O Castra-DF segue em pleno funcionamento em Sobradinho, com centenas de cães e gatos atendidos desde o início das cirurgias, em 16 de junho. A iniciativa, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), oferece castração gratuita, exames clínicos e ações de educação em saúde, com foco no bem-estar animal e na saúde pública.
Nesta edição, foram disponibilizadas mil vagas. O cadastro dos tutores foi realizado no dia 1º de junho, por ordem de chegada, no Ginásio Coberto de Sobradinho. Os procedimentos ocorrem até 11 de julho, nas unidades móveis de castração instaladas no estacionamento da Administração Regional de Sobradinho II.
Antes da cirurgia, os animais passam por exames como hemograma e avaliação clínica para garantir segurança durante o procedimento. Podem participar cães e gatos com, no mínimo, seis meses de idade e dois quilos de peso.
A tutora Jeane Cavalcante levou o cão Pipoca para ser castrado e ressaltou a importância do programa. “Acho de importância máxima. Tanto para prolongar a vida do animal e evitar doenças como o nascimento de filhos sem nenhum planejamento e realocação desse novo animal. Que a gente possa viver em um mundo que os tutores realmente entendam a responsabilidade de ter essa vida dependente dele. Além de aumentar o controle da administração nos animais se procriando sem controle. Ainda o animal ganha uma aplicação de remédio para carrapato”, afirmou.
Para a tutora Geovanna Leite, que levou seu cachorro Frederico para a castração, a experiência também foi positiva. “Todos os envolvidos foram superatenciosos, explicativos e educados, todos trabalharam bem e demonstraram que realmente gostavam do que faziam (trabalho com os animais), além do cuidado com os bichinhos. Acho uma iniciativa muito encantadora e parabenizo todos pelo serviço, desde as moças que ficaram recepcionando até o fotógrafo”, destacou.
“O Castra-DF é um compromisso com a saúde pública e com o bem-estar dos animais. Também é uma porta de entrada para a profissionalização no setor pet, uma área que cresce a cada dia. Estamos construindo uma política sólida de proteção animal no Distrito Federal”, afirmou a secretária extraordinária de Proteção Animal, Edilene Cerqueira.