Atendimento pediátrico na época da sazonalidade de doenças respiratórias, tendas de acolhimento a casos de dengue e serviços de oncologia da rede de Saúde foram pontos debatidos na 522ª reunião do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, reforçou as medidas tomadas para otimizar e ampliar a assistência em todos os casos.
O encontro, que contou com a participação da secretária Lucilene Florêncio, também abordou temas como o absentismo entre os pacientes oncológicos, quando os usuários não comparecem aos agendamentos e às consultas | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
Em relação à pediatria, a gestora explicou que a pasta tem colocado em prática estratégias como a “rota rápida”, instalada, especialmente, na região Oeste – área que compreende Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. A medida estabelece que crianças classificadas com fichas verde ou azul nos hospitais devem ser encaminhadas às unidades básicas de saúde (UBSs) de referência. As de ficha amarela, às policlínicas, e as que têm fichas vermelhas são atendidas no local. Além disso, a Secretaria de Saúde (SES-DF) elaborou um plano de enfrentamento de doenças respiratórias da infância para a capital federal.
“Esses espaços possuem todo o suporte para atenderem pessoas com sintomas da doença. Há lugares para assistência e hidratação”
Lucilene Florêncio, secretária de Saúde