Um dos principais espaços culturais do Distrito Federal, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) segue celebrando o aniversário da capital. Ao longo deste mês e do próximo, o local — que fica no início da Esplanada dos Ministérios — recebe duas exposições que exaltam a cidade e os artistas daqui: Palavras Imagéticas e De Ver Cidade — Brasília Numa Caixa de Brincar. Ambas contam com aporte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).
"A ideia é oferecer à comunidade do Distrito Federal exposições que convergem com a nossa história. Temos aqui os poetas de Brasília reverenciando a cidade por meio da sua poesia e temos a exposição De Ver Cidade, que é a cara de Brasília. É explicar como essa cidade é maravilhosa para as crianças, para fortalecer essa relação de pertencimento, porque, muitas vezes, a gente passa pelas paisagens no dia a dia e não entende. Então é mostrar para as crianças como essa cidade foi pensada", explicou a diretora da BNB, Marmenha Rosário.
A primeira mostra, Palavras Imagéticas, fica em cartaz no segundo andar da biblioteca até 26 de maio, com obras de sete poetas de diferentes cantos do DF. "A poesia visual é uma tendência mais contemporânea. Quando a gente mostra a arte mais contemporânea, a gente mostra como a cidade e as pessoas estão sendo vistas no nosso momento. A poesia é uma forma de transformar isso pelas palavras, pelas imagens. E a gente ter essa ideia, justamente desse momento contemporâneo, é muito importante, porque isso contribui para a identidade da cidade, para a identidade do DF", apontou Luiz Reis, curador e um dos artistas da exposição.
Para crianças
Já a segunda mostra, De Ver Cidade — Brasília Numa Caixa de Brincar, é voltada ao público infantil e está montada no térreo do prédio até 11 de maio. Totalmente acessível ⲻ com audiodescrição e visita guiada em Libras marcada para o dia 29 —, a exposição reúne 20 blocos de cimento que remetem a cenários urbanos para exploração tátil, sonora e visual por parte dos pequenos.