapia, que agora passa a se chamar Serviço de Hematologia, Hemoterapia e Transplante de Medula Óssea do Hospital de Base. Considerando que somos referência em onco-hematologia no DF e em toda a rede, poderemos ampliar nossa linha de cuidados para os pacientes onco-hematológicos, beneficiando centenas de pessoas todos os anos”, explica.