Crianças e adolescentes de 9 a 17 anos podem ter acesso gratuito a diversas modalidades esportivas no Centro Interescolar de Esportes (Cief) da Secretaria de Educação do Distrito Federal, que está com 593 vagas remanescentes abertas para a comunidade em geral. O atendimento conta com aulas simples, com 50 minutos de duração, e duplas, que duram 1h40.
O Centro Interescolar de Esportes (Cief) está com 593 vagas remanescentes abertas para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Com o objetivo de promover um atendimento qualificado e proporcionar aperfeiçoamento técnico e esportivo na formação de atletas, o Cief é uma unidade escolar de natureza especial. No início do ano letivo as vagas na unidade são prioritariamente direcionadas a estudantes da rede pública e, quando há disponibilidade, são oferecidas também para o público externo.
Os responsáveis pelos menores interessados em ingressar nos esportes devem procurar a secretaria para efetivar a matrícula – o funcionamento é de segunda a quinta, das 9h às 12h e das 14h às 16h
Ao todo, já são 1.426 estudantes matriculados nas modalidades esportivas oferecidas – basquete, futsal, voleibol, jiu-jítsu, beach tennis, atletismo e musculação. As aulas ocorrem três vezes por semana – segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sexta – em dois períodos de funcionamento – um de 7h15 às 12h15 e outro de 13h30 às 18h30. O aluno interessado pode fazer até duas modalidades esportivas, além da musculação.
O diretor do Cief, Guilherme Rohlfs de Lima, ressalta que a partir dos 9 anos de idade a criança já começa a ter gosto e interesse pela atividade física. “É algo excelente para a saúde, que gera ocupação, socialização e aprendizado. Também é uma forma de melhorar o resultado escolar do dia a dia, como diversos pais relatam terem observado nos filhos. Isso além da oportunidade de praticar modalidades de forma gratuita com os professores gabaritados e aptos”, destaca.