Sexta-feira Santa é um dia sagrado para os cristãos, que evitam comer carne vermelha na data. Por isso, o peixe no almoço virou uma tradição. E não seria diferente nos restaurantes comunitários do Distrito Federal. Nesta sexta (18), seguindo o costume, os locais ofereceram uma moqueca de peixe ao público – com ovos mexidos como alternativa, acompanhados de arroz, feijão, pirão e salada, além do suco e da fruta de sobremesa.
Os restaurantes comunitários do Distrito Federal serviram um cardápio temático nesta Sexta-feira Santa: moqueca de peixe, com arroz, feijão, pirão e salada | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
“O restaurante comunitário é um lugar onde as famílias se reúnem para fazer as refeições, confraternizar. E 13 dos 18 equipamentos do DF funcionam normalmente durante o feriado. Como muitos brasileiros gostam de comer peixe nesta data e têm isso como uma tradição, decidimos substituir, excepcionalmente, a feijoada de sexta para atender um número maior de pessoas e receber essas famílias”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social do DF, Ana Paula Marra.
O público aprovou a ação. “Hoje eu só como peixe, é tradição. E aqui está ótimo, uma maravilha, uma benção”, definiu a dona de casa Neuza Maria de Jesus, que ainda contou ir com frequência ao restaurante comunitário do Sol Nascente.
A dona de casa Neuza Maria de Jesus aprovou o menu especial: “Hoje eu só como peixe, é tradição. E aqui está ótimo, uma maravilha, uma benção”
O pedreiro Adomiran Siqueira é outro que vai “de manhã, de tarde e de noite” ao local. Evangélico, ele relatou que “a vida toda, desde criança” costuma comer peixe na Sexta-feira Santa: “Hoje está maravilhoso. Estou levando [marmitas] para casa para o pessoal que está aguardando aproveitar também essa ceia, que está bacana.”