Nesta segunda-feira (17), às 13h, o jardim do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi o cenário para a confirmação e a celebração do amor, com a realização da cerimônia do casamento civil entre Vanessa do Nascimento Sousa, 27 anos, paciente oncológica internada na unidade, e Rodrigo Viturino Santos, 37 anos, lavrador.
Vanessa está internada no Hospital de Base há três meses, realizando tratamento de uma neoplasia maligna no colo do útero. Com piora do quadro de saúde e entrada em cuidados paliativos, Vanessa contou à psicóloga Brenda Magalhães sobre a vontade de realizar o sonho de se casar com Rodrigo.
Vanessa e Rodrigo estão juntos há sete anos e têm dois filhos, além de três crianças do primeiro casamento dela | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
Brenda levou a questão ao Safety Huddle, reunião multidisciplinar para discutir e melhorar a segurança do paciente. É uma ferramenta de comunicação muito utilizada entre profissionais de saúde e gerentes da área nas unidades geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O grupo se mobilizou para realizar o sonho de Vanessa.
Segundo a chefe do serviço de assistência da oncologia, Kelly Marques, a equipe multiprofissional do HBDF e os voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília foram atrás de empresas e pessoas que se comovessem com a história da Vanessa e de Rodrigo, em busca de doações. “As pessoas foram fazendo doações em dinheiro, de itens da festa como a decoração, o buffet, cadeiras e mesas, o cerimonial. Tudo que tivemos aqui na festa foi doação para fazer o evento do casal”, conta Kelly.
A festa de casamento foi organizada em cinco dias graças ao empenho da equipe do HBDF e de voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília
“Vivemos juntos já há sete anos”, conta Rodrigo, que além de ser pai biológico de Elisa (5 anos) ainda ajuda a cuidar de Jamile (10), Artur (8) e Heitor (7), filhos do relacionamento anterior de Vanessa. Com um coração tão grande, a família ainda adotou Alison (3 anos).
“Ele era filho da minha irmã, porém devido a alguns problemas, acabamos adotando ele”, conta Vanessa, sempre com um sorriso contagiante no rosto. “Precisamos ter fé e acreditar que é apenas uma fase. E entregar para Deus”, completa Rodrigo.
Rodrigo e Vanessa são ajudados pela Rede Feminina com a cesta básica. Larissa Bezerra, coordenadora da instituição, conta que foram tantas pessoas querendo ajudar com doações para o casamento que elas tiveram que recusar doadores. “A maior missão da Rede Feminina é despertar nas pessoas sempre o olhar sensível, a emoção. Foi o que aconteceu aqui, com tanta gente querendo contribuir”, explica.