Brasília está se preparando para viver, entre esta quinta (11) e domingo (14), a 52ª edição do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé e cultura brasileiras. Realizada pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Sul, a festa nasceu em 1974, a partir da devoção de famílias paraenses que, impossibilitadas de viajar a Belém (PA), decidiram recriar, na capital federal, a procissão dedicada à Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia. O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo (Setur-DF).
O Círio de Brasília cresceu e se consolidou como patrimônio cultural, turístico e religioso da cidade, reunindo milhares de devotos do Plano Piloto, das regiões administrativas e do Entorno. Neste ano, a festa traz como tema “Bem-aventurada Virgem Maria, porta do céu”, e terá uma programação que combina rituais religiosos, manifestações culturais e a tradicional gastronomia paraense.
Além das missas e do tríduo preparatório, estão previstos a procissão náutica, o passeio motociclístico, apresentações musicais e a quermesse, com pratos típicos como pato no tucupi, tacacá, maniçoba, vatapá e açaí. Também haverá uma exposição dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré. São 26 peças que cobriram a imagem nas edições anteriores e que podem ser apreciadas pelo público presente.
Turismo religioso
“O Círio de Nazaré em Brasília é um momento de encontro profundo entre fé e cultura; é a forma que os paraenses encontraram de manter viva sua devoção à Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, e que hoje emociona e une pessoas de todas as regiões do Distrito Federal”
Padre Roberto Rambo
“Eventos como o Círio de Nazaré fortalecem o turismo religioso e ampliam a visibilidade cultural de Brasília”, avalia o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. “Além de movimentar a economia local, eles reafirmam o papel da cidade como um espaço de encontro, fé e acolhimento. É uma tradição que emociona e atrai visitantes de várias regiões, consolidando Brasília como destino plural e vibrante.”
O ponto alto da programação será no domingo, às 16h30, com a missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Roberto Rambo, seguida da tradicional Procissão do Círio. Durante a caminhada, os fiéis seguem em oração com velas acesas e seguram a corda que envolve a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, adornada com um manto especialmente confeccionado para a ocasião.
Segundo o pároco, o evento mantém viva uma tradição que atravessa gerações. “O Círio de Nazaré em Brasília é um momento de encontro profundo entre fé e cultura; é a forma que os paraenses encontraram de manter viva sua devoção à Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, e que hoje emociona e une pessoas de todas as regiões do Distrito Federal”, enfatiza.