A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) deu mais um passo na qualificação dos serviços de acolhimento nas unidades. Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (29), a Comissão Permanente de Hotelaria em Assistência Social (CPHAS) será responsável por propor melhorias na hospitalidade do serviço, com soluções que garantam qualidade e dignidade para indivíduos e famílias durante a residência na instituição. A medida faz parte das ações da secretaria que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua.
A gestão de hotelaria é inovadora nas unidades de assistência social no DF, mas se trata de modelo consolidado em unidades da área da saúde, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto em hospitais da iniciativa privada. Segundo o coordenador de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Sedes, Felipe Areda, a CPHAS será fundamental para a melhoria do serviço para a população mais vulnerável.
A medida faz parte das ações da secretaria que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua | Fotos: Divulgação/Sedes-DF
“Para além do trabalho de acompanhamento socioassistencial, há uma gestão de hospitalidade que envolve serviços de lavanderia, de segurança, limpeza e higienização dos espaços, entre outros. Então, a comissão é o mecanismo que contribuirá para amadurecermos os processos de acompanhamento e qualificação dos serviços nas unidades de acolhimento”, explica Areda.
Entre as atribuições da CPHAS, estão melhorias arquitetônicas, aquisição de insumos, materiais permanentes e contratos que ampliem as condições de bem-estar, conforto, salubridade, acessibilidade, higiene, sustentabilidade, segurança e convivência das unidades de acolhimento da secretaria. Além disso, ela também deverá construir formas de participação dos trabalhadores e usuários do serviço para melhoria das instalações e da hospitalidade.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, celebra a medida como legado para a gestão da assistência social no DF e para a população mais vulnerável a ser acolhida.