O sonho da maioria dos casais é ter uma criança em casa enchendo o lar de alegria. Mas nem sempre isso é fácil ou ocorre de forma natural. A reprodução humana é um processo bastante complexo e, para haver sucesso, depende de uma série de fatores que envolvem tanto o homem quanto a mulher. Para grande parte das pessoas, a reprodução acontece pelo ato sexual. Porém, nem sempre os casais conseguem engravidar por esse meio.
A médica ginecologista Rosaly Rulli, precursora do projeto para tratamento de reprodução humana assistida no DF, desenvolve um serviço de alto nível, que rendeu ao Hmib o credenciamento pela Rede Latino-americana de Reprodução Humana, além do reconhecimento da Anvisa | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
No Distrito Federal funciona o Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Humana Assistida (Cepa) do Hospital Materno Infantil de Brasília Dr. Antônio Lisboa (Hmib). O serviço do Sistema Único de Saúde funciona há 23 anos, auxiliando no tratamento e ajudando os casais que, por algum motivo, ainda não realizaram o sonho de se tornarem pais.
[Olho texto=”“Em 1998 não existiam centros públicos de reprodução assistida, fomos os primeiros do Centro-Oeste a trazer esse serviço para os casais que não tinham condições financeiras para arcar com o tratamento”” assinatura=”Rosaly Rulli, médica ginecologista especialista em reprodução humana pela Universidade de Milão” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
A precursora desse projeto no DF é a médica ginecologista Rosaly Rulli – especialista em reprodução humana pela Universidade de Milão. “Em 1998 não existiam centros públicos de reprodução assistida, fomos os primeiros do Centro-Oeste a trazer esse serviço para os casais que não tinham condições financeiras para arcar com o tratamento”, recorda.
Em todo o país, existem apenas três centros especializados em reprodução humana que atendem integralmente por meio do SUS. A unidade do DF é credenciada pela Rede Latino-americana de Reprodução Humana e foi reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por realizar um serviço de alto nível.
A reprodução humana é a parte da medicina responsável por auxiliar na concepção de bebês. O objetivo final é ajudar indivíduos com dificuldades de procriar a conseguirem iniciar a jornada da maternidade e da paternidade.
Alguns fatores que podem atingir diretamente o sistema reprodutor masculino e feminino:
Causas femininas
– Endometriose. É caracterizada pela presença do endométrio (tecido responsável por revestir a cavidade uterina) fora do útero
– Hipotireoidismo e hipertireoidismo
– Distúrbios na hipófise
– Ovulação desregulada
– Síndrome dos ovários policísticos
– Alterações na regularidade da ovulação
– Doença inflamatória pélvica crônica (DIPC)
– Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
Causas masculinas
– Azoospermia
– Varicocele
– Prostatite
– Alterações hormonais e produção inadequada de esperma
– Criptorquidia unilateral ou bilateral
– Câncer
– Infecções sexualmente transmissíveis
– Torção testicular
Patrícia Afonso, casada há 14 anos, conseguiu engravidar após a retirada de um mioma e do tratamento no Hmib: “A equipe da doutora Rosaly me ajudou a alcançar esse sonho”