A Secretaria de Saúde (SES-DF) distribuiu nas unidades básicas de saúde (UBSs) 150 mil exemplares da Cartilha Infantil para Cuidados na Febre e nas Doenças Respiratórias. A publicação traz recomendações para tratamento das viroses respiratórias, uso de medicamentos e sinais que indicam quando procurar ajuda médica. As crianças são as mais afetadas por essas infecções, que podem ficar mais graves, necessitando de internação hospitalar.
Para o idealizador da cartilha e referência técnica distrital em medicina de família e comunidade da SES-DF, José Ramos da Costa Júnior, o guia é um recurso educativo para a prevenção e o autocuidado de toda a família. “Ela oferece orientações seguras, baseadas em evidências, para que os pais saibam reconhecer os sinais de gravidade, realizar cuidados básicos e entender quando é necessário procurar ajuda profissional”, destaca.
O guia é um recurso educativo para a prevenção e o autocuidado de toda a família | Fotos: Ualisson Noronha/ Agência Saúde
A ideia é sanar dúvidas de pais e responsáveis sobre sintomas como congestão nasal, febre baixa e tosse leve. “Muitos desses desconfortos podem ser aliviados com cuidados domiciliares, evitando visitas desnecessárias aos serviços de saúde”, explica José. O profissional lembra, ainda, que ambientes hospitalares ou das unidades básicas de saúde podem expor a criança a outros vírus.