Em abril, Brasília comemora 65 anos, data que será celebrada pelo Cine Brasília com uma programação especial que exalta a diversidade, a cultura e as histórias nascidas no coração do país. A mostra Brasílias em Cena foi pensada não apenas para o aniversário da cidade, mas também para celebrar a sua rica produção cinematográfica, reunindo 13 filmes que têm como protagonista a capital candanga em suas múltiplas facetas – da poesia urbana ao ativismo político, da ficção heroica ao documentário histórico. As exibições vão deste sábado (19) a segunda-feira (21), com entrada gratuita para todas as sessões, por ordem de chegada.
Baseado na música de Renato Russo, Eduardo e Mônica é uma das atrações que estarão em cartaz | Fotos: Divulgação
A programação começa no sábado, às 10h, com a exibição do longa Manual do Herói, de Fáuston da Silva. A trama acompanha Agnus, um homem comum cuja vida vira do avesso após receber um misterioso “Manual do Herói”, que o conduz a um universo paralelo com heróis, vilões e omissos numa batalha pelo destino da humanidade. O filme será exibido novamente novamente no domingo e na segunda-feira, às 19h e às 14h, respectivamente.
Ainda no dia 19, às 14h, será exibido O Vazio do Domingo à Tarde, de Gustavo Galvão, integrando a segunda sessão acessível de abril. O filme apresenta as histórias de Mônica, uma famosa atriz em crise, e Kelly, uma adolescente que quer se tornar uma estrela como Mônica. As duas histórias se entrelaçam de forma inesperada. Voltada para pessoas com deficiência, a sessão acessível é gratuita e conta com recursos de acessibilidade de Libras e legendas descritivas projetadas na tela e audiodescrição no sistema de som da sala.
Capitão Astúcia
Em seguida, às 16h, entra a exibição de Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo, uma divertida ficção sobre um ex-roteirista de quadrinhos que, aos 80 anos, decide se tornar um super-herói para combater um vilão bizarro vindo dos anos 1990. Na sequência, às 18h, será a vez de A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão, um thriller político que mergulha no cotidiano de bastidores do Congresso Nacional. Encerrando a noite, às 20h, o premiado Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós, mergulha em um relato distópico sobre racismo e violência policial em Ceilândia.
No sábado, às 14h, será exibido Dulcina, documentário de Glória Teixeira sobre a atriz, diretora e produtora Dulcina de Moraes que homenageia sua trajetória com depoimentos de grandes nomes do teatro e imagens de arquivo. Às 16h, O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho, narra a reconexão entre pai e filho tendo como cenário o encerramento do último cinema drive-in em funcionamento no Brasil.
Às 18h, o documentário Rodas de Gigante, de Catarina Accioly, leva o espectador para a intimidade do excêntrico diretor de teatro Hugo Rodas, que, mesmo enfrentando as limitações da idade e da saúde, expressa sua visão poética sobre a arte e a vida. Já às 20h, o aclamado Somos tão Jovens, de Antonio Carlos da Fontoura, retrata a juventude e transformação de Renato Manfredini Jr. no ícone Renato Russo. O longa resgata o nascimento da Legião Urbana em meio ao fim da ditadura militar, embalado por canções que marcaram gerações.
Vladimir Carvalho: Cinema e Memória
No domingo, às 16h, dois curtas se encontram na tela. Vladimir Carvalho: Cinema e Memória, de Marcia Zarur, é uma homenagem ao lendário documentarista que abre as portas de seu acervo pessoal, num registro afetuoso e histórico – seu último depoimento em vida. Logo na sequência, Plano B, de Getsemane Silva, resgata um episódio quase esquecido da história do Cinema Novo: em 1967, um filme sobre os subúrbios de Brasília foi censurado pelos próprios financiadores e ficou desaparecido por 40 anos.
Às 18h, o sucesso de crítica Democracia em Vertigem, de Petra Costa, ocupa a tela com um olhar pessoal e intenso sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, revelando os bastidores do processo político que marcou o Brasil nos últimos anos. Encerrando a mostra, às 20h20, Eduardo e Mônica, de René Sampaio, traz às telas o romance imortalizado pela canção de Renato Russo. Alice Braga e Gabriel Leone dão vida ao casal improvável que, apesar das diferenças, descobre um amor verdadeiro em meio à Brasília contemporânea.
Aniversário do Cine Brasília
Psicose, clássico de Hitchcock, será exibido em programação especial na terça-feira
O Cine Brasília é um testemunho vivo da história cultural da cidade. E, para comemorar os 65 anos dessa trajetória tão simbólica, haverá uma sessão especial com versão estendida e remasterizada do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock, na terça-feira (22), às 20h. Com entrada gratuita por ordem de chegada, a homenagem também revisita a própria história do cinema, já que o filme teve sua pré-estreia nas celebrações de seu primeiro aniversário, em 1961.
Outra ação comemorativa é a série especial Cine Memórias, que traz depoimentos de grandes nomes do audiovisual brasileiro. Com quatro episódios inéditos, a websérie será lançada semanalmente no Instagram e no canal do Cine Brasília no YouTube. A produção reúne memórias, histórias e reflexões de personalidades que ajudaram a construir e preservar a história do cinema nacional – e que guardam uma relação afetiva com esse espaço simbólico da cultura brasileira.
Na primeira temporada, o público poderá acompanhar os relatos de Ruy Guerra, Berê Bahia, Sara Silveira e André Luiz Oliveira, que compartilham vivências no Cine Brasília e abordam temas como o papel do DF no audiovisual, transformações urbanísticas e políticas da capital, além de momentos marcantes da trajetória do cinema moderno brasileiro.
Estreias
Quatro produções entram em cartaz nesta semana: os longas Baixo Centro, Presença, Cidade dos Sonhos e a animação nacional Abá e Sua Banda. Dirigido por Samuel Marotta e Ewerton Belico, o drama Baixo Centro apresenta uma narrativa fragmentada e sensorial, ambientada nas madrugadas de Belo Horizonte (MG). O filme acompanha Teresa e Robert, dois jovens que se encontram, se conhecem e se perdem em meio à escuridão de uma cidade que desmorona. Entre memórias da catástrofe e desejos de felicidade irrealizável, os personagens transitam por espaços de resistência e afeto.
Já o suspense Presença, novo trabalho do premiado diretor Steven Soderbergh, aborda a história de Rebekah, interpretada por Lucy Liu, que se muda com o marido e os dois filhos para uma nova casa – e lá a família começa a sentir uma presença invisível. Narrado do ponto de vista da própria entidade, o filme revela momentos íntimos e inquietantes, com foco especial na relação entre a presença e a filha de Rebekah.
De volta às telonas, agora em cópia restaurada, Cidade dos Sonhos, de David Lynch, estreia no Cine Brasília. Enigmático, o filme acompanha a aspirante a atriz Betty, recém-chegada a Los Angeles (EUA) que se une a uma mulher sem memória para tentar desvendar seu passado.