A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em colaboração com órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e administrações regionais, está implementando ações conjuntas de combate à dengue em áreas prioritárias no DF. De acordo com Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), as regiões de Sobradinho, Planaltina, Lago Sul e Lago Norte apresentam maior incidência de focos do mosquito.
Na próxima semana, será realizada uma ação conjunta que incluirá vistorias em prédios abandonados de Vicente Pires e reuniões com síndicos de condomínios. A articulação promovida pela Secretaria de Governo do GDF abrange o DF Legal, Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e as administrações das regiões.
Somente em janeiro de 2025, os agentes de vigilância ambiental da SES-DF visitaram 26.214 imóveis | Foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF
A ação estratégica é coordenada pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) da SES-DF, que aponta os locais com maior incidência de focos por meio de informações do painel eletrônico do LIRAa. “O painel é uma ferramenta estratégica para definirmos quais áreas do DF necessitam de maior atenção. Com esses dados, conseguimos atuar com maior celeridade e priorizar áreas de combate ao mosquito. Essa atuação conjunta com outros órgãos reforça ainda mais esse trabalho”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, o trabalho conjunto com órgãos e administrações, cada um com sua atribuição, fortalece o combate ao mosquito. “Cada região administrativa tem a sua especificidade e o tipo de depósito predominante. Os focos variam de acordo com cada local”, explica.