O Banco de Órgãos e Tecidos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou em 2023 um aumento de 11% no número de doadores de córnea em relação ao ano anterior. Em 2022, foram realizados 311 transplantes e, em 2023, um total de 336.
O banco responde pelo transplante de córneas no DF | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Mais conhecido como Banco de Olhos, os resultados positivos da instituição refletem o trabalho contínuo de busca de doadores, captação, preservação, avaliação e liberação das córneas doadas. A conscientização dos cidadãos também é um fator importante.
“Sem esse serviço, o transplante de córnea não aconteceria no DF. Também, o aumento do número de transplantes depende do aumento de doadores, que podem ser por morte encefálica ou coração parado. Por isso, a importância de sermos doadores”, afirma a diretora da Central Estadual de Transplantes da SES-DF, Gabriella Christmann.
As parcerias firmadas com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da SES-DF, o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) e o Instituto Médico Legal (IML) auxiliaram no aumento das doações. “Além disso, algumas unidades hospitalares também foram mais atuantes nas notificações de óbitos”, afirma a diretora.