A 5ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, realizada sábado (23) e domingo (24), em frente à Biblioteca Nacional, reuniu cerca de 700 mulheres de várias regiões administrativas do Distrito Federal. Além da aprovação de três propostas por eixo temático, a conferência escolheu as 47 representantes do Distrito Federal na etapa nacional do evento, que ocorrerá em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro.
Para a vice-governadora Celina Leão, a participação ativa nesses espaços reafirma a importância de garantir que as políticas públicas para as mulheres sejam construídas por elas e para elas, com representatividade, diversidade e compromisso com a transformação social. “Mais do que espaços de escuta, os grupos de debate representaram momentos de construção coletiva, troca de experiências e fortalecimento da democracia participativa. Cada proposta aprovada carrega o olhar e a vivência de mulheres de diferentes territórios, realidades e lutas”, afirmou Celina.
“A conferência não foi apenas um marco institucional. Foi um símbolo de resistência, participação e esperança. Um passo firme em direção a um Distrito Federal mais justo, igualitário e com voz para todas”, completa a vice-governadora.
A conferência foi marcada por debates distribuídos em quatro eixos: Prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres; Promoção das mulheres em todas as suas dimensões; Diversidade, interseccionalidade e justiça; e Participação política, paridade e fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.