Patas grandes, orelhas alongadas e línguas compridas são algumas das características de Sherlock e Fiona — cães da raça bloodhound adquiridos pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) — que os tornam os cães farejadores de uma das melhores raças do mundo.

Sherlock e Fiona passaram por mais de 12 meses em treinamento. A cadela até já conquistou um reconhecimento nacional que atesta sua aptidão física na busca e captura por odor específico, o Certificado do Grupo de Busca e Salvamento | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A raça já é conhecida: o famoso Pluto, personagem da Disney, é uma representação dos bloodhounds. Nas telinhas, ele é um cão destrambelhado, que sempre arranja muita confusão, mas no fim sempre acaba ajudando o Mickey a desvendar alguns mistérios.
Na vida real, isso não muda muita coisa. Sherlock e Fiona são muito brincalhões, mas sabem a hora certa de entrarem em ação. Eles são peças fundamentais para encontrar pessoas em áreas urbanas ou rurais.
A 2ª tenente Julie ressalta as qualidades e características dos cachorros bloodhound: “São cães extremamente brincalhões, dóceis e muito resistentes”
“Os cachorros bloodhound pesam entre 50 kg e 60 kg, com altura de até 60 cm. Eles podem viver até aproximadamente 13 anos, mas aqui na PMDF eles se aposentam aos 7. São cães extremamente brincalhões, dóceis e muito resistentes”, detalhou a 2ª tenente Julie. “É uma raça modificada cientificamente para rastreio”, confirmou.
