23/12/2025 às 17h19 - Atualizado em 23/12/2025 às 17h19

Aprovado projeto de mais uma rota acessível na W4/W5 Norte

Requalificação será na SGAN 913/914 e prevê melhorias na mobilidade, nas calçadas, nos estacionamentos e na iluminação pública.

Por

Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) aprovou mais uma etapa das rotas acessíveis que serão implantadas na W4/W5 Norte. O projeto de requalificação urbana do Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) 913/914 está na Portaria Nº 162, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (23).

De acordo com o projeto, haverá uma reorganização dos estacionamentos, recuperação das calçadas, paisagismo, sinalização tátil, entre outras reformas. O objetivo das mudanças é criar uma rota acessível na região, a exemplo do que já foi proposto para a SGAN 909, para as Quadras 910/911 e também para as Quadras 915/916.

A criação de rotas acessíveis em áreas próximas a grandes equipamentos públicos tem por objetivo promover a circulação de pessoas de forma contínua e organizada, garantindo mais conforto e segurança para pedestres, ciclistas, moradores e comerciantes da região.

Pela proposta, os estacionamentos atuais serão reconfigurados e pavimentados com blocos de concreto intertravado, material que favorece a diminuição da velocidade da água da chuva e também a drenagem das águas pluviais. Serão criadas 627 vagas para veículos, 65 vagas para motos e 54 para paraciclos — suportes para ciclistas prenderem e estacionarem suas bicicletas com segurança.

Para melhorar a circulação dos pedestres, está prevista a implantação de 6.672,42 m² de calçadas, com rampas de acessibilidade, travessias elevadas e sinalização tátil. Também haverá reforço da iluminação pública. Já o projeto de paisagismo prevê o plantio de 112 mudas de árvores, com o objetivo de oferecer sombreamento e embelezar os espaços urbanos.

Com a publicação da portaria, o projeto será encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF), que ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos complementares, pela fase de orçamento e pela posterior licitação da obra.

 

*Com informações da Seduh-DF