Ao longo desta semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promove uma campanha educativa no Centro de Taguatinga para conscientizar motoristas sobre a importância do respeito à faixa de pedestre. A ação ocorre diariamente, das 9h às 11h, com orientações aos condutores e entrega de materiais educativos para reforçar a necessidade de respeitar a legislação de trânsito.
Centro de Taguatinga recebe ação educativa do Detran-DF sobre o respeito à faixa de pedestres; o DF conta com 4.469 travessias em suas vias urbanas, sendo 747 semaforizadas | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Além das campanhas educativas, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido em outras frentes, como a sinalização da cidade. Em 2024, o Detran pintou 4,2 mil faixas de pedestre, alcançando 90% do total no Distrito Federal. O objetivo para 2025 é chegar à marca de 100%. A campanha também reflete os esforços contínuos de engenharia e fiscalização para aumentar a segurança viária. Neste ano, a velocidade máxima foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h em 21 vias urbanas, com base em estudos específicos para cada trecho. Além disso, 408 pontos foram analisados para a implementação de equipamentos de fiscalização.
Os resultados dessas iniciativas já são visíveis: entre janeiro e novembro de 2024, houve apenas um atropelamento fatal em faixas de pedestres, enquanto, no mesmo período de 2023, foram três – representando uma redução de 66,6%. Atualmente, o DF conta com 4.469 travessias em suas vias urbanas, sendo 747 semaforizadas. Uma diminuição nos atropelamentos também foi registrada nos últimos anos. Enquanto em 2023 ocorreram 79 atropelamentos em Brasília, o número caiu para 73 em 2024.
Referência nacional
“É como eles colocaram: a gente é condutor, mas também é pedestre. Se tivermos essa orientação, todo mundo se beneficia”, diz a empresária Samara Freitas
De acordo com a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Moreira, o objetivo principal da blitz é educar e não punir, pois a partir da educação o retorno é certo. “É mais uma ação para conscientizar a população da travessia correta, tendo em vista que o pedestre é o ator mais frágil do trânsito. Em todas as ações a gente conscientiza e alcança um número considerável de pessoas e pedimos para que reforcem os cuidados nas travessias. É uma abordagem simples, onde explicamos a importância de colaborar para que todos tenham um trânsito seguro”, destaca.
A representante do Detran ressalta que o brasiliense é diferenciado com o costume de obedecer o sinal de vida, que deve ser feito pelo pedestre antes da travessia, sendo importante ressaltar a consciência sobre o uso da faixa de pedestres na capital para os que vêm de fora e não estão acostumados. “Não podemos esquecer que isso é um patrimônio, e trabalhamos para que continue sendo o nosso orgulho, com essa conscientização alcançando todos e resultando na redução de acidentes, que é o objetivo do Detran”, afirma.
Selecionados pela blitz educativa em Taguatinga nesta terça-feira (14), os motoristas descrevem a abordagem como tranquila e o alerta, como necessário. Para o funcionário público Roberto Passuello, 46, a ação é interessante e deveria ocorrer em outros estados do Brasil. “O certo é o pedestre sempre sinalizar. Você vê que em outras cidades não têm essa obrigatoriedade; acho que deveria ser no país inteiro, e com certeza é um orgulho para a minha cidade”, frisa.
