Cerca de 30 pessoas – entre graduados, graduandos e mestrandos da Universidade de Brasília, da UDF e do Centro Universitário Uniceplac – participaram, na tarde desta sexta-feira (14), da apresentação do Projeto Repositório Digital, oriundo da Chamada Pública nº 02/2022, vinculada ao Edital nº 04/2020, e norteada pelas diretrizes do Programa Desafio DF. O evento foi realizado no Parque Tecnológico SebraeLab.
[Olho texto=”“É muito bom quando se fomenta projeto como esse. Um orgulho! É uma troca de conhecimento”” assinatura=”Ana Paula Aragão, coordenadora científica da FAPDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), o valor investido no projeto foi de R$ 1,47 milhão, em parceria com o Arquivo Público (ArPDF). O programa é direcionado à ação de fomento a pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico e inovação. A metodologia em grupos, empregada pela organização do projeto, foi constituída a partir de um trabalho com imagens de acervos públicos, como o da Novacap.
O intuito do encontro foi apresentar resultados parciais e vislumbrar possibilidades futuras de continuação dos projetos em parcerias. “Sem a FAP, isso não seria possível”, resumiu a coordenadora do Projeto Repositório Digital, professora Luciana Jobim. Segundo ela, os pesquisadores trabalharam 20 horas semanais dentro do Arquivo Público.